alimentaçao 1A estraga?

gente gostaria de saber:
eu tenho uma fonte de 12v e 1a da minha caixa de som estraga e queria usala no arduino(obviamente reduzindo a voltagem com o 7805)
mas dai 1amper pode estragar o chip???

Olá César,

com certeza danificaria seu Arduíno, pois a corrente suportada é de somente 40mA, ou seja, você estaria colocando uma corrente 25 vezes maior do que o suportado!

Mas você pode utilizar um transistor para o ganho de potência.

Abs.

Amigos, não é a primeira vez no forum que vejo este tipo de confusão, mas repito: a fonte usada ser de 12V / 1A não significa que seu circuito irá usar esse 1A que a fonte fornece! esse 1A indicado é apenas a corrente máxima fornecida pela fonte, a corrente que efetivamente será consumida depende do circuito ligado.

2 Likes

Acho que o osias entendeu oque quero fazer.
Não tem nada a ver com a saida dos pinos.
É a alimentação do atmega que estou em duvida.
Também o meu arduino esta na protoboard,por enquanto ta com alimentação de um cabo USB.
mas quero comprar outra protoboard pra grudar na que ja tenho
e a primeira protoboard ficar com 12v,para peçinhas mais "pesadas",e fazer uma reduçao com o LM70805 pra 5v e passa-los para a segunda protoboard,que é onde o arduino esta montanda
dai quero tirar o cabo USB e deixar só o cabo da fonte
mas entao, 1amper é o maximo para a alimentação do chip??
espero que tenha entendido ^^
AH mas uma coisa,alguem sabe um modelo de relé
para essa minha situaçao?
5v para 12v com 1A ?

Cesar, está meio confuso o que você quer fazer.

O que o Osias falou é que a corrente indicada na fonte é a corrente máxima que a fonte pode fornecer.
Se vc pegar uma fonte marcada como 1A e colocar em um motor que consome 2A, vc, provavelmente, terá um problema. O seu motor estará pedindo mais corrente do que a fonte consegue fornecer. Normalmente, a fonte iria aquecer e queimar.

Se vc pegar a mesma fonte (antes de queimar :wink: ), e colocar em um motor que consome 0,5A, não haverá nenhum problema. O motor irá consumir bem menos do que a fonte pode fornecer. Ou seja, o motor vai consumir só os 0,5A que ele precisa.

Por outro lado, se vc está pensando, de alguma maneira, em usar o seu arduino para ligar o som, é só pensar do mesmo jeito que antes. Cada pino do Arduino pode fornecer, no máximo, 40mA. Então, por exemplo, se vc ligar um desses led's de alta potência, que consomem 200mA, vc terá um problema. O led estará pedindo muito mais corrente do que o pino do arduino pode fornecer, ele acabará esquentando e queimando.

Espero que eu tenha conseguido deixar um pouco mais claro.

P.S.: Acho que o exemplo com os motores não foi dos melhores. Tem um detalhe interessante quando vc está mechendo com motores: no caso do motor de 0,5A, por exemplo, se não estou enganado, essa é a conrrente dele rodando livre. Quanto mais carga vc colocar, maior será a corrente necessária, por isso, muito cuidado quando for usar motores.

P.S.2: Apesar dos pinos do atmega serem feitos para um máximo de 40mA, já vi um tópico, aqui no forum mesmo, dum cara que testou o limite dos pinos. Se não me engano, ele conseguiu chegar, com segurança, em um valor bem mais alto que esse. Lembrando que pedir mais corrente= diminuir vida útil.

1 Like

É o que estou dizendo, a fonte que você vai usar, só diz a corrente MÁXIMA que seu circuito pode ter.

Independente se a fonte é 12V 300mA, ou 12V 1A, o que importa realmente é o que você vai ligar nessa fonte.

Para o LM7805 é a mesma coisa, tanto faz a corrente da fonte que você está ligando nele se é de 20A, 1A ou 300mA, o importante é o que você vai ligar depois dele!

para ficar mais fácil de entender faça uma analogia com encanamento:

Imagine que a corrente é o fluxo de água (litros/segundo), o LM7805 é uma torneira, a fonte é o registro geral, e os circuitos ligado são pressurizadores (irão tentar puxar a corrente, mesmo que a fonte e a torneira não aguente fornecer).

Se o cano do registro pode fornecer 10l/s, todo o encanamento funcionando ao mesmo tempo não pode usar mais que isso, se não faltará água.

Se você ligar nesse registro uma torneira que fornece no máximo 1 l/s ou uma que forneça 20 l/s , alguma delas não vai fornecer água?
A resposta é a mesma, depende onde você vai usar essa torneira.

1 Like

Ah Cesar, só respondendo exatamente o que você perguntou de forma mais clara: sim, você pode usar essa fonte (reduzindo a tensão) para alimentar o Arduino.

1 Like

Apaguei minha resposta porque o Osias fez a mesma analogia com água segundos antes da minha postagem...hehe

Acho que ficou claro, tanto com a explicação do Italo quanto do Osias.

bem acho que exageraram um pouco,eu só queria mesmo saber se 1A poderia estragar o chip porque seria muita corrente para ele!
mas mesmo assim obrigado minha duvida foi respondida hehe brigadu

Mas Italo oque você falou sobre o motor que iria consumir apenas os "seus" 0,5A
se fosse assim entao os LEDs nao queimaria,afinal só pegariam a "sua" corrente nescessaria
acho que esta errado isso hein
bem a nao ser que seja uma motor avançado com uma "barreira de Amperes" dentro certo
como seria num microchip certo?
Mas bem mesmo assim obrigadoooo :wink:

Os leds queimam porque são um diodo e um diodo tem limite de corrente, assim como os transistores, um motor só consome o que precisa porque os enrolamentos dentro do mesmo são como resistencias.
Com a devida resistencia para limitar a corrente que passa num led, não importa se o liga numa fonte de 5v e 200mA ou 5v e 200A, tem é de garantir que a corrente que passa na junção do led é de 20mA ou menos.

1 Like

uhhhh intedi valeuu ^^

É quase isso que o senso falou. O que acontece com os LED é que a resistência interna deles varia bruscamente com a voltagem aplicada. O que não acontece com os fios dentro do motor.
As duas fórmulas mais importantes a se lembrar são:
V = R I
P = U I

Lembrando dessas duas fórmulas, boa parte das dúvidas sobre correntes/voltagem estarão respondidas.

O ponto que eu não toquei, e que faz grande diferença no caso dos motores, é sobre a voltagem aplicada. Eu estava assumindo que era a diferença de potencial "adequada".

Podes ler aqui sobre a alimentação para o Arduino:
http://www.arduino.cc/playground/Learning/WhatAdapter

O arduino já vem com reg de tensão. Nem precisa reduzir 12v, só pra deixar mais claro isso:

Meu arduino esta no momento ligado em 12v em uma corsair 650w com 60A. (Sim, sessenta amperes) Nao ta preto, nao tem fogo e nem fumaça... :slight_smile:

1 Like

ok mas a sua arduino é a comprada ou feita em protoboard?
que a comprada vem com regulador,vem um chip regulador(esse que eu vo compra LM7805),eu ja sabia
mas eu acho que o chip atmega num vem com regulador interno naum
MAS 60A ! nao ta nem quentinho o chip? po! 60A é mais que na tomada !

Também o meu arduino esta na protoboard,por enquanto ta com alimentação de um cabo USB.
mas quero comprar outra protoboard pra grudar na que ja tenho
e a primeira protoboard ficar com 12v,para peçinhas mais "pesadas",e fazer uma reduçao com o LM70805 pra 5v e passa-los para a segunda protoboard,que é onde o arduino esta montanda
dai quero tirar o cabo USB e deixar só o cabo da fonte

Correto.

Cesar,

É a comprada. Tem um regulador smd do lado do pino de power.
E tu ta confundindo novamente, é como o Osias disse, tua fonte pode ter 10 mil ampere nao vai mudar o fato do arduino "usar" apenas 200mA.
Ou seja, aquilo é o limite da fonte.

E nao é "mais q na tomada". Suponha q sua casa seja 110 e teu disjuntor 10A, vc "passa" por ali 1100W. A minha é 50 e pouco em 12v, da uns 600W.
P = v * i