Go Down

Topic: Perguntas de iniciante (Read 2572 times) previous topic - next topic

Oenning

Olá, estou começando a brincar com o Arduino e fiquei com algumas dúvidas.

1) Qual a maneira correta de "parar" o Arduino? Explico melhor: Estou com ele conectado no USB executando um determinado código em um determinado circuito. Ai eu preciso adicionar alguns componentes e alterar um pouco do código. Atualmente o que eu faço é "desplugar" a USB do notebook. Faço as alterações e "plugo" novamente. Está correto isso? Não tem a possibilidade de estragar algo?

2) Existe algum limite de upload para Arduino? Eu li que as memórias EEPROM suportam no máximo 100.000 remoção/escrita e leitura infinita. Isso se aplica ao Arduino?

3) Conectei um LED no oin 10, fiz o digitalWrite(10, HIHG) e não setei o pinMode(10, OUTPUT). Mesmo assim, o LED acendeu, bem fraco, mas acendeu. Quando coloquei o código pinMode(10, OUTPUT), ele continuou aceso, mas dessa vez, bem mais forte (conforme o esperado). A questão é, por que eu ele acendeu mesmo não setando o modo como OUTPUT?

trunet

1) Qual a maneira correta de "parar" o Arduino? Explico melhor: Estou com ele conectado no USB executando um determinado código em um determinado circuito. Ai eu preciso adicionar alguns componentes e alterar um pouco do código. Atualmente o que eu faço é "desplugar" a USB do notebook. Faço as alterações e "plugo" novamente. Está correto isso? Não tem a possibilidade de estragar algo?

É isso mesmo. O microcrontrolador foi feito para funcionar desta maneira. tudo que está no LOOP() roda para sempre e pronto.

2) Existe algum limite de upload para Arduino? Eu li que as memórias EEPROM suportam no máximo 100.000 remoção/escrita e leitura infinita. Isso se aplica ao Arduino?

Sim, existe. O limite de tamanho do programa compilado no uno é ~30k e no mega2560 é ~254k. (os 2k é por causa do bootloader que usa memória flash). Quanto ao limite de escrita/remoção deve ser por volta disso mesmo.