Medir consumo da bateria

jojorge01:
Fala Filantropic, desculpe por não ter descrito melhor as circusntâncias, vamos lá.

Filantropic:
Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.

Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?

Filantropic:
Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (V?mA). Sempre usei ele no COM e V?mA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?

Filantropic:
Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Eu liguei os polos positivos e negativos desta forma:

Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?

Abradeço MUITO a sua ajuda, sei que isso deve ser básico pra vc, mas meu conhecimento de eletrônica é próximo de zero.

Valeu
Jo

"Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?"

Então o ideal é você medir a corrente da bateria dos motores.

"Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A
Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (V?mA). Sempre usei ele no COM e V?mA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?"

Isso mesmo. É a saída do meio e da esquerda que se utiliza para medir correntes de até 10 ampéres. Para pequenas correntes, você utiliza o multimetro com as ponteiras no meio e direita. No seu caso, você deverá colocar meio-esquerda e mover a chave até o 10A.

"Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?"

Olha, tá meio confuso o que você disse, mas acho que você entendeu o que é preciso fazer.
Pelo que entendi, tem um fio vermelho que sai da bateria e que você liga no carrinho. Então o que você precisa fazer é tirar este fio do carrinho e ligar em uma das pontas do multímetro. A outra ponta do multímetro você liga no carrinho, bem no local onde você estava ligando o fio vermelho. É como se o multímetro fosse um fio.
Depois de tudo isso, ligue o multímetro, coloque-o na posição 10A e ligue o carrinho.
Caso o carrinho não funcione, é porque tem alguma coisa errada.

Caso consiga, dê seu feedback e nos conte o que aconteceu.

Abraços