Medir distância e velocidade

Olá pessoal,

Estou arquitetando um projeto, e nele tenho que medir distancia e velocidade de um corpo em relação a outro.

A distância consigo medir com o ultrasom (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482877355-modulo-sensor-de-distncia-ultrassnico-ultrassom-arduino-_JM), mas ele não me dá uma boa precisão quando passa um objeto veloz por ele.

A outra coisa é que preciso medir a velocidade de um corpo que passa pelo sensor, e não conheço um sensor que faça isso.

Vocês têm alguma idéia do que posso usar?

Um dos corpos está estacionário?

Ambos os corpos comunicam um com o outro?

Ambos os corpos estão em movimento, e não há comunicação com eles.

mas creio que para a primeira parte, posso usar um corpo parado.

Bom tive uma idéia e vou testar, mas já gostaria de deixá la aqui registrada caso alguém se interesse...

vou usar dois sensores ultrasonicos para medir a distância do corpo 02(C2) em dois momentos diferentes, t1 e t2, sabendo a distancia entre t1 e t2, que estarão no corpo do objeto 01 (C1) e a própria aceleração de C1, creio que consiga descobrir a velocidade do objeto C2.

Caso não esteja claro (e acho que não está), podem perguntar, e/ou dar sugestões...

E os dois sensores não se confundirão um ao outro?

Amigo, se possível faz um desenho e posta aqui, exemplificando os corpos, os movimentos e as posições, incluindo dos sensores. Seu projeto parece interessante mas está difícil visualizar.

É tipo (exemplo) como se fosse um sensor na linha de chegada para saber quando o primeiro lugar chegou e a que velocidade, e quando o segundo chegou, com que distância e tempo de diferença??

Nao sei se vai ajudar o que vou falar, mas tente usar uma "Triangulação".

Pensei na seguinte maneira antes de fazer alguma conta;

  • Meça a distancia em 2 intervalos de tempo, e com isso terá 3 pontos(mais o ponto do sensor) para formar um triangulo.

*Contando que o intervalo de tempo da medição será bem pequeno. O corpo terá uma aceleração dispersível, ou seja, ele se torna um MRU.

*Contando que o intervalo de tempo da medição será bem pequeno. Caso o movimento do corpo não esteja totalmente em paralelo com o sensor(formando um triangulo retângulo) e sim na diagonal(formando um triangulo escaleno), acredito não ter uma variação muito grande na medição.

Passando a frente elaborei esse desenho para melhor entender, já com algumas formulas básicas como o teorema de Pitágoras e da velocidade no MRU.

Como se vê na imagem temos 2 momentos de medição da distancia, onde achamos D1 e D2, logo depois tacamos D1 e D2 no teorema de Pitágoras e achamos D3, depois usamos o valor encontrado na formula da velocidade, onde dividimos D3 pelo tempo em segundos entre as medições.

Ex:

Medições feita pelo ultrassônicos em um intervalo de 1s;

D1 = 10cm
D2 = 12cm

Achando D3;

D3 = Sqrt( - (10cm)² + (12cm)²)
D3 = 2sqrt(11) ou +- 6,63cm

Achando velocidade;

6,63cm = 0,0663m

V = 0,0663 / 1s
V = 0,0663(m/s)

Só lembrando que tem que ser uma variação de tempo muito pequena de uma medição para outra(para formar o triangulo), bem menor que 1s.

Olá pessoal,

Obrigado pelas respostas.

@bubulindo
creio que eles podem ter isso sim, mas eu pretendo gravar o sensor1 no tempo1 e o sensor2 no tempo2, e depois fazer os calculos, talvez precisa de algo externo para me dar uma melhor precisão de tempo...

@Osias Neto
Vou fazer esse desenho sim, só nao sei se ficará bom, pois sou totalmente inepto em desenhar, he he he
Na verdade não, nesse caso seria como se o sensor se movesse paralelamente aos atletas...

@Raphael_Celline
sua sugestão é realmente muito boa, vou testar para ver se consigo fazer assim, vou pesquisar aqui a amplitude do meu sonar, e a variação de tempo em que ele faz as leituras, caso não seja um bom hardware para isso, pesquisarei um melhor...

Novamente obrigado a todos vocês