Arduino Romeo + PT100

Boa Tarde galera,

Bom, recentemente comprei um arduino ROMEO na RoboCore, e tenho tentado insistentemente trabalhar com um PT100 mas não tenho coseguido bons resultados. Gostaria de ajuda. Vamos lá.

Tenho um PT100 3 fios imerso em água a uma temperatura de 20°C, o PT100 foi ligado a uma ponte de Wheatstone a com um potenciômetro "zerei" (em torno de 7mV) a tensão de saída, quando tiro o PT100 do liquido a 20°C e mergulho em outro liquido a 30°C a tensão sobe para em torno de 30mV.

O que eu pensei ( não sei se está correto), a tensão mínima captada pelos arduino é de 5v (tensão max de entrada) divido por 1023 = 4,8 mV, então quanda a tensão de saída for de 30mv o valor que o arduino me retornara como lido é de 6,25 correto?

Agora se isso estiver realmente certo eu não preciso amplificar o sinal ou preciso??

Outra coisa que estou com dúvida e pode ser relevante, ou ligo os os fios no Arduino. Liguei um no GND e o outro na entrada analogica 5, está correto?

Estou postanto também o programa que eu fiz para ler o sinal:

#define sensortemp A5 //Pino analógico em que estará conectado o sensor PT100
#define TEMPO_LEITURA 500 //Intervalo entre cada leitura do sensor PT100 em milisegundos!

double tempSensor = 0.0; //Variável auxiliar
int valAnalog = 0; // Variável para aramazenar a leitura do sensor

void setup()
{
Serial.begin(9600); //Iniciando Serial
}

void loop()
{

valAnalog = analogRead(sensortemp); // Faz a leitura do pino analógico do sensor e armazena em valAnalog
Serial.println(valAnalog);
delay(TEMPO_LEITURA);//

}

Por favor, alguem pode me ajudar galera??...vlw!!!

Depende...

Queres medir entre 0 e 1000 ou entre 0 e 100?

Se fizeres umas contas à precisão dessa medida, vais ver que não é grande espingarda numa gama baixa. Nesse caso, uma amplificação (ou condicionamento de sinal) será desejável.
Nota que é bastante comum perder bits na prcisão do ad, pogo convém compensar isso.

Colega se apenas queres medir a temperatura porque nao um sensor mais preciso, isto é nao e lido pela porta analogica do arduino.Existem uns sensores one-wire da dallas muito bons que uso muito e tens resultados excelentes. A gama de temperatura é bastante boa e com uma precisao de 10 bits ou 12 bits, configuravel no sensor.O sensor é o Dallas DS18B20.
Outra grande vantagem deles e poderes criar um BUS de sensores de forma incrivelmente facil e depois obteres as temperaturas de cada um deles interrogando-o no BUS.
Os sensores PT100 é uma resistencia que a 0ºC apresenta 100 ohms de valor o que nao é preciso por varios factores (resistividade dos cabos do sensor, perda na conversao AD entre outros.
Outra questao tambem importante sao as interferencias a que esta sujeito.Em tempos desenvolvi uma aplicaçao que usava sensores LM35DZ que tambem sao ligados nas entradas analogicas, mas tive imensos problemas desta natureza pois no software muitas vezes apareciam valores com muita descrepancia do valor real devido a algum valor flutuante na entrada analogica.
Veja este exmplo de implementaçao
http://tushev.org/articles/electronics/42-how-it-works-ds18b20-and-arduino
Espero que te ajude

Agradeço as respostas, mas tenho dois problemas onde não posso usar outro sensor:

1° Já comprei esse sensor, e minha verba para o projeto é limitada;
2° O sensor trabalhará imerso em agua ( que terá seu nível variavel), por isso o PT100 é o mais adequado.

Aqui ensina como usar a referencia interna do atmega 168 que no caso é 1.1V, ainda não é o ideal mas já resolve. Para melhorar mesmo só amplificando o sinal.

Esse cara é firmeza na venda de componentes, demora um pouquinho, mas ja comprei uns 40 ds1820 com ele.