uma entrada e duas saidas

Ola pessoal.

Gostaria de saber se é possível (Como exemplo de aplicação) com um sinal acionar dois leds alternando-os.

Estou pesquisando uma forma de fazer com transistores mas não tive sucesso.

Ex

Se Porta = 0 -> Led1
Se Porta = 1 -> Led2

Estou praticando né.
Mas o projeto é uma matriz 7 segment - 2 Digitos. Até ai Show. Funcionando. Meu codigo fonte ficou simples.
Mas queria ir alem. No byte que uso para cada Numero fica sobrando um bit (ex: B01111111 //numero oito - o zero é uma sobra). Queria utilizar ele para dizer qual casa sera enviada(ex: 0 casa da unidade se 1 casa da dezena).

Obrigado pela atenção de todos
Ah! Se minha ideia é ridícula relevem pois sou novato. rs!

Davi Marcos
davimarcos@live.com

No byte que uso para cada Numero fica sobrando um bit (ex: B01111111 //numero oito - o zero é uma sobra). Queria utilizar ele para dizer qual casa sera enviada(ex: 0 casa da unidade se 1 casa da dezena).

Podes fazer uma copia desse valor para uma variavel e depois fazes um bitshift right (>>) 7 posiçoes.O resultante disto sera que essa variavel ira so ficar com o bit 7 que é o mais significativo do byte.
Assim podes depois tomar decisoes ao veres o valor dessa variavel.
Lê um pouco sobre operaçoes de bit shifth aqui:

Nao te vou fazer o codigo , para assim estudares :grin: e voltares cá com algum codigo para te ajudar mos se assim necessitares.
Esta nao sera a unica maneira de poderes fazer isso ...

Pensei em um esquema e gostaria da opnião.

HugoPT a ideia para utilizar o bit é igual ao seu. O meu problema é fisico. Como utilizar um pino penas. lembrando que estou fazendo isso para praticar. É apenas um problema para tentar solucionar.

Pensei em dois inversores um seguido do outro. Não testei pois estou sem o arduino aki.

Grato

Se entendi sua dúvida amigo, um circuito assim deve resolver:

Claro, os valores devem ser calculados, mas a princípio são valores comuns, R2 e R3 podem estar entre 1K e 10K por exemplo, dependendo da tensão de alimentação.

Deve funcionar também com LED1, montado da mesma forma que LED2 (logo abaixo de R1 no caso), mas poderia ter problemas dependendo da tensão empregada.
Como seu problema é apenas "didático", pode tentar das duas formas :slight_smile:

Osias é exatamente isso amigo. Vou testar quando chegar em casa.
Obrigado

No esquema do Osias eu posso substituir o transitor bc546a? Qual seria equivalente?

Pode usar BC548, BC338, algum de uso geral...

BC337..., até mesmo da família TIP, não é relevante neste caso, apenas certifique-se de que o transistor é NPN

Se desejares fazer isso só para brincar entao tambem podes usar assim.
Basicamente faz um sourcing ou um sinking mediante o estado logico do pino.

Captura de ecra? 2013-04-11, a?s 22.04.42.png