Leitor rotação motor

Bom Dia!

Preciso fazer a leitura de velocidade de um eixo, e esse eixo vira a mais de 3 mil rpm e gostaria de saber como posso fazer isso e o que eu preciso comprar para o fazer. Tudo o que eu achei na internet são pra coisas mais "leves" nada acima de 500 rpm.

Obrigado!

O que tu precisas é de um tacodinamo mas o preço disso deve ser caro.É usado em instrumentaçao industrial para esse fim que pretendes.
No entanto podes tentar tu construir acoplando um motor com iman permanente a uma caixa desmultiplicadora para tentares obter um sinal analogico correspondente a RPM inicial. Esta opçao é dificl de concretizar mas lê sobre o funcionamento do tacodinamo.
Outra opçao é colocares algo no veio que sinalize e possa interromper um feixe de luz ou um sensor magnetico é assim medires a frequencia do sinal eletrico interrompido, desta forma depois podes fazer uma relaçao á RPM do veio.

Ou podes comprar um encoder incremental... Mas... mais de 3000 RPM? :expressionless:

Com um encoder incremental de, por exemplo, 250 pulsos por revolução a 3000 RPM ias ter:

3000 * 250 = 750000 pulsos por minuto.

750000/60 = 12500 pulsos por segundo, ou seja, 12,5 kHz.

Se apenas precisares de ver a velocidade e não o sentido e distância percorrida, podes ligar a saída do encoder a um timer e medir o número de pulsos por segundo, ou 100, ms. Isso dá-te a velocidade.

O que tens de ter em atenção é que o Arduino pode não ser capaz de ver isso tudo facilmente. Provavelmente, e sem prestar muito tempo a pensar nisso, terás de ter algum cuidado na programação disso.

Qual é o estado normal desse motor? Ou qual é a gama crítica onde pretendes ter a melhor resolução do encoder?

750000/60 = 12500 pulsos por segundo, ou seja, 12,5 kHz.

12500 pulsos por segundo é um bocado.
Vou tentar detalhar melhor a soluçao facil que eu te apresentei:
A uns tempos atraz um colega meu de curso desenvolveu uma maqueta onde necessitava de saber as RPM?'s de um veio acoplado a um motor, o que ele fez foi colocar um parafuso aparafusado no veio e um sensor capacitivo estrategicamente colocado para que quando o veio roda ele passa junto ao sensor e este detecta a sua pasagem.No caso dele ele depois tinha o sensor ligado num contador do automato que depois lhe calculava a RPM com base na frequencia a que passava no sensor.
No teu caso visto estares a prever que o motor atinga as 3000RPM's entao ele podera rodar cerca de 50 vezes por segundo, o que é aceitavel para o sensor.
Podes usar o timer2 do arduino e configuras lo para ler o pino 9 do arduino,fazendo assim a contagem de forma independente do clock do CPU.
Depois e so calculares a RPM verificando quantos tick's ja estao dentro desse contador num segundo x 60

12,5kHz no timer 1 por hardware poderia funcionar... :\

Com um overflow de 65000, ainda dava uns segundos. Para esta aplicacão existe uma cena nos chips da ARM que dá para ligar dois timers... ou seja, quando um dos timers passa por X liga o outro timer. E assim dá para quase automaticamente ver a velocidade (pulsos/tempo). Mas o simples arduino não faz isso.

Lembra-te que um encoder dá frequência... se arranjares um conversor de frequência para tensão podes também medir com alguma certeza a velocidade do motor.

Voces me responderam coisas lindas, mas nao entendi muito, rsrs. Alguem teria algum exemplo pratico o que eu teria que comprar etc?

Entao e já tentaste ir estudar as coisas lindas que te disse-mos :grin:
Tens de fazer o trabalho de casa, se fores procurar a informaçao iras certamente encontra-la, as nossas respostas sao um possivel caminho para achares a tua resposta, mas tu é que tens de descobrir a resposta por ti.
Como diz o ditado, nao des o peixe, mas ensina a pescar 8)
Bons estudos colega preguiçoso :sweat_smile:
Mais esta dica,logo na minha primeira busca no google encontrei isto:
http://arduinoprojects101.com/arduino-rpm-counter-tachometer/
Vê se tem sumo...

lucas-appr2:
Voces me responderam coisas lindas, mas nao entendi muito, rsrs. Alguem teria algum exemplo pratico o que eu teria que comprar etc?

Acho que vieste ao sítio errado...

Primeiro, nós não estamos aqui para fazer o teu trabalho ou o teu projecto... nem para fazer as pesquisas por ti... já te demos informacão para poderes tentar construir o que pretendes.
O que nos leva ao segundo ponto, o objectivo deste fórum em particular não é para partilhar aquilo que compramos para resolver um problema, mas aquilo que construímos para o mesmo.

Se quiseres, podes até mudar de plataforma, ou usar a Due que tem um modo encoder para um (ou vários) dos timers e poupa-te algum trabalho.

Caros, meu nome é Fabrício Menezes e estou tentando cálcular a velocidade do eixo de um motor usando o arduino+labview, encoder acoplado no motor e uma chave optca que realiza a leitura desse encoder, logo ele me dá o número de pulsos, mas não sei como colocar no labview pra ele cálcular a velocidade do motor a partir dessa contagem e associar o pulso a respectivo tempo.

Só consigo fazer a contagem das hanhuras do meu encoder, e com esse valor o que eu faço pra calcular a velocidade em rpm usando o labview ?

Caro fabriciomenezesmares, não lhe chega colocar a dúvida em apenas 1 local? Tem que colocar a mesma dúvida em 2 locais diferentes?! Qual é a ideia, obter mais respostas?