Arduino +4 DC motors

Boas, gostava de saber se é possível usar o arduino para fazer um robô aquático com 4 ou mais motores de 12v, desculpem-me a ignorância mas eu não percebo assim muito de electrónica.
Mas pelo vai que li ou lembro-me de ter lido no site o arduino aguenta apenas com 18v ou 24v. Obrigado

seguinte.
o arduino não guenta nada.
Na verdade as saidas são niveis TTL, ou seja de 0-5 V
Vc. precisa usar um modulo de potencia, que pega o sinal TTL e transforma ele em potencia, no caso 24 V.
Para isso vc pode usar transistores ou chips de ponte H, como os L-293 ou L-298.

Duvidas?
Escreva !

então devo ligar o arduino a esses chips (cada chip por motor?) e depois em termos de alimentação é por uma bateria ligada a um certo pin por cada chip?

  • pergunta estúpida, presumo que como seja 12v cada chip então será mesmo 1 por cada motor.

Agradeço desde já a paciência e a ajuda.

Cumprimentos, J. Terramoto

veja, o chip L-293 D tem 4 saidas de potencia e corrente máxima de 0,6A.
Se vc. for ligar motores apenas coma função liga/desliga, dá para vc. ligar 4 motores.
Agora, se vc. for ligar o motor com reversão, ou seja, gira horário e depois gira antihorário, dai com 4 saídas, vc. consegue ligar 2 motores.
O L-293 suporta alimentação deparada para os motores até 30 V.

Já o L-298, que é um outro chip de ponte H, faz a mesma coisa, porem com corrente máxima de 1,5 A

Eu uso esses chips em projetos de robotica já tem um bom tempo.
o L-293 D custa aprox. 15,00 e o L-298 custa aprox. R$ 25,00
Se vc. quizer, basta me mandar email: symphony.robotica@gmail.com

Terramoto,

Se necessitar mais potencia, você pode usar o Arduino para controlar os L297 mais FETs na etapa de potencia.

Não há necessidade do L-297, pois ele é apenas usado para controle chopper em motor de passo.
POde usar FET direto.
A dica dos CI's ponte H foi dada pelo fato de ser mais facil de ser utilizado.
Já fiz ponte H com FET e tivr alguns problemas ref. as proteções.
Fritei 3 ponte H que suportavam 40 A cada uma :frowning: