Novo projecto maquina de corte de etiquetas - iniciante

Olá a todos.

Estou a construir uma maquina para corte de elasticos e etiquetas para o ramo textil e irei colocar o arduino a controlar o sistema todo, que inclui...

1 Electrovalvula para acionar uma guilhotina que efectua o corte.
1 Motor de passo (vindo de impressora) para inserir as etiquetas na maquina
1 Motor de passo para ser uma bandeja rotativa.
Display Lcd do arduino

Ora bem o funcionamento da mesma é o seguinte o motor tem de andar o equivalente a 10cm de etiqueta de seguida acionar a electrovalvula para efectuar o corte, de seguinda a bandeja rotativa tem de ser acionada para mudar o recipiente e o ciclo volta a começar de novo, mais 10cm de tecido, corte, mudança de bandeja.

Eu sou principiante e não percebo muito do arduino mas agradecia imenso ajuda na concepção deste projecto.

Qual o material necessário?? Arduino Mega? LCD arduino? Como posso colocar 2 saidas analogicas para os motores?

Desde já obrigado pela ajuda

2cm

Antes de mais...

Um botão de paragem de emergência. Uma filosofia que permita a paragem imediata da máquina de forma segura. Isto é a primeira coisa que tens de pensar.
Depois protecções para ninguém meter os dedos perto da guilhotina. Não sei onde isto vai ser usado, mas a segurança de todos deve estar em primeiro lugar.

Uma fonte de alimentação para tudo isto...

Qual é o tipo do motor de passo?
Dependendo disso, tens de encontrar um driver para ele. Dependendo do driver que encontrares, podes então calcular os pinos que vais precisar para o mover.

O processador, provavelmente seja melhor pegares num Mega uma vez que o LCD leva logo 6 pinos. Um shield LCD talvez seja o ideal.

Vais talvez precisar dum encoder para os motores, ou fim de curso para teres pelo menos uma posição conhecida para a máquina começar. Por isso terás de comprar dois switches de fim de curso e umas resistências.

Um relé para a electroválvula (qual é a tensão para a electroválvula?).

Sim o botão de emergencia estava já nos planos vou pensar já nisso.
Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta. Será em cubo em chapa apenas com 2 buracos rectangulares de 6cmx2cm de cada lado um para a entrada das etiquetas no rolo e outro para a saida da guilhotina.

Á prior iria ser um motor de uma impressora mas como tambem quero fazer a maquina compativel com o corte de elastico com cerca de 3mm de espessura não sei se a potencia desse motor irá chegar e provalente usaria tambem um potenciometro para controlar a velocidade dos ciclos, sendo este pot para aumentar ou diminuir a velocidade de execução dos varios passos, pois pretendo acelerar ou desacelerar o processo mas manter o sincronismo e colocar um buzzer para assinalar o final do numero de ciclos.

Á mais alguma opção barata a nivel de motores que comuniquem a sua posição ao arduino?

Que achas de 2 destes motores?
http://www.ebay.co.uk/itm/Nema-17-Stepper-Motor-for-3D-Printers-CNC-and-Robotics-/221178474289?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item337f43af31

A electrovalvula ainda não a tenho, mas se necessário basta aplicar um relé que acione a electrovalvula pois acho que a mesma trabalha sob tensão 220v certo?

Que tipo de motores e de drivers serão compativeis para este caso?

Sensor de posição penso que não seja necessário pois basta colocar a primeira junto a lamina da guilhotina e dai para a frente dar os tais 10cm ou a medida que separa o ciclo, mas posso estar a ver mal as coisas, se bem que poder regular via motor o inicio para bater sempre certinho tambem seria bom.

Vê aqui um desenho em paint só para dares uma vista de olhos nisto.

LCD este: http://www.ebay.co.uk/itm/Arduino-4-Line-LCD-20x4-Character-LCD-Module-with-Blue-Backlight-/160879644374?pt=UK_Sound_Vision_Other&hash=item25752c8ed6

Quanto ao LCD queria um funcionamento deste genero:

Nº MEDIDAS DE CORTE: VARIAVEL (1 OU 2) (Se 1 medida de corte 2 fica desactivada para esse progrm.)
CONFIRMAR---
MEDIDA DE CORTE 1:xxx cm
CONFIRMAR---
MEDIDA DE CORTE 2:xxx cm
CONFIRMAR---

STATUS DE MEDIDAS: MEDIDA 1:xxx MEDIDA 2:xxx
CONFIRMAR----

NUMERO DE CICLOS: VARIAVEL (numero de etiquetas a cortar)
CONFIRMAR-----

INICIAR CORTE: Sim
CONFIRMAR---

Uma ultima questão, o arduino intrepreta a rotação do motor como medida em cm do genero 180º equivale a 10cm ou tenho de criar uma equação para o calculo da medida em cm.

Posso aceder ao lcd do arduino durante a execução do corte para checkar o status do corte e o contador de ciclos?

Desde já obrigado pela ajuda na execução deste projecto

freddycat:
Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta.

Eu tenho uma cicatriz de queimadura na mão esquerda por pensar assim...

O motor de passo não comunica a posição. Apenas são mais simples de fazer movimentos controlados. Daí teres de encontrar um sensor que te dê a posição do sistema. (pelo menos para o calibrares de início).

Depende da electroválvula...

Mais uma vez, o motor de passo não dá feedback da posição. Então tens decontar o número de passos dados pelo motor no programa. Isso é simples.

bubulindo:

freddycat:
Quanto as proteções tambem tou a pensar nisso mas como este é um prototipo a ser utilizado apenas por mim cá em casa não é algo que tenha já a ter em conta.

Eu tenho uma cicatriz de queimadura na mão esquerda por pensar assim...

O motor de passo não comunica a posição. Apenas são mais simples de fazer movimentos controlados. Daí teres de encontrar um sensor que te dê a posição do sistema. (pelo menos para o calibrares de início).

Depende da electroválvula...

Mais uma vez, o motor de passo não dá feedback da posição. Então tens decontar o número de passos dados pelo motor no programa. Isso é simples.

Bem acho que vou comprar já a chapa para fazer as protecções.... Mais vale prevenir né....

Ok então posso apostar em 2 motores dos que referi acima, o lcd shild que já tem botões, um botão de emergencia, um pot para definir a velocidade e numa electrovalvula para a guilhotina?

Que tipo de sensores aconselhas pois teria de ter ajustes na ordem dos 0,1cm....
Aqueles sensores magneticos que se poem no eixo do motor?

Já agora á alguma forma de confirmar e emular o codigo do arduino de forma a ir escrevendo o codigo enquanto ele não me chega pelo correio?