Duvida sobre fios

Bem...Vou montar minha Arduino em breve e queria saber qual fio voces usam pra liga-la a protoboard...
pq eu tenho uma protoboard e olhei as especificacoes e o tamanho do fio e de 0,4~0,7mm mas nao axei em nenhum lugar...fui em varias eletronicas e nada =
entao...q fio voces usam?E onde voces compram??
ObrigadoooO
:slight_smile:

Bem...Vou montar minha Arduino em breve e queria saber qual fio voces usam pra liga-la a protoboard...
pq eu tenho uma protoboard e olhei as especificacoes e o tamanho do fio e de 0,4~0,7mm mas nao axei em nenhum lugar...fui em varias eletronicas e nada =
entao...q fio voces usam?E onde voces compram??
ObrigadoooO
:slight_smile:

Olha, eu comprei a muito tempo atras, um rodo de fio para telefone.
Ele tem 2 cores, branco e preto, dentro ele é rigido.
Muito bom para fazer placas universais (wire wrap) ou uso em proto board.
Uso esse fio até hj, pq o rolo que comprei deve ter uns 100 m.
Claro que vc consegue comprar pedaços menores.

Uma opção interessante é a utilização dos fios internos (0,51 mm) de um pedaço de cabo de rede azul (MULTI-LAN). Este cabo possui quatro pares de fios com cores diferentes e pode ser comprado, por metro, em lojas de suprimentos para informática ou de materiais elétricos.

Paulo

Batatinha6,

Os fios têm bitola medida em valores AWG (American Wire Gauge).
Fios de cabos de rede, como disse o Paulo, têm normalmente 24 AWG, equivalem a 0,51mm. de diâmetro.
Fios de telefone, do tipo par trançado (capa cinza), têm 22 AWG, equivalem a 0,64mm. de diâmetro.
Aqui eu tenho os dois tipos e mais outros, de 23 AWG, equivalentes a 0,57mm. de diâmetro (um valor intermediário. (note que quanto maior o número, mais fino é o fio.

Nas lojas de eletrônica existem os fios necessários, mas nem sempre os lojistas ou as etiquetas trazem/sabem a informação em AWG, muito menos em mm.

Os fios de cabo de rede são finos para os meus conectores (ficam escapando), mas são adequados para a protoboard.
Os fios de telefone, para o meu Arduino, são bons, mas são muito grossos para minha protoboard (alargam o conector), além de ficar forçando as placas a ficarem inclinadas...

Recomendo que faça o seguinte: leve o conector fêmea do Arduino e a protoboard até a loja, e faça um teste com a ponta dos fios à venda. Teste os fios e veja se são adequados, nem muito soltos, nem muito difíceis de encaixar. E se a capa for fina, fazendo o fio não ficar com força de mola, melhor.