Programas para desenhar placas

Linux é claro! :wink:

gEDA
Kicad
Open Circuit Design

Lista com vários programas.

[]s

INstalei o PCB, gEDA e Kicad.
Até agora o Kicad é o que parece ser melhor. Estou criando um circuito de brincadeira e vou tentar fazer a placa com ele. Eu coloco aqui para vocês as minhas impressões.
Mas já adianto uma dica. O Kicad não tem o atmega8 por default. Mas basta entrarno site do projeto que têm o link para um site onde as pessoas contribuem com novos componentes.
E o legal desse programa é que ele têm uma visualização em 3D da placa pronta, podemos ver como ficará o projeto depois de montado. Bem interessante.

Esse é para ruindows somente, vou fazer um teste com o wine pra ver se roda.
PCBArtist

Roda normalmente, só tem um detalhe na instalação.
Tem que ser por linha de comando usando: wine nomedoarquivo.exe /a
Eu não achei nenhum lugar para visualizar a placa pronta, e não consegui testar a impressão (estou sem impressora), mas fiquei com uma pulga na orelha. Pode ser que não tenha como imprimir para fazer a placa em casa. Pelo visto o programa é para desenhar e enviar a placa para a empresa que fez o programa frazer as placas, esse é o ramo dessa empresa.
Se alguém testar a impressão poste aqui o que achou ok?
[]s

Apesar de não ser open-source e das çimitacoes do tamanho da placa na versão feeware , eu gosto muito de usar o Eagle: http://www.cadsoftusa.com/ . Não é muito intuitivo mas depois que se entende com ele, o software funciona muito bem.

Sou do tempo do milimetrado e lapiseira 0,5, e agora uso o eagle, que tem funcionado bem.