Dúvida ligação máquina fotográfica DSLR ao Arduino

bubulindo:
Olá,
Eu infelizmente sei mais de electrónica que fotografia (a julgar pelas minhas fotos pelo menos Carlos Cardoso | Flickr). Também tenho uma D90 parada lá por casa e não tenho ideia de como funciona o cabo de ligacão. Já tens um?

Assim de repente não tenho a certeza do funcionamento do flash (em tempos andei à ler sobre a D300 e as coisas ficaram confusas), mas sei que podes controlar o flash em avanco e atraso. Ou seja, quando tiras uma foto com tempos de exposicão longos, podes fazer com que o flash bata no inicio da exposicão ou no final. Isto dá o efeito de paragem no tempo... não consigo explicar melhor, só mesmo testando.

No entanto, no teu caso, tu queres tempos de exposicão curtos (daí o flash) para garantir que a foto sai bem focada e por isso acho que é preferível deixar a máquina controlar o flash e tu só controlas o disparo do sistema. Isto, claro está, se apenas usares um flash. Com um sistema coordenado, as coisas complicam exponencialmente.

Já viste isto?

http://arduino.cc/forum/index.php/topic,78336.0.html

Infelizmente creio que a marca era Canon. Mas dá para ver as possibilidades. Neste caso, o utilizador escolhe o delay entre a gota e fotografia para obter o melhor efeito.
Eu tenho ideia que houve mais um post aqui no fórum, mas não encontro. No entanto, isto já foi há mais de um ano. :\

O problema a meu ver é mais no hardware e ligacão do cabo à m´quina. O resto (software) é simples de fazer.

Olá,

Também não sou nenhum expert na fotografia,mas ainda assim sinto-me mais à vontade do que na electrónica XD

Concordo contigo o hardware é uma parte importante para aquilo que quero fazer e preciso de ter a certeza que faço as coisas como deve ser,pois caso contrário corro o risco de fritar o equipamento.

Ainda não tenho o cabo que vai ligar a máquina ao sistema,mas tenho um disparador remoto que é praticamente igual,a única diferença é que em vez de ter uma ficha jack 3.5mm é de 2.5mm.

As fichas são estas:

Máquina

Saída jack 3.5

O problema é que não tenho 100% certeza se a pinagem para o jack é como mostra a figura.Pelo que pesquisei penso que sim,mas na Cannon por exemplo é diferente e estou confuso aí...ás tantas vou ter que abrir um cabo para me certificar.

Já tinha visto o post que referiste e a minha ideia é avançar para algo mais elaborado com 2-3 válvulas e 2-3 flash's (até porque neste momento tenho 2),mas quero começar com algo mais simples primeiro e quando me sentir mais à vontade,então sim,vou avançando aos poucos e talvez chegue a um controlador completo para fotografia de alta velocidade com vários sensores (som,infravermelho,impacto,válvulas solenoide),mas vamos com calma XD para já o que quero é sincronizar uma válvula com máquina/flash.