Automação residencial em módulos

mmoscz:
Eu acho que "descentralizar" todos os comandos pela casa, a soma dos componentes vai ficar bem próxima da utilização de xbee, pois com ou sem ele, esses módulos espalhados, vão precisar de
alimentação 5V.
Bom básico uma lista do que precisaria para descentralizar com RS485
MAX485
microprocessador pode ser um ATMEGA8 ou um ATTINY25
ALIMENTAÇÂO 5V
RELÊ
PCI
Alguns componentes passivos (resistor, transistor, diodo)

Outra coisa, o projeto de elétrica, para cada "comodo" da casa, o recomendado é ter um par de FIOS do quadro elétrico para alimenta-lo, se você usar fios de 4mm para um comodo, que teria digamos, 3 tomadas e 1 lâmpada, o custo para passar um fio de 1,5mm para cada um desses pontos de energia, não sairia muito mais.
Se o cara da elétrica for competente, vai dizer que para a Lâmpada do quarto digamos com 25W, você precisa de um fio de 1mm (que é até um exagero pois ele suporta uma corrente de 10A) e para as tomadas 2mm, se for bem planejado, você acaba economizando usando um sistema centralizado.

Obrigado pela rápida resposta!

Então, existem dois "problemas" ao meu ver em fazer o sistema centralizado:

  • Os comandos (botões, sensores, etc.) terão que ficar longe do sistema (não sei qual a limitação de distância para não ter problema com perda do sinal);
  • O projeto elétrico terá que ser elaborado de forma que os eletrodutos das caixas de comando (interruptores, sensores, etc.) e controladas (lâmpadas, motores, etc.) terão que ser todos conectados diretamente à caixa do sistema centralizado, o que implica que ficará complicado utilizar um sistema convencional (não automatizado) no caso de ocorrer algum problema com a automação.

Outra dúvida que fico é na limitação de dispositivos de entrada e saída com um sistema centralizado, pois o Arduino tem uma quantidade limitada de portas. Com um sistema descentralizado, utilizando comunicação RS485 entre o master e os slaves, essa quantidade aumenta consideravelmente.

Sobre o custo dos componente, os componente não são caros, sairia o que, uns R$ 50 por módulo (considerando 2 relés por módulo)? Fiz uma conta por alto (lembrando que não conheço muito de eletrônica!), e deu algo nessa ordem. Está muito distante da realidade?