Problema Ao tentar Gravar o Bootloader do arduino

estou com um problema e tanto: tenho um Arduino UNO, fui em são paulo e comprei 2 atmega328p e queria gravar o bootloader do arduino nele, mais ta dando erro, nem sei certo o que estou fazendo, alguem poderia me ajudar: quero gravar pela propria placa do arduino, tem um passo a passo?

Eh brod, tu ta meio perdido...heh

Pra gravar o bootloader num chip 'virgem' vc vai ter q por uns pinos no seu arduino:

http://www.geocities.co.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Outra opcao eh fazer um burner paralela.. tem no wiki ae tb.
Outra eh fazer um de paralela pra fazer um 328 de burner (usbasp).

mas cara ai nesse site ta falando que não serve para o arduino uno
não quero fazer por porta paralella queria fazer pela minha placa arduino, mais ta dificil, alguem me da uma luz

Putis, mals. Eu vi q o modo usando um sketch nao era suportado pelo uno e lembrei de ter visto esse link. Double fail.

Unica saida ae eh a paralela... sao soh 3 resistores, suss. Se vc, como eu, nao tem paralela no PC cria um usbasp com um deles pela paralela de outro PC e depois só usa-lo em qql USB c/ avrdude.

blz, vou ter que fazer pela parallela intaum, mais o que eu preciso, nao vi em nenhum outro tutorial falando o que vai e o que precisa, usa o proprio programa do arduino, só que cria a porta parallela pa pode grava o bootloader? depois eu consigo usar o chip na placa do arduino?
abraço
vlw desde jah

Cá está um bom motivo para tratar bem a minha duemilanove...

nofxx,

aproveitando o tópico, meu USBasp não é reconhecido no Ubuntu 10.10,
dou um lsusb e é como se nada estivesse plugado =/

Tem idéia de como resolver isso (de um jeito simples, sou iniciante), ou terei de apelar pra outra distro?

Bozo: procura "parallel" no wiki do arduino, tem ateh passo a passo ilustrado :wink:

Osias: Acho q tem mta relação com a distro nao. Da um dmesg depois do lsusb, ve se vc tem uns errors lá.
Todos os q eu tive foi trocar o D+ pelo D- no circuito.
Verfica tb o 'usbconfig.h' do firmware q vc gravou, lá deve estar em quais pinos vão o D+ e D-.

Hmm... perae, vc diz gravar outro chip com ele? Ou gravar o proprio chip (Usbasp como bootloader)?

Poxa nofxx, se for isso, posso descartar a possibilidade de usá-lo no linux (já que uso mais no Windows, no trabalho), ou terei de fazer outra placa com jumper para inverter D+ e D-.

http://www.fischl.de/usbasp/
Montei esse cara aqui, com o Atmega8

Nao entendi man, funciona no windouze?

Sim, o que falei eh pra esse mesmo, "master" p/ gravar outros slave.
Eh pq existe a possibilidade de usar o usbasp como bootloader, dae vc jumpeia um pin ao ligar p/ enviar um 'sketch'.

EDIT: Aparece assim na minha máquina o lsusb:
Bus 008 Device 044: ID 16c0:05dc VOTI shared ID for use with libusb

Sim, no Windows XP eu queimo Atmegas normalmente, já no Ubuntu ele nem sequer mostra como "dispositivo desconhecido", eu não estou com meu notebook agora para rodar os comandos e te mostrar o que retorna, mas a principio só retorna o nome do controlador "hub" do meu note.

Ah tah, então o circuito tá correto.

Bom, cola o dmesg ae depois.

Pra te ser sincero eu ñ gosto de debian e alikes, bem possível q seja alguma frescura.
Tenta procurar por libusb, libusb-dev -header..sei lah..

Aqui uso archlinux.

Cara por um acaso você tem o firmware (.hex) para usar no atmega168? Vi você comentando algo em outros tópicos, mas não entendi se é apenas para USBasp como bootloader ou USBasp programmer.

Se tiver tem um link ae?

Talvez pareça sem sentido, mas para mim um ATmega168 custa menos de U$3.00 enquanto um Atmega8/48 custa R$14.00, então seria interessante se pudesse usar este chip.

Eu soh tinha o 328 à mão... foi por isso q usei ele. Te falar, na futurlec tem o 328 por uns $4 ... onde cv ta achando 168?

Então, mas todos os usbasp progs por ae usam o 168 mesmo, o negocio eh soh olhar o usbconfig.h p/ saber quais pinos sao D+ e D-.