uma entrada e duas saidas

Ola pessoal.

Gostaria de saber se é possível (Como exemplo de aplicação) com um sinal acionar dois leds alternando-os.

Estou pesquisando uma forma de fazer com transistores mas não tive sucesso.

Ex

Se Porta = 0 -> Led1
Se Porta = 1 -> Led2

Estou praticando né.
Mas o projeto é uma matriz 7 segment - 2 Digitos. Até ai Show. Funcionando. Meu codigo fonte ficou simples.
Mas queria ir alem. No byte que uso para cada Numero fica sobrando um bit (ex: B01111111 //numero oito - o zero é uma sobra). Queria utilizar ele para dizer qual casa sera enviada(ex: 0 casa da unidade se 1 casa da dezena).

Obrigado pela atenção de todos
Ah! Se minha ideia é ridícula relevem pois sou novato. rs!

Davi Marcos
davimarcos@live.com

No byte que uso para cada Numero fica sobrando um bit (ex: B01111111 //numero oito - o zero é uma sobra). Queria utilizar ele para dizer qual casa sera enviada(ex: 0 casa da unidade se 1 casa da dezena).

Podes fazer uma copia desse valor para uma variavel e depois fazes um bitshift right (>>) 7 posiçoes.O resultante disto sera que essa variavel ira so ficar com o bit 7 que é o mais significativo do byte.
Assim podes depois tomar decisoes ao veres o valor dessa variavel.
Lê um pouco sobre operaçoes de bit shifth aqui:

Nao te vou fazer o codigo , para assim estudares :grin: e voltares cá com algum codigo para te ajudar mos se assim necessitares.
Esta nao sera a unica maneira de poderes fazer isso ...

Pensei em um esquema e gostaria da opnião.

HugoPT a ideia para utilizar o bit é igual ao seu. O meu problema é fisico. Como utilizar um pino penas. lembrando que estou fazendo isso para praticar. É apenas um problema para tentar solucionar.

Pensei em dois inversores um seguido do outro. Não testei pois estou sem o arduino aki.

Grato

Se entendi sua dúvida amigo, um circuito assim deve resolver: