Mega 2560 Entradas Analogicas não estão funcionando.

Pessoal , é o seguinte, comprei um arduino mega2560 , porém estou com um problema ao tentar utilizar os exemplos mais simples que vem com a ide. De maneira alguma não consegui obter os resultados esperados dos exemplos: ReadAnalogVoltage e o AnalogReadSerial, porem os exemplos Blink e Fade , funcionam corretamente. Qualquer outro exemplo que use algum tipo de entrada analogica não surte nenhum efeito no circuito, por exemplo, no AnalogInOutSerial, quando o potenciometro é girado , ele varia o tempo em que o led pisca, porem no meu arduino isto não acontece, o led fica no brilho maximo o tempo inteiro.

O que poderia ser? Algum curto na placa? o ATMega pode ta queimado?

Obs: Utilizei o mesmo Potenciometro em um arduino Uno e o mesmo circuito e codigo funcionam corretamente.

Talvez os pinos estejam em lugares diferentes?

Como ligaste o potenciómetro?

bubulindo:
Talvez os pinos estejam em lugares diferentes?

Como ligaste o potenciómetro?

O pino central no A0(Tentei todos os pinos analogicos , do A0 ao A15) do arduino, o pino da esquerda no 5v e o da direita no gnd.

e o que é que recebes na serial?

bubulindo:
e o que é que recebes na serial?

Todas as vezes recebo 5V.

Mediste o que tens no pino? E a resistência? Também mediste para garantir que o problema não está aí?

bubulindo:
Mediste o que tens no pino? E a resistência? Também mediste para garantir que o problema não está aí?

Medi com um multimetro os pinos do arduino e os mesmos mostram as tensões corretas, tanto o de 5v quanto o de 3.3v ,o potenciometro parece ser invisivel pro arduino, pois o mesmo mostra 5v quando conectado na placa. E sim, medi os pinos certos do potenciometro. Mas o que é estranho é que usei as mesmas coisas em um arduino UNO e tudo funcionou normal nele.

Ok... não leves a mal as perguntas. Tu não deste imensa informacão sobre o que tentaste logo, e julgando pelas outras questões do fórum, é pacífico assumir que podias ter feito algo errado aí.

Definiste a placa correcta na IDE?

Tens a certeza que tens o potenciómetro ligado no pino correcto?

Esse arduino foi comprado onde? Já tentaste ler os pinos analógicos todos? Só para ver se algo diferente aparece?

Mais uma vez, não leves a mal, mas sem ter a placa à frente apenas posso especular sobre o que poderá estar a passar.

rgPaiva:
O pino central no A0(Tentei todos os pinos analogicos , do A0 ao A15) do arduino, o pino da esquerda no 5v e o da direita no gnd.

Caraca, meu! Não faça isto não! O que acontece é que quando dá fim de curso no potenciometro, com R = 0, a corrente entre o pino de entrada e o +V fica infinita e pode queimar a porta.

Mesmo usando um potenciometro, é necessário fazer um divisor de tensão para a corrente não ficar alta demais e proteger a porta do arduino. eu sugiro algo perto de 500 Ohm.

Coloque mais um resistor entre o terceiro pino do potenciometro.

Outra alternativa é colocar um único resistor de 1K junto do +5V. Com isto você não precisa de nenhum dos outros 2 resistores. A sua porta de INPUT do arduino não lerá até os 5V obviamente, mas aí você faz o cálculo para saber o máximo e minimo do potenciometro e ajustar seu range de leitura de acordo.

Lembre-se do "I = V/R": quando a resistência tende para zero, a corrente tende para infinito, mas neste caso o infinito dela é o máximo da fonte de energia sendo usada. Se for USB, são 500mA, só que uma porta de arduíno tolera no máximo 40mA.

Bem visto... assumi que ninguém iria fazer um curto directo. :S lol

Bom, existem vários locais que informam que as entradas analógicas tem alta impedância, então a corrente consumida pela porta é baixa. Não há problema de colocar o potenciômetro em 0

Properties of Pins Configured as INPUT
Arduino (Atmega) pins default to inputs, so they don't need to be explicitly declared as inputs with pinMode(). Pins configured as inputs are said to be in a high-impedance state. One way of explaining this is that input pins make extremely small demands on the circuit that they are sampling, say equivalent to a series resistor of 100 megohm in front of the pin. This means that it takes very little current to move the input pin from one state to another, and can make the pins useful for such tasks as implementing a capacitive touch sensor, reading an LED as a photodiode, or reading an analog sensor with a scheme such as RCTime.

AlxDroidDev:

rgPaiva:
O pino central no A0(Tentei todos os pinos analogicos , do A0 ao A15) do arduino, o pino da esquerda no 5v e o da direita no gnd.

Caraca, meu! Não faça isto não! O que acontece é que quando dá fim de curso no potenciometro, com R = 0, a corrente entre o pino de entrada e o +V fica infinita e pode queimar a porta.

Mesmo usando um potenciometro, é necessário fazer um divisor de tensão para a corrente não ficar alta demais e proteger a porta do arduino. eu sugiro algo perto de 500 Ohm.

Coloque mais um resistor entre o terceiro pino do potenciometro.

Outra alternativa é colocar um único resistor de 1K junto do +5V. Com isto você não precisa de nenhum dos outros 2 resistores. A sua porta de INPUT do arduino não lerá até os 5V obviamente, mas aí você faz o cálculo para saber o máximo e minimo do potenciometro e ajustar seu range de leitura de acordo.

Lembre-se do "I = V/R": quando a resistência tende para zero, a corrente tende para infinito, mas neste caso o infinito dela é o máximo da fonte de energia sendo usada. Se for USB, são 500mA, só que uma porta de arduíno tolera no máximo 40mA.

Mas cara utilizei o mesmo codigo e circuito em um arduino UNO e funcionou corretamente. O exemplo que usei foi este http://arduino.cc/en/Tutorial/ReadAnalogVoltage

Caraca, meu! Não faça isto não! O que acontece é que quando dá fim de curso no potenciometro, com R = 0, a corrente entre o pino de entrada e o +V fica infinita e pode queimar a porta.

Esta tua afirmaçao estara correcta se ligares o pino do meio a uma partes tipo xunte.
Se assim nao for esta errada!!

Se o pino do meio do potenciometro estiver a ligar directamente na entrada e apenas na entrada do arduino nao ha problema pois o adc tem uma alta impedancia de entrada XD

HugoPT:

Caraca, meu! Não faça isto não! O que acontece é que quando dá fim de curso no potenciometro, com R = 0, a corrente entre o pino de entrada e o +V fica infinita e pode queimar a porta.

Esta tua afirmaçao estara correcta se ligares o pino do meio a uma partes tipo xunte.
Se assim nao for esta errada!!

Se o pino do meio do potenciometro estiver a ligar directamente na entrada e apenas na entrada do arduino nao ha problema pois o adc tem uma alta impedancia de entrada XD

Pois é , eu segui o tutorial do proprio site do arduino, então provavelmente eles não botariam lá se causasse algum problema ao arduino. Queria ajeitar esse Mega, pois tive que comprar um Uno que por sinal funciona perfeitamente , mas com menos portas :confused: . Tem alguma idea do que possa ser?

tens uma foto de como está tudo ligado?