Regulador de tensão

Eu estou usando em um circuito eletrico um regulador de tensão l7809cv, pois ele esquenta quando faz a conversão de 12v para 9v , até ai tranquilo se ele passar muito tempo ligado ele pode pegar fogo??

Define fica muito quente?

Consegues manter o teu dedo em cima dele?

Podes sempre adicionar um dissipador de calor.

Pode adicionar um dissipador, ou então, optar por outra técnica de regulação, por exemplo um step-down. Eu prefiro este últimos quando os primeiros aquecem. Não referiu qual a potência que o circuito ao qual o regulador está associado consome. Estamos a falar de alguns miliamperes ou de vários Amperes?

Ele consome 500mh, ele fica muito quente eu nao consigo ficar muito tempo o o dedo nele ele faz conversão de 12 para 9 v

Eu posso comprar duas pilhas de 4.2v de 800 mha e fazer uma ligação paralela para aumentar a tensão e colocar depois do regulador de tensão para o regulador de tensão carregar a pilha e a pilha ficar passando energia no arduino ? ai em vez de eu deixar em ligação continua no regulador de tensão eu coloco em um lugar que corta a energia quando desliga a chave

Que grande confusão que aí vai. Devia estudar um pouco mais.

a temperatura maxima dele é de 125 celsus veja no datasheet

Pelo que disseste nos posts atras nao sabes o que e tensao, nem corrente nem potencia.

Assim torna-se dificil de explicares o que tens ai e em consequencia se nos nao entendemos o que tens, nao podemos ajudar.

125 graus e mais do que suficiente para ferver agua... quando ferves agua, consegues la manter o dedo? Nao? Isso sao so 100 graus.

Esse numero de 500 sao mA, ou e um numero qualquer tirado duma bateria que diz mAh?? A existencia do "h" no simbolo das unidades nao e aleatoria.

Eu não sabia o que era corrente e o que era tensão mais aprendi , ta eu não tenho um termômetro para medir qual é a temperatura que chega o regulador de tensão, mais o que postei ai é o datasheet do regulador de tensão, eu consigo colocar o dedo e ficar no regulador de tensão, só acho que esquenta de mais, para ficar o tempo todo ligado

O problema desses reguladores (78xx) é que são lineares. Ele gera calor com a energia não usada (esquenta, e gasta mais bateria).

12V - 9V = 3V em cima dele.
Com uma corrente de 500mA, tu tens ~1.5W. Pro tamanho dele (corpo), é bastante.
Coloca um dissipador nele vai ajudar.

Se puder usar um conversor chaveado (step down) ai tu preserva a bateria e te livra do problema de aquecimento.
Algo assim já serve:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-695709601-conversor-dc-dc-step-down-mp1584en-ultra-small-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707733450-fonte-ajustavel-rehttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707733450-fonte-ajustavel-regulador-dc-dc-step-down-lm2596-arduino-pic-_JMgulador-dc-dc-step-down-lm2596-arduino-pic-_JM

Cara eu passei o circuito para a placa de fenolite, vou pesquisar como funciona esse dissipador eu estava pensando em ligar ele em fio direto da bateria do carro, temos que testar o comportamento da placa

eu vou testar a placa com lm78, se me der dor de cabeça eu testo com esse step-down-lm2596, mais pela cara ele vai esquentar , mais não muito como a tensão que perde é pouca tava olhando o datasheet do lm78, ele chega a converter a 36v para 9v se analisar a perca de tensão é muita , deve esquentar mais do que 12v ! ele deve aguentar

Ele converte de 36 para 9V, mas so consegue faze-lo dentro dos limites da potencia que consegue dissipar, que e exactamente o que o dmknob explicou.