Go Down

Topic: Arduino não é mais reconhecido por nenhum SO (Read 3845 times) previous topic - next topic

RenanSP

Primeiro parabéns ao fórum.

Uso o Arduino UNO há uns 2 anos em vários projetos e pela primeira vez achei um problema que não consigo resolver de jeito nenhum:

Até hoje de manhã meu Arduino UNO funcionava perfeitamente com o meu Ubuntu fazendo leitura da serial via IDE do Arduino v1.03.
Eu reiniciei o notebook e não lembro de ter mexido em nada, e agora o Arduino não é mais reconhecido pelo computador.

O que eu fiz:
- Testei outras postas USB;
- Testei em 2 computadores diferentes;
- Testei em 4 SO (Windows 7, Windows XP, Ubuntu 12.04, Debian 7);
- Troquei o ATMega328P-PU do Arduino por outros 2 chips que eu tinha de outros projetos (já com o bootloader).
- Testei outras IDEs (v1.04, v1.03, v1.00)
- Testei soluções de outros fóruns e nada.

O estranho é que quando eu espeto o Arduino nos computadores, apesar da placa ser energizada na hora (led ON vermelho aceso), os SO não a reconhecem. Nos Windows nenhuma nova porta COM é adicionada à lista de dispositivos do "Gerenciador de dispositivos". Mas eu não lembro se antes também era assim também.
Alguém poderia olhar no seu computador se o Windows adiciona uma nova COM ao se plugar o Arduino, por favor?

Não alterei nenhum bootloader ou algo do tipo.
Em todas as IDE não é possível selecionar nada pelo menu Tool>Serial Port. Então não consigo upar nem mesmo o blink.
As mensagens são:
processing.app.SerialNotFoundException: Serial port 'COM6' not found. Did you select the right one from the Tools > Serial Port menu?

ou então quando eu seguro a tecla shift ao fazer upload:
avrdude: usbdev_open(): did not find any USB device "usb"

Alguém tem alguma luz ou alguma pergunta?

Lago

O windows reconhece, aparece o Arduino em Portas.

Tenho um DealXtremeduino  :), ele funciona na USB quando quer. Uso um adaptador USB/RS232 para fazer upload nesse arduino usando os pinos 0 e 1.

Pode ser que tenha estragado o conversor usb/serial da placa.

RenanSP

Valeu Lago, agora eu sei que tenho de verificar também os drivers no windows.
Coisa que no Linux eu tinha ignorado.
É, pode ser o conversor. Eu estou inclusive importando um cabo USB to TTL no DealExtreme mas vai demorar pra chegar. Então até lá vou considerar que essa parte do Arduíno está funcionando.
Vou tentar usar os drivers sugeridos pelo Windows, drivers genéricos e os drivers que vem dentro do zip do Arduino junto do arquivo de instalação da IDE . Logo posto os resultados.

Lago

No linux, da um tail -f /var/log/dmesg e conecta na usb pra ver se o so reconhece.

RenanSP

Então, Lago:
Tentei o tail -f /var/log/dmesg mas ele não adiciona o Arduino à lista do log.
Tentei depois também o dmesg | tail
Tentei listar por USB: dmesg | grep -i usb
Tentei listar por Serial: dmesg | grep -i tty

Em nenhum deles (e outros que pesquisei) foi listado algum dispositivo que pudesse ser o Arduino.
Mas eu não garanto que fiz tudo certo, pois eu nem sempre me dou muito bem com o Terminal do Debian/Ubuntu.

Lago

Parece que seu Aduino não está mais comunicando pela USB. Faça um teste: com o mesmo comando que passei antes, ligue um mouse ou um dispositivo qualquer na USB e veja se aparece.

Mesmo sem driver deve aparece lá.

RenanSP

Vou testar com outros periféricos, já posto.

RenanSP

Mouse e pendrives são listados.
Parece um problema no ATMEGA8U2 (responsável pela conversão USB-Serial), então tentei resetá-lo como está descrito em:
http://arduino.cc/en/Hacking/DFUProgramming8U2
Usei o resistor e o jumper entre o Reset e o GND. Isso deveria bastar pra resetar, mas novamente eu não sei se o chip foi capaz de se resetar pois NÃO houve nenhum sintoma de mudança: nenhum LED pisca durante o procedimento nem nada.

Depois da tentativa o problema continua, o que me leva a entender que, mesmo que o Atmega8U2 tenha sido resetado de fato, isso não resolveu o seu problema.

hugo007

Usei o resistor e o jumper entre o Reset e o GND. Isso deveria bastar pra resetar, mas novamente eu não sei se o chip foi capaz de se resetar pois NÃO houve nenhum sintoma de mudança: nenhum LED pisca durante o procedimento nem nada.

Se o problema for o firmware no Atmega8U2 reseta-lo nao vai resolver.Necessitas é de o reprogramar para ele voltar a fazer a função de USB converter.
O link que passas-te tem o procedimento.Ja o tentaste fazer?
É so seguir as instruções
Debian,Mint,Ubuntu
Arduino Mega 2560
Arduino Nano
Arduino Duemilanove
MAC OS Montain Lion
Raspberry PI Model B

RenanSP

Pronto, desculpe a demora.
Não surtiu efeito. Vou tentar mais.

pedrorawan

Isso aconteceu comigo quando eu tentei mudar o bootloader do atmega16u2. Até agora não consegui encontrar a solução. Se eu encontrar posto aqui que talvez seja interessante para você.

Go Up