Workshop Eletronica no Rio de Janeiro - Algum?

Há cariocas o suficiente no fórum para a criação de um workshop sobre open-source electronics?

Ola Ítalo,

Inicio agora o mundo do arduino e sou pesquisador na area de meio ambiente na universidade federal fluminense, em niteroi. Comprei recentemente duas placas program-me 1.0 da globalcode e gostaria de comecar a desenvolver alguns projetos.
No entanto esbarro no excesso de informacoes na internet e sinto falta de algo mais basico onde o pouco conhecimento de eletronica que tenho pudesse desenvolver paralelamente ao aprendizado de C. Procuro tb uns fornecedores de peças mais em conta e informaçoes preferencialmente sobre reciclagem de material de impressoras, etc.
Acho extremamente viável um workshop e acredito que possamos viabilizar um deste tipo na faculdade de geociencias na uff onde temos um auditorio grande. Preciso de suporte e dos contatos para os palestrantes, etc. Ao lado temos o predio da fisica que certamente terao interesse tb.
Abraços

renato rgsbarcellos@gmail.com

Se tiverem interesse posso ir para o Rio falar sobre arduinos.
Não sei se existe algo como o SESC por ai, mas eles são ideias pois estimulando muito workshops e oficinas sobre o assunto.
Caso contrário, se tiver algum espaço semelhante e que financie de alguma maneira é só me informar, assim rapidamente posso entrar em contato e agilizar algum workshop sobre assunto.

Ola,

Aqui na universidade Federal Fluminense, espaço não falta. Sou pesquisaddor na area de meio ambiente e funcionario da universidade. Como tenho interesse tambem em desenvolver na escola que ministro aulas, seria excelente.

Não tenho certeza quanto aos custos mas tentarei entrar em contato com o pessoal do Instituto de Física que fica ao lado do Instituto de Geociencias, onde temos um auditorio muito bom, cofortavel, grande, com ar condicionado central e infra-estrutura.

Penso num woekshop de um dia com duas palestras de manha e duas a tarde. Assim poderiamos convidar outros palestrantes e por fim fariamos uma mesa redonda objetivando a troca de experiencias, perspectivas, etc.

Escreva um email pra mim com uma programacao pois como sou leigo, nao tenho ideia como seriam os temas abordados. Com esta sugestão buscarei o pessoal da física e da engenharia para um movimento maior. OS professores tem muito mais forca.
De qualquer forma temos que buscar tambem patrocinadores como fornecedores de pecas e componentes e, quem sabe buscar os fabricantes de robotica educacional.

vamos amadurecer a ideia. quem sabe para o inicio do ano que vem.

Renato Barcellos
renato@vm.uff.br
(21)2629-9974

Na verdade, Radamés e Renato, tenho que admitir algo muito feio da minha parte...

Era exatamente isso que eu queria ao abrir o tópico: que outras pessoas se animassem em criar o workshop! :wink:

Eu sou estudante de doutorado em matemática, e somente um amador "hobbysta" em eletrônica, por isso acho que não tenho capacidade para uma palestra.

É claro que se o encontro for organizado, eu estarei lá!

Abraço,
Ítalo.

HAHHAHA deixa de bobagem!

e eu que sou formado em geografia!!! vc saca muito da ógica, algoritmos, matemática aplicada para robótica e, lógico alguma linguagem de programacao.

O arduino é um mundo mas interessante é justamente a contribuicao de forma didatica de conhecimentos que são meramente acessórios mas são tão importantes como a propria eletronica.

vamos trocar mais ideia!!!

:slight_smile:

Se o "workshop" não sair, poderíamos fazer algo mais informal, como um café com arduino.

Seria interessante trocar experiências com outros entusiastas! Eu conseguiria levar umas 3 pessoas.

Concordo com o Italo, uma boa reunião com algumas mesas disponíveis, uns computadores, ferros de soldar e chaves de fenda já seria muito legal.

Fechou!

Para primeiro passo é o melhor mesmo, quando o processo estiver adiantado e com bastante gente ai partimos para um workshop ou seminário.

Alguma proposta de local? Sábado parece um bom dia?

Sou designer, e vejo o arduino como uma alternativa excelente para interaçao entre diferentes conhecimentos. E de formas mais grosseira para sketch de hardware de produto.

Se fizerem um forum, evento ou so uma reuniao sobre arduino eu estarei la !

Me passem msn, vamos tentar organizar isso ai !

meu msn : luanmaia@hotmail.com add e vamos tentar fazer

opa... estou no rio também e acabei de voltar de NY e ter umas aulas de MAX/MSP e arduino... gostaria de me aprofundar... estagio.. trabalho... freelancer...