Construindo Arduino com Silk Screen

Ola amigos do forum ,
Alguem domina a tecnica de construir circuito impresso com silk-screen ?
Estou precisando construir diversas placas Arduino face simples e acho que esta vai ser a tecnica mais eficiente. O unico problema é que não sei nem por onde começar .
Obrigado antecipadamente a quem puder ajudar.

Jeronimo
www.blogodoje.com.br
Arduino , Avr e Tecnologia em geral

Olá Jerónimo,

Eu não domino nada ainda, ando só a ler e reler tudo sobre arduino e pcb's enquanto espero que chegue o Diecimilia que encomendei há 2 semanas!

Pelo que vi no seu blog se calhar este link é básico para o que pretende.

É do site Instructables.com e lá tem vários tutoriais para pcb "caseiro" (entre milhentas outras coisas).

Este a mim pareceu-me o melhor e é o que pretendo usar. http://www.instructables.com/id/Mostly-easy-PCB-manufacture/
No step 9 ele aplica um "silkscreen" que é basicamente uma nova transferência de toner depois de tirar o cobre da primeira vez.

Se a ideia é esta recomendo também este: http://www.instructables.com/id/Stop-using-Ferric-Chloride-etchant!--A-better-etc/
Bem ecológico e fácil de fazer. (digo eu que ainda não testei)

Se não servir pelo menos fica para quem se anda a iniciar como eu.

Cumps,

Paulo

Jeronimo,

dê uma olhada no fórum

Aproveitando, vi em seu blog que pretende fazer um workshop sobre Arduino.
Considere o projeto que estou desenvolvendo, caso queira fazer placas face única. Está em fase de projeto ainda, mas em breve estará em testes. São melhorias consideráveis, principalmente para esse tipo de uso.

http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1196740449

Adilson.

Muito legal a sua iniciativa de facilitar a confecção do circuito impresso da versão serial. Realmente tem pontos que ficam criticos e tem que ser consertados . O que fiz foi aumentar a largura das trilhas do arquivo inicial e no mais tenho codificado em arduino mas uso o atmega 8 em circuitos customizados para o meu uso.
Um abração e vamos divulgar mais a cultura do faça voce mesmo.
Voce tem algum blog ou pagina com o seu projeto que eu possa divulgar no meu blog ?
Um abraço,
Jeronimo
www.blogdoje.com.br
Arduino, Avr e Tecnologia

Também me incomodei com a placa (e com outros projetos que vi), e também aumentei a largura das trilhas e as centralizei quando possível, mas as trilhas no meio das ilhas acabam sendo um ponto de dificuldade para quem não tem prática.

O projeto que estou desenvolvendo tem outras qualidades muito úteis para o uso do Arduino, e acabei de postar mais outras funções; além de ser muito mais fácil de fazer e soldar. Continue acompanhando.

Página dedicada ao Arduino eu não tenho, o pouco que postei foi aqui, e no blog do Arduino Tutorial (do Giuliano). Mas quando estiver tudo funcionando, pode ter certeza que você vai ficar sabendo.

Espero que os links sejam úteis para você fazer a placa com silk - pesquise também a técnica real de silk com tela (fornecedores de material normalmente oferecem cursos ou informações). Também vou fazer depois, mas vou testar o projeto primeiro com o toner transfer mesmo, que é a técnica que acredito venha a ser a mais usada pelo público alvo.