Ajuda em projecto (home automation)

Boas pessoal, Enquanto pensava para o meus botões, surgiu-me mais uma dúvida...
É possivel ligar um relé ao contrário? ou existe alguma polaridade a respeitar?

Basicamente, todo relê mecânico que vi, tem contatos com função NO / NF, (Normalmente Aberto / Normalmente Fechado), então
Sim, se você quer que o relê fique sempre "FECHADO" então tem essa opção, e quando você acionar ele, ele abre, interrompendo a condução*

*Ia colocar corrente, mas parece mais certo ser a condução, pois se não tem nada ligado nele ainda não tem corrente e apenas tensão, se tiver errado, por favor avisem.

Então pode-se dizer que isto funcionaria

nesta imagem, o interruptor tem 5v, e ao ligar ele alimenta uma placa pelo relé ao contrário, que permite que os 220v circulem para a lampada...
Não sei se pode ser assim tão linear ou se nao necessito de mais algum componente que nao estou a equacionar...

EDIT: actualizado

Bom, queria entender o que pretende
Você quer que um relê fique sempre fechado, isso é o que você quer dizer???

há algo que nao me está a fazer mto sentido no meu post anterior... talvez mais um relay?!?
e que eu continuo a procura de uma solução para saber o estado do interruptor manual, ligado/desligado...

Bom, não é um rele invertido, você precisaria de um relê acionado por 110V/220V em vez de um que é 6V ou 12V, para ele fechar, qdo for o interruptor que esteja acendendo a luz.
Seria isso???

não, isto é que eu quero...

Será um relé? ou há outra coisa melhor?

Desta forma já conseguiria saber se o interruptor está ligado ou nao

Talvez, o que você deva fazer é levar um fio do Arduino com 5V para o Interruptor, e o interruptor mandar os 5V para o Arduino dizendo que alguem quer acender a luz, entende?
Ou então caímos naquele circuito anterior com opto-isolador, que ele recebe 230V e transforma para 5V e manda para o Arduino

se multiplicarmos 1 interruptor por 15, serão demasiados cabos que tem de passar pela parede e isso fica fora de questão...
dai a minha ideia ser usada alimentação de 5v isolada para os interruptores, pois assim só tinha de fazer a transformação de 220v para 5v uma vez...
o interruptor é suposto conseguir ligar atraves do rele (arduino) e interruptor, mas a ficar a saber se a luz está ligada ou nao... dai estar a usar um led e um ldr...
Eu so ando a pensar em formas de conseguir saber se a luz esta ligada ou nao e veio-me esta ideia á cabeça e estou a partilhar para tentar perceber se é uma boa forma de conseguir o que procuro

Então, se o Interruptor mandar os 5V para o Arduino já está resolvido seu problema, a questão que desse jeito, vai ter 15 fios que irão substituir os 15 atuais que tem 220V.

mmoscz:
Então, se o Interruptor mandar os 5V para o Arduino já está resolvido seu problema, a questão que desse jeito, vai ter 15 fios que irão substituir os 15 atuais que tem 220V.

? e como e que eu vou ligar a luz? com 5v? isto é para aplicar num apartamento completo... eu nao tenho fios a ligar ao arduino... tudo por rf...

talvez isto ajude a tentar-me explicar melhor

se eu ligar o interruptor, vai deixar sair 220v na placa da direita o led estara activo o que fará com que o rf diga ao arduino que está ligada... entretanto se eu decidir desligar a luz pelo relé (usando arduino rf) os 220v deixam de passar, logo o led vai estar desligado, logo o arduino sabe que a luz esta desligada.
Fui mais claro? é possivel?

Entendi, agora, a conexão é RF.
Mas voltamos a conexão, você vai mandar um sinal RF de volta para o Arduino, é isso???
Então o esquema do OPTOISOLADOR serve para você... Você vai precisar apenas mandar o sinal via RF para o arduino, e a plaquinha fica minúscula, pois vai ter apenas o OPTOISOLADOR um resistor e um capacitor.

Os Acopladores Ópticos ou Optoacopladores são componentes muito simples, porém de grande importância para a eletrônica.
Estes componentes são capazes de isolar com total segurança dois circuitos eletrônicos, mantendo uma comunicação ou controle entre ambos. O isolamento é garantido porque não há contato elétrico, somente um sinal luminoso.
O seu funcionamento é simples: há um emissor de luz (geralmente um LED) e um receptor (fototransistor). Quando o LED está aceso, o fototransistor responde entrando em condução. Com o LED apagado o fototransistor entra em corte. Sabendo que podemos alterar a luminosidade do LED, obtemos assim diferentes níveis na saída.
Podemos também controlar o fototransistor através de sua base, como se fosse um transistor normal.
Os Acopladores Ópticos possuem diversas vantagens sobre outros tipos de acopladores: alta velocidade de comutação, nenhuma parte mecânica, baixo consumo e isolamento total.

ok, acho que ja estou a entender... entao como ficaria a minha placa?

Bom esse é o circuito com optoisolador que estou usando para verificar se o interruptor ligou a lâmpada ou não (na verdade não uso para um interruptor, são motores, e verifico se estão com a alimentação ligada, mas dá na mesma da sua lâmpada).

Onde estaria o DIGITAL PIN, vai para o circuito de RF que vai indicar que o interruptor foi acionado, para acender a lâmpada.

           /o------------------o
         /
  -----o/                        /o-----------------------+
220V                            /                         |
  ---+     o------------------o/ |                        |
     |                           |                        |
     |                    A1     |     A2  3      1       |
     |            5V  <---+---nnnnnnn--+----\     p--+    |
     |                    |   =======  |     \   /   |    |
     |  /----------+      |    | /]    |     -----   |    |
     |  | Decoder  |      +----|/ ]----+      2|     v    |
     |  | HT12D    |           |\ ]            |    GND [---]
     |  | 14   13  |           | \]            |        [   ]
     |  |  o    o  |          1N4004          [-]       [   ] Carga
     |  +--|----|--+                    1k 1/4[ ]       [---]
     |     |    |                             [-]         |
     |     |    |                              |          |
     |     |    |                              |          |
     |     |    +------------------------------+          |
     |     |           -----                              |
     |  +--|-------+    \|/                               |
     |  |  o     RF|     |                                |
     |  | DATA     |-----+                                |
     |  +----------+                                      |
     |                                                    |
     +----------------------------------------------------+

ola. sou Mateus moro no Brasil, essa é minha primeira mensagem. procurei muito na internet e em varias ocasiões fui direcionado pra cá.
estou desenvolvendo um projeto de automação residencial da seguinte forma.
1- uma pagina na web tipo"www.altohome.com.br". nessa pagina meus clientes iriam efetuar o login de seu kit de automação.
2- abas home, onde estarão o controle dos 4 reles.
ex. "saida1" esse campo seria personalizável tipo "luz da sala"
"saida2" luz jardim.... e por ai vai.
aba setup ip, nessa aba o cliente poderá alterar o ip mask e gateway de acordo com sua rede local. por padrão seria 10.10.10.254 para o primeiro acesso. um botão atualizar iria executar um comando reset na placa tipo um resistor 10k transistor e um capacitor de 10 em um pino out pro reset. e o sistema seria acessado já com novo ip configurado.
3- uma conta no dydns paga. para cadastrar meus clientes para serem acessados remotamente através da pagina.

projeto esta na seguinte etapa.
já fiz o hardware.

1 atmega com bootloader Arduíno uno.
1 Ethernet com wiznet 5100 e sd card.
1 placa com 4 reles.

a pagina a ser hospedada consigo fazer porém não estou conseguindo fazer a pagina comunicar com o Arduíno. alguém se habilita a me ajudar, tenho um pouco de conhecimento em C e uma base em eletrônica.

O Arduino e a página estão hospedados na mesma rede? Se não, tens de ligar o Arduino à internet e atribuir-lhe um IP "fixo" para ser acessível de fora. Isso tem, obviamente, problemas de segurança devido ao facto do Arduino não ser potente o suficiente para encriptação de dados.

mmoscz:
Bom esse é o circuito com optoisolador que estou usando para verificar se o interruptor ligou a lâmpada ou não (na verdade não uso para um interruptor, são motores, e verifico se estão com a alimentação ligada, mas dá na mesma da sua lâmpada).

Onde estaria o DIGITAL PIN, vai para o circuito de RF que vai indicar que o interruptor foi acionado, para acender a lâmpada.

@mmoscz - cara, estou tendo exatamente o mesmo problema do OP. tem como voce enviar novamente a foto do seu circuito? gostaria de ver como funciona este feedback em sua placa para saber se o interruptor está acionado ou desligado (no seu caso, verificar se a alimentação está ligada ou não...)
grato!

Boas pessoal.Hoje tive um tempinho para dar uma olhadela aqui pela comunidade e vejo que temos de volta um tópico sobre (home automation) no qual também tenho interesse.Tambem tenho algo semelhante em maos ja ha algum tempo e quero tambem partilhar o ponto em que me encontro.Ao ler o post do colega pmleite revejo me nas ideias dele mas acabei por nao seguir esse caminho.
Existem varios factores que me levaram a isso, vou comentar cada um deles.
O primeiro deles é que a soluçao não é hibrida ou seja nao consegues ter os botoes na parede a funcionar e a "domotica" isoladamente.Por exemplo o que te vai acontecer a tua casa se o teu MEGA queimar por algum motivo? TODA a tua casa vai parar, podes ate argumentar que isso irá ser raro mas PODE acontecer e quando acontecer vais ficar as escuras.O que eu pretendo é quero ter os botoes na parede a ligar as lampadas mas tambem o quero puder desligar da "domotica".Eles teem de ser independentes(um nao depende do outro em caso de falha) e têm de estar em harmonia um com outro.
Passares 5 V para os botoes poderá ter problemas associados a isso, ja pensaste na queda de tensao que ira surgir ao longo do cabo?
Isto é so a ponta do iceberg, apos analise de muitos outros factores descobri a soluçao que me explodiu o cerebro com o potencial que tem. Descobri um software open-source (http://www.openhab.org/)que literalmente me fez abrir a visao para outra dimensao do mundo da domotica.Eu conheço um pouco do KNX e isto esta a anos-luz do KNX.Para terem um exemplo do potencial do que isto permite e ja tenho implementado imaginem o seguinte:
Eu chego a casa o meu telefone liga-se ha minha rede WIFI como sempre faz , o openHAB apercebe-se disso, envia um wake-on-lan para o meu PC e ele liga-se, a minha luz da porta caso seja ja noite(que o openHAB sabe porque consulta a hora do por do sol em tempo real) acende, a minha tv samsung liga automaticamente no canal que quero, o meu receptor ONkyo escolhe a fonte que o openHAB lhe ordena, e eu sento me no sofa sem mexer um unico botao apenas entrei em casa e ela adaptou-se a mim.Depois alguem me toca à campainha e na TV aparece me um mensagem em OSD a dizer que me tocaram a campainha (o openHAB envia uma mensagem para a minha dreambox)
Nisto toca o telefone e tambem em OSD na TV aparece me o nome de quem me esta a ligar(openHAB conversa com o meu asterisk e envia tambem uma mensagem OSD para a dreambox com o Nome ).
O meu NAS QNAP enche o disco e eu recebo uma SMS no meu telemovel a dizer disco cheio(openHAB fala com o NAS via SNMP e envia SMS atravez de um modem ligado no arduino via MQTT que esta fisicamente fora daqui)
Bom podia passar aqui a noite a descrever o potencial.
Para alem de tudo isso tem app nativa para android, iphone, tem pagina web, um software designer para o programar-mos a nosso gosto e tem nativamente REST API
Apenas testem e fiquem de queixo caido