duvida sobre compilação

pessoal devido alto custo dos atmegas estou querendo fazer a programação no arduino e posteriormente utilizar em PIC

alguem sabe como converter o programa feito para atmega para usar em PIC?

Hmmm...

Os atmega são muito mais caros uqe as PIC para o mesmo tipo de chip (IO, RAM, ROM, Hz)? Aqui na europa isso não é um grande problema, os chips são talvez um pouco mais baratos. No entanto as PIC não têm um compilador de C como os AVR.

Que compilador de C usas para os PIC? Eu não conheço nenhum que seja de borla como o AVR-GCC.

Mas se houver um compilador desses, creio que tens de pegar nos ficheiros do Arduino e adaptar os registos. Em princípio os periféricos são muito parecidos e é possível de adaptar, mas não será fácil. Por outro lado, acho que será mais simples nem sequer usar código do Arduino. Se vais ter de abrir os ficheiros e trocar os registos, mais vale pegar no código que te interessa (tipo pegar nas funções básicas e deixar objectos e isso de fora) e criar a tua própria framework para trabalhar com os PIC.
Isso tem benefícios em termos de código e funcionalidade porque sabes exactamente o que o código está a fazer (ao contrário de muitas classes no Arduino), o código é menor e muito mais rápido de correr.

Existe aqui uma discussão sobre isso (mas é a mesma coisa que Canon x Nikon, Mac x PC, VHS x Beta...)

Ou então o pinguino

http://hackinglab.org/

Mas eu nunca usei nada disto, logo apenas estou a referir o que encontrei na net.

Importas-te de dar uma comparação de PICs mais baratas que atmega? (claro que isto é dependente do país, mas fiquei curioso).

Quando utilizo pics recorro ao MikroC.No entanto devo dizer que inicialmente o meu primeiro contacto com microntroladores foi com os pics, mas agora conhecendo melhor os AVR gosto mais deles pelo facto de em relaçao ao preço acho muito parecido e com mais potencial de hardware.A comunidade penso que tambem adere mais ao AVR do que ao pic na minha opiniao,mas tambem concordo com o colega bubulindo, é preferivel começares o codigo de raiz retirando as ideas do outro e aplicares no novo projecto.È o que eu faria
Testa o mikroC a ver se gostas

só para ter uma ideia aqui na minha cidade nem encontro atmegas à venda, só consigo comprando pela net a um custo de mais ou menos 30 reais aproximadamente 12 euros, e um pic com hw parecido eu pago em torno de 7 reais, algo em torno de 3 euros e encontro fácil