Automação residencial em módulos

Antes de mais devo dizer que sou um Velho do Restelo no que toca à automacão residencial uma vez que a maior parte das coisas que vejo, na minha perspectiva, não adicionam valor à casa (normalmente tiram) nem poupam dinheiro ao ocupante. Na maior parte das vezes são brinquedos que acabam por sair caro quando as coisas deixam de funcionar.

Outro problema que se calhar não ponderaste é que se o Arduino pifar ficas sem possibilidade de actuar as luzes da casa...
Daí que, para mim, o ideal seja um sistema híbrido onde as pessoas usam os interruptores de forma normal, mas se quiseres desligar todos ao mesmo tempo (por exemplo, de noite garantires que todas as luzes ficam apagadas) podes fazê-lo. Isso seria feito no painel de distribuicão sem grandes custos para ti. Terias, sim, de colocar a iluminacão pelo mesmo contactor que activava a iluminacão.

Terias também de ter uma boa alimentacão do Arduino e possivelmente uma UPS para garantir os estados das luzes no reinício do sistema. Pensaste nisso? O Arduino é muito bom, mas não é feito para estar a controlar sistemas AC saído da caixa. Para isso, normalmente é preciso ter em atencão vários cuidados com a alimentacão do sistema. Nada que uma fonte boa e uma UPS não resolvessem, creio, mas teria de haver um teste razoavelmente bem feito para provar o sistema.

Relativamente a transmissão sem fios, agora existem uns módulos nrf24l01 que são baratuchos e fazem (mais ou menos) o mesmo que as XBee. Isso baixaria o custo, mas como disse o mmocsz, terias na mesma de alimentar o módulo. Ou transmitias 5 (ou 3,3V), ou então tinhas de criar uma fonte de alimentacão que alimentasse o bicho. Nota que para actuar a lâmpada, precisarias dum relé e isso iria aumentar o tamanho da caixa que terías de abrir na parede. Outra coisa chata é que terias na mesma o interruptor na parede... logo não havia ganho nenhum no sistema.

Eu suponho que no Sudeste Brasileiro os Invernos sejam "frios" e como tal algo muito mais interessante para o teu bolso seria a monitorizacão e controlo da temperatura... já pensaste em automatizar isso?

Ultimamente tenho até pensado bastante nisso porque comprei uma casa grandita e ponderei automatizar algumas coisas, mas no final e porque não estou a construir a casa, vou ficar-me por algo muito simples mas que, julgo eu, terá um bom impacto nas contas no final do mês.

Assim, vou projectar (com os tais módulozinhos RF) uma redezinha com uns ATmega8 (ou outro) que comunicarão com um módulo central para recolha de dados. Os dados que quero são a temperatura em todas (ou na maioria) das divisões, principalmente no sótão, o consumo de gaz e electricidade e luz solarnas fachadas da casa (onde isso for possível de recolher), também vou querer medir a temperatura exterior.

O módulo central, terá um shield Ethernet e espero meter estes dados numa pachube ou algo assim para monitorizacão. O objectivo disto é recolher dados para estimar a resposta da casa relativamente à temperatura. Algo que me está a preocupar é o isolamento entre a casa e o sótão. Comparando as medidas entre andares, exterior e sótão com o aquecimento, conseguirei perceber qual é a quantidade de calor que estou a perder e se aumentar o isolamento será um bom investimento.

Relativamente ao sensor exterior, se calhar posso optar por uma estacão meteorológica para ver a quantidade de chuva que cai e calcular qual seria o retorno dum sistema de aproveitamento de chuvas. Posso também medir a quantidade de sol anual que tenho nas faces do telhado para ver em qual seria melhor instalar painéis, ou se seria bom ou não. (nota que vivo em Inglaterra... logo saber a quantidade de sol é algo interessante).

Algo que acho interessante de fazer com automacão residencial são sistemas de simulacão de presenca. Isto é, quando for de férias, quero que as lâmpadas da casa acendam e apaguem de forma semi-aleatória (ou aleatória dentro dum intervalo), possivelmente ligar/desligar televisões... Mas isto, devido ao carácter excepcional das férias, farei com tomadas de parede e extensões.

Se estivesse a construir a casa, teria cuidado com o aquecimento e formas diferentes de aquecer a casa, e provavelmente criava uma rede pela casa com cabo telefónico onde pudesse ter uma rede RS-485 e ligar dispositivos ao módulo central consoante as necessidades. Obviamente, nesse caso, o meu controlo energético seria muito mais apertado uma vez que isso sim é um investimento com retorno. :slight_smile: Mas isto não é mais do que a minha opinião pessoal e como tal não está correcta nem errada. No teu caso, se calhar veria as coisas de maneira diferente.

Dito isto, tens lareira e recuperador de calor? Tanque de reserva de água quente? Painéis solares? Bomba de calor?