Arduino Nano (5v) comunicando através de xbee (3.3v)

Olá pessoal, bom dia.
Sou mais um começando a me aventurar com o arduíno. Recentemente, comprei três arduínos Nano e três xbee, para iniciar com alguns projetos.
Porém, por total falta de experiência, acabei comprando o arduíno Nano (pelo tamanho) que trabalha com 5 volts e os xbee's, que trabalham com 3,3 volts.
Minha dúvida é: como faço para ligar os tx/rx deles ? Posso ligar direto ou tenho que ter alguma "ponte" para converter estes valores ?
O ideal seria se eu pudesse ligar o arduino em uma fonte (12v), montar um regulador para o xbee (3,3v) e ligar direto os tx / rx deles. Mas não sei se isto vai funcionar. Qual a "tensão de trabalho" dos terminais tx / rx ?
Agradeço desde já qualquer ajuda !
Abraço.

Fernando.

Podes sempre arranjar um shield XBee que já faz isso...

Ou então:

Vê como fazem aqui:

Eles usam um divisor de tensão com resistências para baixar a tensão de 5V para algo mais parecido com 3.3V... mas apenas na linha do TX (do lado do Arduino, ou seja, Rx do lado da XBee). Na linha TX da XBee (ou seja, Rx do Arduino), não é preciso fazer nada uma vez que 3.3 será considerado um 1 lógico no Arduino.

Estás a ver a ideia?

Existem chips que fazem isto (opto-acopladores), mas tudo depende do que pretendes fazer e de quanto pretendes gastar. Nota que um opto-acoplador para funcionar a essas frequências pode ser caro e não vir num formato simples de usar para um hobbyista. :\

Abraço.

Olá bubulindo, muito obrigado pela resposta.

Podes sempre arranjar um shield XBee que já faz isso...

A idéia é não utilizar o shield exatamente para reduzir custos... :sweat_smile:

Eles usam um divisor de tensão com resistências para baixar a tensão de 5V para algo mais parecido com 3.3V... mas apenas na linha do TX (do lado do Arduino, ou seja, Rx do lado da XBee). Na linha TX da XBee (ou seja, Rx do Arduino), não é preciso fazer nada uma vez que 3.3 será considerado um 1 lógico no Arduino.

Eu tinha imaginado algo deste tipo, mas achei que seria necessário amplificar o sinal do xbee para o arduino reconhecer (passar dos 3,3v para 5v). Mas como isto não é necessário, fica mais fácil.

Existem chips que fazem isto (opto-acopladores), mas tudo depende do que pretendes fazer e de quanto pretendes gastar. Nota que um opto-acoplador para funcionar a essas frequências pode ser caro e não vir num formato simples de usar para um hobbyista. :\

Pois é, acho que esta não será uma idéia considerável neste projeto... $) $)

Vou atrás dos componentes para fazer este divisor.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda !!!

Abraço !!

Depende do projecto, mas provavelmente ter os chips e fazer o resto saíria mais barato, principalmente tendo em conta o preço do Arduino e o facto que tendo as XBee, não vais usar o USB a não ser para debug. :wink: Bastaria, por exemplo, comprar um, fazer a prova do conceito e depois fazer uma placa simples para ligar o teu sistema.

Enfim... são ideias. :wink: