Automação residencial em módulos

zurgbr:

LegendBR:
Cara, no começo eu pensei em fazer como você (um arduino só, com os botões espalhados pela casa e saindo os retornos todos de um local só). Mas depois, pensando melhor, não sei se seria tecnicamente possível, pois a distância entre o arduino e os botões seria considerável (minha casa vai ter 2 pavimentos), então deixei para lá.

Daí pensei em fazer algo como esse cara fez:
Elétron Livre: automação

Só que eu não queria comprar as placas de controle dele prontas (queria desenvolver as minhas próprias), mas também não queria mexer com transformação AC -> DC na placa, então acabei optando por alimentar os módulos com uma rede 12v DC mesmo, que já irei aproveitar para alimentar câmeras de segurança ao redor da casa. E como já vou ter que passar fiação para alimentação dos módulos, passo logo outro par para fazer a comunicação entre eles, via serial (RS-485).

Já fiz duas versões do módulo no Eagle, mas estou tendo problemas na fabricação das PCBs pelo método térmico (impressora a laser + ferro de passar :stuck_out_tongue_closed_eyes:), mas vou pelo menos colocar os componentes na placa e tirar uma foto para mostrar para vocês como está ficando.

No meu caso é um ap de 47m² acho que dá pra passar a fiação, 2 quartos, banheiro sala e cozinha.
quero controlar por app(ios/android)
Qual CI você vai usar no modulo secundario?
procurando na china. o arduino mini pro, tava 5 usd, e tem aqueles modulos tranceptores no dx.com, que ficam nessa faixa..
se eu fosse fazer por modulos, iria usar assim.
Vou começar por cabos e um mega.
estou pensando em passar a fiação pelo roda pé, pra não fazer muita obra. :sweat_smile:
Eu quero controlar as luzes, e a tv, e algumas ilumições de leds com dimer.

Vou usar o ATMEGA328 mesmo. 5 por US$ 11.