Projeto: Alimentador para Animais de Estimação

Boas pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo do Arduino. Adoro animais de estimação mas nem sempre tenho tempo para estar com eles e dar as refeições regulares.

Li que o Arduino "não tem limites" no que toca a funcionalidades, e lembrei usar o Arduino para criar um sistema de alimentação automática para cães. Vi alguns exemplos em video como estes:

A minha ideia é programar o Arduino a por exemplo 2 vezes por dia ligar um motor que abrirá uma reserva de comida e despejar a quantidade suficiente e voltar a fechar.

Com este tópico venho pedir ao experts e não só em Arduino uma ajudinha. Para começar gostava de saber que tipo de Hardware vou necessitar.

Muito Obrigado

Acham que o Arduino UNO R3 serve para o que quero?

Cumprimentos

Vais precisar de sensores e actuadores.

Queres medir a comida como? Com peso?

Como queres verter a comida para a tijela?

Muito obrigado pela resposta bubulindo, medir o peso da comida se calhar e muito mais complicado e mais trabalhoso, eu estava a pensar numa coisa mais simples na prática não sei se vai resultar bem mas a ideia é a seguinte, ter um deposito com a comida e ter uma espécie de um disco sem uma fatia e cada volta que o disco der vai cair uma quantidade de comida depois escolhia o numero de voltas até chegar a medida correta.

Não sei se me fiz entender.

Deixo aqui um esquema básico da minha ideia:

Para fazer esse movimento podes sempre tentar usar um servo motor.De momento um problema que pode acontecer com isso é algo ficar entalado quando isso fechar.

Tem alguma ideia para que isso não encrave com o peso da comida?

Cumprimentos

Não penso que o problema ai não seria o peso da comida, mas um grão ficar entre tubo e o disco. Em relação a peso da comida, se for muito, o servo apenas precisa ter um bom torque. O ideal seria um reservatório com um tubo inclinado, assim o volume de comida não seria critico em relação ao peso sobre o medidor.

Na internet o que parece não faltar são exemplos ^^ e podes usar qualquer material (neste caso o cara usou papelão) antes de fazeres em acrílico ou outro material http://www.instructables.com/id/DogduinoThe-Automatic-Dog-Feeder/?ALLSTEPS
Esse: DIY - Arduino Automatic Cat-Feeder on Vimeo
A mecânica deste pode ser melhorada: Remote Dog Feeder with Twitter and Arduino - Make:

É isso ai, navegas pela net e colhes ideias, e se tiver dúvidas ou quiser compartilhar, posta por aqui ^^

Para determinar o tempo em que será executado podes usar um RTC (Real Time Clock)
http://arduino.cc/forum/index.php/topic,8282.0.html
http://bildr.org/2011/03/ds1307-arduino/

O resultado acima é o de uma pesquisa de 5 minutos rs

Penso em fazer um desses quando tiver tempo, uma vez deixei uma vizinha responsável por alimentar meu cão. Ela deu feijoada para ele, sorte que eu cheguei no mesmo dia, apesar de isso não tê-lo poupado de uma bela dor de barriga :frowning:

Uma forma de empurrar a comida (não sei o nome desse método por rosca rs) Arduino Forum

Uma forma de empurrar a comida (não sei o nome desse método por rosca

Tambem me lembrei disso
Podes tentar fazer isso com um fuso (aqui tambem se pode chamar rabo de porco :grin:)
Quando o fuso roda leva a comida na frente que ira cair mais a frente.
Para acionares o fuso podes usar uma caixa redutora para teres mais torque e assim girar o fuso.

HugoPT:
Tambem me lembrei disso
Podes tentar fazer isso com um fuso (aqui tambem se pode chamar rabo de porco :grin:)
Quando o fuso roda leva a comida na frente que ira cair mais a frente.
Para acionares o fuso podes usar uma caixa redutora para teres mais torque e assim girar o fuso.

É esse o nome, fuso! Anotei agora! XD

Grande Fórum, Grandes Membros, muito obrigado pelas respostas :smiley:

Como disse inicialmente sou um noob em Arduino. Por isso se calhar até podíamos fazer um tutorial com este tópico para futuros interessados.

Tendo em conta tudo o que já foi dito e todos os problemas que possam surgir, o que preciso comprar em termos de hardware para começar a deitar mão á obra?

A minha ideia final é tem um Dispensador de comida que sirva dois Cães ou melhor dois Dispensadores pois eles comem comida diferente, um de porte grande que come á volta de 600 gramas diárias nesta idade (300gr x 2 vezes ao dia) e um que come perto de 150gr diárias (75gr x 2 vezes ao dia).

Espero a vossa ajuda para ir ás compras :wink:

racl,

Mas você já decidiu como vai fazer? Somente assim saberás o que comprar ^^

Estou com algumas duvidas de como usar o Fuso acima indicado no modelo que exemplifiquei visto que o Disco pode encravar.

Como os meus cães são muito curiosos eu tenho de colocar o ou os Depósitos suspensos num sitio alto de forma a que eles não cheguem e depois através de dois tubos inclinados ou não a comida chegava aos seus repectivos comedouros.

Obrigado
Cumprimentos

O seguinte exemplo usa uma espécie de uma hélice (não sei o nome daquilo) para empurrar a comida, alguém sabe o nome daquilo e se é uma boa solução para não encravar a comida?

tem aqui outro que usa a mesma situação:

Nao tens por ai uma impressora velha a mao para dar o corpo ao projecto.Talvez la possas encontar algo que possas usar para fazeres o movimento que precisas. Tens motores correias ou até podem ter fusos na zona da cabeça.Lembro me que as mikroline de agulhas usavam uma especie de fuso para fazer o movimento da cabeça.Espreita dentro de uma XD

Por acaso não tenho nenhuma, mas vou ver se arranjo uma para ver o que se aproveita :smiley:

Obrigado :wink:

Boas, andei a ler bastante sobre o que quero fazer, já aprendi algumas coisas mas como e normal ainda não sei nada.

Com as vossas respostas e com o que li, mandei vir algum material e queria que me dissessem o material que vou precisar mais com o projeto.

Lista do que mandei vir:

  • Arduino Uno R3
  • Breadboard 830 Points
  • Jumpers
  • Resistors
  • Potenciometro 10k OHM
  • RTC DS 1307 (real time clock)
  • LCD 1602
  • LED's

Lista do material que tenho em casa:

  • Motores (tenho drives cd's velhas penso que consigo aproveitar alguma coisa)
  • Alimentação 9V
  • Material para o Esqueleto do Projeto (depósito, tubos, ...)

Agradeço a vossa ajuda :wink:

Boas pessoal, conseguem dizer se estas ligações estão bem feitas o que poderia melhorar?

Olá estou com a mesma ideia que você, construir um alimentador para meus Pets.

Já possuo alguns itens, Arduino UNO, Protoboard, Servos, LCD, Resistores etc...

Agora é montar como será feito o despejo de ração e a mecânica utilizada.

Em breve posto um esboço!

Abraço