Meu arduino queimou?

Pessoal, sou totalmente leigo e retardado.. kkk ¬¬. Conectei o arduino no conector USB, e depois, conectei o USB num carregador de celular que tenho aqui, e liguei na tomada. Não saiu fumaça, nem cheirou mal.. Mas quando eu liguei ele no USB no PC, a LED do pino 13 não estava mais ligando, mesmo depois de um Reset. A única LED que liga, é a PWR. Queria saber se estragou, e se tiver estragado, queria saber como reparar. Se tem como recuperar alguma peça, como o microcontrolador.

fala ai gripe suina,

Somente de ligar, se não colocou mais que 5 volts no conector usb não teria porque ter queimado.

Você tentou ligar no pc, fazer o upload de um sketch para testar?

O let da porta 13 só vai piscar se você enviar HIGH para essa porta. Faz o upload do http://arduino.cc/en/Tutorial/Blink e nos conta o que acontece.

Mortis:
fala ai gripe suina,

Somente de ligar, se não colocou mais que 5 volts no conector usb não teria porque ter queimado.

Você tentou ligar no pc, fazer o upload de um sketch para testar?

O let da porta 13 só vai piscar se você enviar HIGH para essa porta. Faz o upload do http://arduino.cc/en/Tutorial/Blink e nos conta o que acontece.

Opa, obrigado por me ajudar. Mas tipo.. Eu tentei sim, colocar no PC e fazer up de um programa. Já configurei a serial port, e talz.. Antes eu programava no Linux. Agora estou no Windows. Mas acho que isso não é problema, né? Quando cliquei em Upload, nenhuma luzinha acendeu. Ficou na mesma, só com o PWR ligado. E eu recebi essa mensagem no output do Sketch:

Binary sketch size: 1.084 bytes (of a 30.720 byte maximum)
avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Desculpa e demora em responder!

Qual é a versão do arduino? Será que pode ser o bootloader? Vejamos se alguém mais experitente pode te ajudar, eu sou novato também :wink:

Fala ai Gripe Suina,

Uma coisa que me ocorreu a pouco, no início eu tentava fazer o upload com o módulo bluetooth ligado no RX e TX, o que retornava mensagem de erro (não me lembro se era essa). Tem alguma coisa ligada no arduino ou esta a testar só com a placa?

Dei uma olhada na internet ("google") e encontrei uma série de informações e páginas sobre o erro ("o arduino não esta respondendo") e diversas possibilidades. Nos textos que li, brevemente, pessoas que selecionaram a porta ou modelo errados ou que possuem arduínos onde o reset não é automático na gravação do sketch ou ainda problemas com o driver do windows são os erros mais comuns, mas você disse que não é teu caso.

Tudo que posso dizer é que percorra os sites e vá verificando as possível soluções, creio que aqui cairíamos nas mesmas situações discutidas nesses posts e páginas.

Poxa Mortis... Muito obrigado por tudo mano. Consegui resolver o erro. Mas não achei o por quê desse erro. É que eu estava usando no Windows. Instalei o linux Ubuntu aqui de novo e instalei o Sketch pelo apt-get. Deu tudo certinho. Eu já estava dando o arduino como inválido e já estava pensando em abrir ele pra estudar e tentar consertar (abrir = tirar o microcontrolador, trocar de microcontrolador, etc..). Mano. Muito obrigado mesmo por ter me ajudado. Qualquer coisa estamos aí. Quero me tornar experiente pra ajudar os menos experientes. :smiley: Estou agora é tentando fazer um sistema de reconhecimento de voz em software pra PC. Assim posso escrever na saída com o programa controlado por voz, e controlar o Arduino. Além de eu poder estender o programa adicionando novas funcionalidades. Enfim.. Mais uma vez, muito obrigado.

Que bom que funcionou!!! Será que o problema no Windows era driver?

Se precisar estamos ai, apesar de eu usar o arduino por hobby e não manjar nada :wink:

Bacana o projeto de reconhecimento de voz! Você pretende usar algum SDK? Eu escrevi us códigos usando o speech da Microsoft anos atrás, mas o speech era apenas em inglês, e minha pronuncia é bem ruim rs

Depois posta detalhes e fotos do teu projeto =)

Estou para fazer isso faz muito tempo, mas não consigo tempo =/

Bom desenvolvimento por ai!

Instalei o linux Ubuntu aqui de novo

A decisao mais acertada que fizeste :smiley:

Mortis:
Que bom que funcionou!!! Será que o problema no Windows era driver?

Se precisar estamos ai, apesar de eu usar o arduino por hobby e não manjar nada :wink:

Bacana o projeto de reconhecimento de voz! Você pretende usar algum SDK? Eu escrevi us códigos usando o speech da Microsoft anos atrás, mas o speech era apenas em inglês, e minha pronuncia é bem ruim rs

Depois posta detalhes e fotos do teu projeto =)

Estou para fazer isso faz muito tempo, mas não consigo tempo =/

Bom desenvolvimento por ai!

Hey, ainda estou estudando as estratégias de desenvolvimento, cálculo integral, etc... Esse projeto é de longo prazo. Vou ver se me especializo em análise de dados digitais. E acho que vou usar uma API como o do festival, julius, etc...

HugoPT:

Instalei o linux Ubuntu aqui de novo

A decisao mais acertada que fizeste :smiley:

kkkkkkk Sim. Amo o Linux. Mas estou testando as outras distros. Estou no Debian agora.. kkkk

gripesuina:
Hey, ainda estou estudando as estratégias de desenvolvimento, cálculo integral, etc... Esse projeto é de longo prazo. Vou ver se me especializo em análise de dados digitais. E acho que vou usar uma API como o do festival, julius, etc...

Eu tinha lido uns artigos sobre esse Julius, parece interessante, ainda mais por ser open, só é uma pena eu estar correndo tranto com o trabalho que não dá tempo de me divertir com o arduino e ou outras tecnologias =/

Como não sou da área não posso opinar, mas é issos mesmo, escolha um caminho e força no trajeto até o destino :wink:

Divirta-se! rs

Blz.. :smiley:

Sou novo no assunto. Quando conecto meu arduino no PC aparece a mensagem dizendo que o USB não foi reconhecido, sendo que, com o mesmo USB, eu conecto outro arduino e ele funciona normalmente. Sempre que troco de arduino reconfiguro o IDE para o arduino correspondente.

Será que meu arduino queimou?

alvaro_94:
Sou novo no assunto. Quando conecto meu arduino no PC aparece a mensagem dizendo que o USB não foi reconhecido, sendo que, com o mesmo USB, eu conecto outro arduino e ele funciona normalmente. Sempre que troco de arduino reconfiguro o IDE para o arduino correspondente.

Será que meu arduino queimou?

Não entendi, você possui dois arduino, os dois são o ,es,o modelo?
Os dois se comunicam pela mesma porta COM?
Você disse que tem que configurar a IDE para cada Arduino, mas quando você configura corretamente ambos funcionam? SE funcionarem, não existe problema algum!

Dae galera!
Não sei se o post ta ativo ainda mas achei que meu arduino uno estava queimado, já havia reinstalado os drivers e td o mais, simplesmente não carregava nenhum skecth para a placa, depois de muito tentar e quase desistir resolvi desconectar os jumpers da TX e RX da placa e voilá!!!! Carregou o sketch. Conclusão, se tem jumper conectado as saídas RX e TX da placa dá erro ao carregar o sketch. Espero que ajude alguém também.