Leitor RPM

Olá senhores;

A alguns dias comprei um arduino 2009, até o momento como iniciante tenho obtido alguns sucessos nos basic testes, bom mais sou um pouco fraco em programação e neste ponto vou necessitar de ajuda, estou trabalhando em um leitor de RPM para veiculos uma especie de mini computador de bordo.

Bom o que desejo

Necessito de ajuda com relação a quais portas e cirquito posso usar para fazer leitura de 0 a 5V
Contador de pulsos por segundo.

Quem puder me ajudar ajuda a todos que pensam no mesmo que eu e aqui encontram respostas

Att.
Bruno

De uma olhada no wiki do arduino

http://arduino.cc/playground/Main/ReadingRPM

Basicamente, você vai usar uma interrupção e após um período, você analisa o total de pulsos que ocorreram e tem o RPM, uma dica é saber se são 1, 2 ou mais pulsos por ciclo que você vai obter do sensor que vai usar.

a principio são vários pulsos por segundo, pois vou tentar pegar sinal do distribuidor ou roda fonica em média 36 pulsos com um intervalo

Rodafonica indutiva é enrolado, o circuitos que conheço usam transformador.
Rodafonica com sensor hall é bem mais simples.

Edson

poderia sim fazer usando distribuidor hall ou ate mesmo o indutivo o problema eh ler esse sinal com arduino como?

Senhores;

Evolução no projeto, sei que muitos podem achar simples mais para quem fez do zero gostei do que fiz, arrumei uma forma de ler a voltagem fazendo calculo em cima do valor lido em Wats pela porta analogica, simplismente coloquei o multimetro na porta em paralelo com arduino e fui ajustando um potenciometro até definir a margem para conversão do valor capturado para Volts e não é que funcionou!!!

A logica é esta:

int sensorValue = analogRead(A5); //declara a variavel e o sensor analogico de leitura
Serial.println(sensorValue); // imprime na serial o valor do em wats lido
volts=(sensorValue/2.27)/100; // calculo que converte em volts o resultado capturado
Serial.print(volts); // imprime a voltagem

Bom até ai tudo bem o porém é que fiz tudo usando 5V do arduino, agora se eu fizer uma tiver que fazer uma leitura de uma voltagem maior por exemplo até uns 12V como faço para não alaterar o valor e não estragar a porta do arduino sobrecarregando.

Da uma olhada nesse chip:

http://www.national.com/mpf/LM/LM2917.html#Overview

Ele converter frequência em tensão.

Edson

Cara não conhecia este chip mais vou pesquisar mais sobre ele se for barato compro um esse semana para iniciar os testes !!!

Dúvida: Um circuito RC substituiria este CI? Abs.

Seu objetivo é medir frequência.
Uma onda de 1Khz com duty cycle de 10% produz uma tensão de 0,5 Volts, por exemplo, ao passar por um RC.
Uma onda de 1Khz com duty cycle de 90% produz uma tensão de 4 Volts, por exemplo, ao passar por um RC.

Ou seja você consegue saber o duty cycle mas não a frequência.

Edson