Controlador Diferencial para o meu sistema solar Térmico

Mas podemos tentar não vejo outra forma de o fazer :frowning:

É quase obrigatorio fazer isto caso contrario fico na mesma :frowning: eu ja tenho isto mas sei que posso melhorar e nada melhor que fazer eu proprio.

Depois vou complicar mais a instalação ate porque existe apoio para o aquecimento central ect ect ect mas está para mim é a parte mais importante

Bubulino,

Se em vez de ter um variador de frequencia ter por exemplo programas de paragem tipo se o diferencial for 5 (1s on 1s off) será que os reles aguentam esses on e offs contantes? sera que n fara mal a bomba com o para arranca? assim conseguia de certo modo criar uma "variação" no caudal com o para arranca, que me dizes? ou se existe reles que aguentem isto talvez seja a solução mais sensata .

Cumprimentos

Criar uma variavel tipo:

se diferencial for =5 on 1 min
Se for >=7 sempre on
depois de estar sempre for 5 (1 seg on 1 seg off)
Se for <=3 sempre off

Como posso criar o codigo por um periodo de tempo?

Compra um variador no ebay

De momento tenho instalado um controlador solar que comanda uma bomba de circulação a funcionar quando o diferencial é superior a diferença entre os 2 sensores com 7ºC e pára quando for inferior a 3ºC.

O que são 100 paus num sistema solar?
Trocos ...
Compras o variador de frequencia e fazes um PID a monitorizar a tua variável de processo(Temperatura) e controlas as rpms do motor

tecnisol:
Bubulino,

Se em vez de ter um variador de frequencia ter por exemplo programas de paragem tipo se o diferencial for 5 (1s on 1s off) será que os reles aguentam esses on e offs contantes? sera que n fara mal a bomba com o para arranca? assim conseguia de certo modo criar uma "variação" no caudal com o para arranca, que me dizes? ou se existe reles que aguentem isto talvez seja a solução mais sensata .

Cumprimentos

Numa palavra, não.

Fazeres isso de ligar um motor de dois em dois segundos ia destruir os relés, bomba e a instalação eléctrica não ia gostar....
Isto sem ver a consequência no sistema hidráulico de estar a pulsar água por ele.
Se não queres aceitar que a solução para este problema é um conversor de frequência, és livre de procurar outras soluções noutros sítios ou levar a cabo essa tua ideia e arcar com as consequências.

A solução que referi é a melhor para este problema. Podes ligar o teu arduino ao conversor de frequência e o código depois é trivial. Só por curiosidade, que percebes de electricidade?

De electricidade o basico apesar de fazer alguns controlos com reles ligado a sistemas solares mas ja julgava q os reles n iriam gostar muito do on e off constantes.

A solução disto parte somente pelo variador do corrente certo?

Para criar uma variavel temporaria tipo:

Diferencial = 5ºC on 1 min
Se >=7 sempre on
se <= 3ºC off

Se conseguir criar outra outra que apos os 7ºC voltar a 5 fazer uma paragem de 1 min depois voltar on novamente e para quando chegar aos 3 n sei q me fiz entender criar varios estados com algumas paragens com periodos mais longos

Assim penso que melhorava imenso a instalação achas possivel? Assim já poupava imenso a parte electrica.

Eu faço muitas instalações solares e aquecimentos centrais mas isto é para a minha casa.

tecnisol:
Eu faço muitas instalações solares e aquecimentos centrais mas isto é para a minha casa.

Mais um motivo para fazeres como deve ser...

Mesmo ligar com os diferenciais pode resultar em o sistema estar a arrancar e a parar muitas vezes seguidas. Com o variador de velocidade, a bomba arrancaria com uma rampa e não em degrau além de te ajudar a manter uma temperatura constante dependendo do caudal da bomba.

Eu sei e o variador sem duvida que seria a melhor opção mas tambem pretendo fazer algo em conta.

A bomba do consome 30watts e para pequenas instalações nunca vão mais de 100Watts tlv exista um variador mais pequeno.

Penso que se criar um estado de colocar a bomba a trabalhar so um periodo de tempo tipo 1 mim ajuda a ver o que se passa com a instalação e depois fazer um novo estado entendes? assim penso que melhorava significativamente o problema que noto em quase todas as instalações e não conseguir aproveitar ao maximo o q a natureza nos da e tornar mais eficiente.

Por esse motivo pretendia criar um estado se o differencial for de 5ºC colocar a bomba a trabalhar 30 seg ou um minuto, depois ter uma paragem de 3 min ate voltar a efectuar o mesmo.

E outro estao é o ja criado com os 7ºC e os 3 para parar.

è possivel fazer isto?

HugoPt,

Eu não vivo num centro comercial ou numa fabrica :slight_smile: com um variador desses não existe nada mais pequeno? a bomba é muito pequena.

Na tua instalação atual como é que o motor é acionado?Ou seja não conheço como é que o motor é ligado no sistema de climatização, mas supondo que o sistema manda ligar o motor como o faz?
Talvez e digo talvez possas tentar com um triac controlar o motor(se é assim tao pequeno quanto dizes 30W) em termos de tensão aplicada nele e assim variar a velocidade dele, mas o triac deve aquecer imenso ...
Fazes a deteçao de 0 nos 230V e fazes disparar o triac a x% da onda da rede.Se disparares a 50 % o motor recebe metade da tensão ...

http://playground.arduino.cc/Main/ACPhaseControl#.UyLJNmchhCI

Boas Hugo,

Actualmente funciona como ja fiz:

Da corrente aos 7ºC e para aos 3ºC o problema é que noto quando coloca a bomba a trabalhar nos 7ºC ao fim do minuto esse diferencial já n é 7ºC mas pode ser 30ºC por causa dos ultimo painel que ja esta mais quente, e é energia que poderia ja estar no deposito e assim criar mais eficiencia no mesmo

Volto a achar se criar uns estados de funcionamente antecipado melhoro imenso a instalação só nao sei é fazer os codigos para tornar possivel :frowning:

Diferencial = 5ºC on 1 min depois caso se mantenha esta situação para durante 3 minutos de pois volta ao mesmo e se tiver o seguinte estado:
Se >=7 sempre on
se <= 3ºC off

Continua...

Com isto posso testar e ver como se comporta sem problemas

O inversor/variador de frequência é um aparelho muito caro para lidares como hobby, talvez melhor se usares uma bomba CC ou uma bomba peristáltica, que são mais fáceis de controlar.

Pois variar a frequencia seria o ideal mas dispendioso demais o que pretendo era criar um codigo temporario como informei anterior penso q iria melhorar imenso mas isso depois vejo na pratica so preciso de criar esse codigo que n tou a ver como possa elaborar alguem pode ajudar nisso?

Alguem me pode ajudar a criar o codigo de estado dos 5ªc para enviar ordem durante 1 minuto? no inicio?

Alguem me pode ajudar a criar o codigo de estado dos 5ªc para enviar ordem durante 1 minuto? no inicio?

Podemos, o que é que ja fizeste?
Fazer isso que pedes é relativamente simples, mas se não tens bases de programação e alguém o fizer por ti depois de amanha estas aqui de novo a perguntar como é que agora fazes aquilo ...
Assim sendo toda a ajuda inicial é prestada com o que tu já tens feito.

Boas Hugo,

Realmente ja tive algumas bases a muitos anos quando andei na universidade mas actualmentes so muito basico :frowning:

Eu sei que deve ser relativamente facil fazer o q referi mas no tou mesmo a ver como o fazer :frowning:

Será que me podes ajudar?

Boas

Um ano depois mas aqui vai

A bomba em questão pode perfeitamente estar em on e off constantes sem que tenha problemas, exemplo disso existem alguns modelos de caldeiras, um deles muito vendida em Portugal que controla o caudal da água exactamente assim e eficaz controlada por uma pequena placa electrónica tipo arduino com triac e já tem mais de 15 anos o modelo a trabalhar sem problemas por aí

Claro que o ideal seria controlar por diferencial de frequência, mas isso é muito caro e isso não compensa em relação ao ganho de energia (cêntimos)

Mas para essa questão de passado um minuto ter 20° tens outra solução que é usada nesses sistemas:
Ex: Sempre que a zona do painel sobre 0,1° em relação à última leitura ele liga a bomba por um segundo e faz nova leitura, se = pára se superior a 7° liga

Para optimizar o sistema é preciso saber os litros dos painéis, litros dos tubos dos painéis até ao termoacumular

Outra solução colares outra sonda no centro dos painéis