Projeto: Alimentador para Animais de Estimação

Boas pessoal, sou novo no fórum e novo no mundo do Arduino. Adoro animais de estimação mas nem sempre tenho tempo para estar com eles e dar as refeições regulares.

Li que o Arduino "não tem limites" no que toca a funcionalidades, e lembrei usar o Arduino para criar um sistema de alimentação automática para cães. Vi alguns exemplos em video como estes:

A minha ideia é programar o Arduino a por exemplo 2 vezes por dia ligar um motor que abrirá uma reserva de comida e despejar a quantidade suficiente e voltar a fechar.

Com este tópico venho pedir ao experts e não só em Arduino uma ajudinha. Para começar gostava de saber que tipo de Hardware vou necessitar.

Muito Obrigado

Acham que o Arduino UNO R3 serve para o que quero?

Cumprimentos

Vais precisar de sensores e actuadores.

Queres medir a comida como? Com peso?

Como queres verter a comida para a tijela?

Muito obrigado pela resposta bubulindo, medir o peso da comida se calhar e muito mais complicado e mais trabalhoso, eu estava a pensar numa coisa mais simples na prática não sei se vai resultar bem mas a ideia é a seguinte, ter um deposito com a comida e ter uma espécie de um disco sem uma fatia e cada volta que o disco der vai cair uma quantidade de comida depois escolhia o numero de voltas até chegar a medida correta.

Não sei se me fiz entender.

Deixo aqui um esquema básico da minha ideia:

Para fazer esse movimento podes sempre tentar usar um servo motor.De momento um problema que pode acontecer com isso é algo ficar entalado quando isso fechar.

Tem alguma ideia para que isso não encrave com o peso da comida?

Cumprimentos

Não penso que o problema ai não seria o peso da comida, mas um grão ficar entre tubo e o disco. Em relação a peso da comida, se for muito, o servo apenas precisa ter um bom torque. O ideal seria um reservatório com um tubo inclinado, assim o volume de comida não seria critico em relação ao peso sobre o medidor.