Me ajudem - Ideias TCC

Boa tarde, pessoal;
Estou no oitavo semestre de Engenharia de Computação e me encaminho para o TCC.
O TCC exige o desenvolvimento de um protótipo (eles oferecem Arduino e Raspberry Pi).

Tenho em mente algumas ideias, a primeira delas é a que mais gostei até agora porém ainda me "travei" com algumas dificuldades da solução.

Gostaria que me ajudassem a definir, sei que é algo muito pessoal, mas estou realmente sem saída!

1- Estacionamento Inteligente:
(Tudo que for descrito será apenas um esboço, não significa que foi definido como parte integrante desta solução, são apenas ideias)
Será um sistema inteligente para se encontrar vagas disponíveis em um estabelecimento (vamos exemplificar com um shopping).
Ao entrar no estacionamento, na Cancela de entrada, será possível VISUALMENTE (um monitor) possível identificar as vagas.
Por meio de sensores colocados em cada vaga, é possível identificar a presença/ausência de carro e assim reportar a vaga livre/ocupada.
Aqui surge o primeiro problema: A vaga que estou vendo e "escolho", pode ter sido escolhida pelo carro que entrou antes de mim mas que ainda não estacionou.
Possível solução para este problema: definir vagas. Porém, ao definir vagas, surgem mais problemas...
As pessoas não estão acostumadas a isto, as vezes não querem aquela vaga definida, mesmo que eu faça um algoritmo para buscar a vaga mais próxima da entrada, as pessoas podem querer, por exemplo, parar numa sombra, ou numa vaga que não tem carro ao lado...
Outra coisa é no caso dessa pessoa não parar na vaga definida, ou tiver um carro parado lá... Precisaria de uma segurança de verificação por RFID, talvez... daí já sai fora da linha de raciocinio.
Existem outras limitações aqui, mas já vou parar pq ta bugando o cérebro.

2- Monitoramento e refrigeração de um ambiente (Datacenter)
O próprio título explica, seria um sistema que irá monitorar a temperatura e umidade de um local e caso julgue necessário, acionaria um ar-condicionado.

3- Pick-to-Light
Sistema de pick-to-light para linhas de montagem

4- Controle de Acesso de um Condomínio
Por meio de um RFID, permitiria a entrada/saída de carros de um certo local. Mesmo sistema de Sem Parar dos pedágios.

5- Controle de Acesso de uma Universidade
Controle através de uma catraca com RFID (ou biometria, acho o RFID melhor) para os alunos da universidade entrarem - Poderia, acrescentar funcionalidades como por exemplo identificar onde seria a sala de aula e etc.

Qual é a ideia por detrás da escolha? Quer escolher o trabalho mais fácil, ou aquele com o qual aprenderia mais? Ou será aquele que mais facilmente se transformaria num equipamento que pudesse ser vendido? Confesso que não percebi essa parte.
Quanto ao resto, penso que qualquer um dos dois últimos são fáceis. O primeiro, como também já viu, pode ser complicado.

Quanto ao problema um, não actalizas o display enquanto o carro que entrou em último não tomou um lugar vago. Isto parece mais fácil do que é, mas resolveria um dos problemas.

No final de contas acho que os trabalhos serão mais ou menos no mesmo nível de dificuldade e será o que cada um adiciona que fará o trabalho mais valioso.

No 2º projecto, poderias ver qual o setting que funcionaria melhor para reduzir humidade, mas terias também de tentar fazer com que o sistema não criasse orvalho, por exemplo. Poderias também ligar um sensor externo à sala para antecipar aumentos de temperatura vinda do exterior (normalmente é negligenciável, mas nunca se sabe).

No 3º projecto, como é que os dados chegariam ao teu sistema? E como poderias escalar o sistema para várias mesas. O desafio aqui seria o software de controlo de alto nível de forma a que fosse possível adicionar vários destes sistemas ao controlador central. Também, dependendo de onde seria utilizado, ter um modo para minimizar viagem, movimentos e ao mesmo tempo evitar gestos repetitivos.

No 4º projecto, podes implementar uma base de dados de acessos. Podias adicionar ao projecto coisas como quando alguém entra e mora num andar acima do 3º, o elevador seria automaticamente chamado para quando a pessoa saísse do carro, o elevador já lá estar.

No 5º projecto, podias fazer a mesma base de dados de controlo de acesso... podias como disseste ligar à mesma base de dados para dizer onde é que o aluno tem de se dirigir para a aula. Aqui seria interessante que a base de dados tivesse um interface para ser possível ver quando é que o aluno X entrou/saiu, etc...

Ou seja, no final, em termos de electrónica não me parece que sejam grandes desafios, mas em termos de programação tens coisas interessantes que podes adicionar ao sistema.

luisilva:
Qual é a ideia por detrás da escolha? Quer escolher o trabalho mais fácil, ou aquele com o qual aprenderia mais? Ou será aquele que mais facilmente se transformaria num equipamento que pudesse ser vendido? Confesso que não percebi essa parte.
Quanto ao resto, penso que qualquer um dos dois últimos são fáceis. O primeiro, como também já viu, pode ser complicado.

Olá, obrigado pela atenção!
Não coloquei muito em mente o mais fácil ou o mais difícil, quero fazer o DIFERENTE. Algo novo!

Me disseram que quando os alunos chegam no TCC, pensam em fazer algo inovador e revolucionário, quando na maioria das vezes os professores querem apenas algo aceitável para que ele "passe";
Não tem problemas em desenvolver algo que já existe, desde que seja a sua solução.

Pois bem, não tenho nenhuma afinidade com essa área de automação e eletrônica, mas poderia ser uma ideia de negócio futuramente, porque não?

Por isso o primeiro me coça mais a cabeça, por mais complexo que seja.

bubulindo:
Quanto ao problema um, não actalizas o display enquanto o carro que entrou em último não tomou um lugar vago. Isto parece mais fácil do que é, mas resolveria um dos problemas.

No final de contas acho que os trabalhos serão mais ou menos no mesmo nível de dificuldade e será o que cada um adiciona que fará o trabalho mais valioso.

No 2º projecto, poderias ver qual o setting que funcionaria melhor para reduzir humidade, mas terias também de tentar fazer com que o sistema não criasse orvalho, por exemplo. Poderias também ligar um sensor externo à sala para antecipar aumentos de temperatura vinda do exterior (normalmente é negligenciável, mas nunca se sabe).

No 3º projecto, como é que os dados chegariam ao teu sistema? E como poderias escalar o sistema para várias mesas. O desafio aqui seria o software de controlo de alto nível de forma a que fosse possível adicionar vários destes sistemas ao controlador central. Também, dependendo de onde seria utilizado, ter um modo para minimizar viagem, movimentos e ao mesmo tempo evitar gestos repetitivos.

No 4º projecto, podes implementar uma base de dados de acessos. Podias adicionar ao projecto coisas como quando alguém entra e mora num andar acima do 3º, o elevador seria automaticamente chamado para quando a pessoa saísse do carro, o elevador já lá estar.

No 5º projecto, podias fazer a mesma base de dados de controlo de acesso... podias como disseste ligar à mesma base de dados para dizer onde é que o aluno tem de se dirigir para a aula. Aqui seria interessante que a base de dados tivesse um interface para ser possível ver quando é que o aluno X entrou/saiu, etc...

Ou seja, no final, em termos de electrónica não me parece que sejam grandes desafios, mas em termos de programação tens coisas interessantes que podes adicionar ao sistema.

Obrigado pela resposta :smiley:

analisando suas respostas separadamente por projetos.

1- Eu citei que não adiantaria eu apenas atualizar a vaga no display quando esta for realmente ocupada, pois imagine que eu entro com o carro e vejo uma ÚNICA vaga disponível. Pois vou em direção a ela, enquanto ainda não estacionei de fato (ou seja, continua DISPONÍVEL no display e fisicamente), você entra e se depara com a mesma situação e se encaminha a esta vaga. Ao chegar lá, eu já estacionei e então você vê que o sistema te "enganou".

2- Nada a declarar, não há muito interesse neste projeto

3- Preciso pesquisar melhor como receberiamos as configurações de "settings" de cada operação e etc.

4- Legal a ideia do elevador, mas poderia acarretar em maiores problemas como por exemplo uma pessoa que no mesmo momento deseja utiliza-lo. Poderia pensar em algo relacionado a iluminação - Aliás, condomínios geralmente são em 1 único andar.

5- Nada a acrescentar.

Em Portugal a palavra condominio tem outro signicado.
O sistema apenas chamaria o elevador... "Carregava" no botão sem usar o dedo se preferires.

Como disse, é o que adicionas extra e tecnologias usadas que trarão uma boa nota.

bubulindo:
Em Portugal a palavra condominio tem outro signicado.
O sistema apenas chamaria o elevador... "Carregava" no botão sem usar o dedo se preferires.

Como disse, é o que adicionas extra e tecnologias usadas que trarão uma boa nota.

Desculpe, estou falando o Português de Brasil.

não seria um elevador; não sei como seria "condomínio" para vocês em Portugal, mas tentando explicar o que seria, seria um conjunto de "apartamentos" (casas) cercadas por muro, com portaria e etc.

Posso sugerir um sexto.

sistema de ajuda a deficientes visuais

  • criar um sistema com um simples detector de distancia ultrassonico e um fone no lugar de um buzzer.
  • criar um sistema que identifique uma cor e a diga em alta voz pelo fone...
  • criar uma placa inteligente que avise a um perigo por um bauzzer com um som diferente a cada aviso...

vc pode usar um modulo de som que reproduza arquivos wav e gravar as cores.

o sistema ultrassonico pode ser preso no braço por velcro ou outra coisa. vc tambem pode usar um lilypad que se adapta melhor a essa atividade.

esses sistemas citados por vc já são TCC's e produtos, como vc mesmo disse queria algo diferente.

espero ter ajudado e não o confundido mais... :slight_smile: