como evitar reinicialização ao abrir a porta com

Amigos a questao eh a seguinte o meu programa q esta na placa arduino decimila recebe um comando do pc de um programa feito em delphi e fica contando um tempo ate vir outro comando do pc o problema eh q c eu abrir a porta COM, com o programa ja rodando ele reinicia o programa e começa a contar do zero e eu perco o tempo q ele ja contou.
Vcs q sabem mais como evitar a reinicialização do programa da placa quando eu abro a porta COM????

Amigo, isso acontece pois o DTR do chip da FTDI está ligado ao pino do reset. Para qnd a IDE for gravar o sw que vc desenvolveu, ela precisa resetar o chip p/ entrar em modo de bootloader. Para fazer com que isso não aconteça, tire o capacitor de 100nF chamado de R3 que está ligado ao reset do chip. Mas qnd for gravar novos sw, terá que resetar na mão.

"Note that R2 is not mounted and that R3 has been replaced by a 100 nano-farad capacitor."

Dê uma olhada no esquemático

Flw

Amigo, eu comprei a placa montada e nao entendo muito de eletronica, nao consigo localizar o r3 na placa pois nela nao tem nada escrito achei no esquema mas nao na placa teria como por gentileza vc usar uma imagem para apontar pra mim onde fica or3 e outra coisa este r3 nao seria um resistor vc disse capacitor certo??? so tem dois capacitor na minha placa de 35 v 10uf acho q nao sao estes !!sei q sou fraco no assunto mas da uma força ai vlw!!!!!

Se sua placa é mesmo um Diecimila, pode realizar estas modificações: Arduino Playground - DisablingAutoResetOnSerialConnection

Agora, se o que comprou é um clone modificado, vai ter que localizar o capacitor seguindo a trilha do pino de reset do atmega.

Parece que há soluções de software, mas não sei se alguma funciona a contento.