Medir consumo da bateria

Olá a todos, gostaria de saber oque tenho que medir para saber o consumo do meu carrinho, isso para dimensionar uma bateria de LIPO que eu tô afim de compar. O consumo do arduino e da placa L298N eu já sei, mas nos motores eu não sei como pegar estas informações. Já tentei usar o multímetro, mas com certeza devo estar fazendo algo errado pois não tenho experiência.

Segue as espeficicações do meu multímetro (Digital LCD XL-830):

DC Voltage: 200mV/2V/20V/200V ±0.5%, 600V ±0.8%
AC Voltage: 200V/600V ±1.2%
DC Current: 200?A/2mA/20mA ±1%, 200mA ±1.5%, 10A ±3%
Resistance: 200?/2K?/20K?/200K?/2M? ±0.8%
Display: LCD, 1999 counts
Fuse protection: F-200mA/250V

Se alguém puder me ajudar eu agradeço

Jo

O datasheet do L298 diz isto acerca de dois pinos: "Between this pin and ground is connected the sense resistor to control the current of the load."

Logo podes ver sobre diferentes condições qual o consumo dos motores.

Fala bubulindo, obrigado pela resposna, mas no manual da plaquinha que veio no meu kit (GeekOnfire.com is for sale | HugeDomains) não achei estes pinos. Se puder me ajudar a achá-los, eu agradeço.

Agradeço!!
Jo

jojorge01:
Olá a todos, gostaria de saber oque tenho que medir para saber o consumo do meu carrinho, isso para dimensionar uma bateria de LIPO que eu tô afim de compar. O consumo do arduino e da placa L298N eu já sei, mas nos motores eu não sei como pegar estas informações. Já tentei usar o multímetro, mas com certeza devo estar fazendo algo errado pois não tenho experiência.

Segue as espeficicações do meu multímetro (Digital LCD XL-830):

DC Voltage: 200mV/2V/20V/200V ±0.5%, 600V ±0.8%
AC Voltage: 200V/600V ±1.2%
DC Current: 200?A/2mA/20mA ±1%, 200mA ±1.5%, 10A ±3%
Resistance: 200?/2K?/20K?/200K?/2M? ±0.8%
Display: LCD, 1999 counts
Fuse protection: F-200mA/250V

Se alguém puder me ajudar eu agradeço

Jo

Consumo se mede em amperes. Quanto maior a corrente que a bateria possui, mais tempo ela aguenta, porém mais cara ela será.

No seu caso, você deverá utilizar o cabo do meio e da esquerda do multímetro, que é onde ele consegue medir até 10 amperes. Muito provavelmente seu carrinho não consome mais que isso.

Para utilizar o multímetro, coloque os cabos na ponta do meio e da esquerda, mude a posição do botão de girar apontando para 10A.

Para medir, você deverá utilizar o multímetro como se fosse um fio. Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio. Eu sugiro que procure um tutorial na internet. Deve ter algum vídeo do Youtube que explique isso. NUNCA coloque as duas pontas na bateria, pois pode queimar o fusível do multímetro, e ele não vai medir corrente até ser trocado.

Quando você aprender a medir corrente, anote o maior valor que você encontrar. Faça o carrinho andar e fazer várias coisas, e anote o maior valor.

O número depois da vírgula é en centenas de miliamperes. Vamos supor que o maior número que você anotou foi 1,6. Isso quer dizer que o carrinho consumiu 1600 miliamperes, e você deverá comprar uma bateria que forneça pelo menos isso.

Abraços

Fala Filantropic, agradeço a explicação.... vc já notou que eu não manjo nada né... tô me metendo a besta mesmo. Quanto as colocações que fez da bateria eu já li isso na internet e sei que não pode fazer, mas obrigado pela dica. O que não entendi é quando vc escreveu: "Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio". Quando eu tentei medir eu coloquei cada ponta do multímetro em um terminal do motorzinho (isso pq me falaram que sabendo de um motor é só multiplicar por 4, pq tenho 4 motores) e assim não deu certo.... então minha dúvida é aonde coloco o positivo do multímetro e aonde coloco o negativo do multímetro e qual escala destas devo selecionar:

DC Voltage: 200mV/2V/20V/200V ±0.5%, 600V ±0.8%
AC Voltage: 200V/600V ±1.2%
DC Current: 200?A/2mA/20mA ±1%, 200mA ±1.5%, 10A ±3%
Resistance: 200?/2K?/20K?/200K?/2M? ±0.8%
Display: LCD, 1999 counts
Fuse protection: F-200mA/250V

Quanto ao youtube, agradeço a dica, não tinha pensado em ver lá, vou procurar com certeza.
De qualquer forma te agradeço mais uma vez pela ajuda

Jo

Jo

Olá,
Cara, é o seguinte. Ao invés de medir a corrente do motor, meça a corrente do carrinho todo. Quando você mandar o carrinho fazer curvas, dar ré, acelerar, ou qualquer coisa diferente, você notará que a corrente dará um pico. É melhor medir a corrente do carrinho todo (motores + arduino + luzes + CI's etc), dando curvas, atrito no chão, forçando na parede, acelerando, e tudo mais. Se medir apenas 1 motor, você não verá o comportamento do consumo de energia do seu carrinho.

Vamos lá. Vou te explicar o que eu queria dizer quando eu disse "Uma das pontas deverá estar na fonte e a outra devera estar no equipamento, com o se fosse um fio"
Corrente é um fluxo de elétrons que passam pelo fio. Para medi-la, você deverá fazer com que este fluxo de elétrons passe por dentro do seu multímetro, como se ele fosse um fio, entendeu?
Para fazer isso, primeiro localiza a origem da energia. Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.
Independentemente de ser na fonte ou na bateria, ambos tem um positivo e um negativo. O que você tem que fazer é o seguinte. Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A, você deverá de alguma forma prender a ponteira vermelha no positivo da origem da fonte. Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Para testar, faça isso apenas com um motor. Com tudo desligado, ligue uma ponteira do multimetro no positivo da fonte/bateria e a outra ponteira do multímetro no positivo do motor (se tiver polaridade). O outro lado do motor você liga no negativo. O motor vai funionar e você verá a corrente que ele consome. Depois que você conseguir, tente fazer isso com o carrinho todo.

Lembrando que você não precisa se preocupar com qual lado da ponteira você colocará. Se você trocar os lados, o multímetro vai indicar a corrente com um valor negativo, mas vai funcionar normalmente.

Mas recomendo também que você veja uns tutoriais na internet para ter uma visão melhor.

Dei uma olhada rápida no Youtube e não vi nenhum tutorial simples e decente. Mas dê uma garimpada que você vai achar.
Caso você ache um tutorial que não troque as ponteiras na hora de medir a corrente, isto significa que a corrente que foi medida no tutorial é uma corrente pequena. Mas como você quer medir a corrente de motores, que é mais alta, você deverá trocar as ponteiras e colocar no 10A.

Abraços

Fala Filantropic, desculpe por não ter descrito melhor as circusntâncias, vamos lá.

Filantropic:
Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.

Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?

Filantropic:
Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (V?mA). Sempre usei ele no COM e V?mA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?

Filantropic:
Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Eu liguei os polos positivos e negativos desta forma:

Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?

Abradeço MUITO a sua ajuda, sei que isso deve ser básico pra vc, mas meu conhecimento de eletrônica é próximo de zero.

Valeu
Jo

jojorge01:
Fala Filantropic, desculpe por não ter descrito melhor as circusntâncias, vamos lá.

Filantropic:
Qual a fonte de energia que você está utilizando para alimentar seu carrinho? Você está utilizando uma fonte (ligando na tomada) com o arduino, ou está utilizando uma bateria? Acredito que você não esteja utilizando a USB, pois acho que a USB não aguentaria alimentar 4 motores.

Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?

Filantropic:
Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A

Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (V?mA). Sempre usei ele no COM e V?mA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?

Filantropic:
Ou seja, você terá que tirar o positivo da fonte do circuito, e liga-lo em uma ponteira. A outra ponteira você prenderá no equipamento, bem no local onde você estava colocando o positivo da fonte. Depois disso, ligue o multimetro e depois o equipamento. Você verá que o multimetro vai ler a corrente, e o equipamento vai funcionar normalmente, como se o multímetro fosse um fio.

Eu liguei os polos positivos e negativos desta forma:

Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?

Abradeço MUITO a sua ajuda, sei que isso deve ser básico pra vc, mas meu conhecimento de eletrônica é próximo de zero.

Valeu
Jo

"Sim, uso um "holder" com duas pilhas 18650 de 3,7v, num total de 7,4 volts só pra placa do motor, para o Arduino uso um outro "holder" com quatro pilhas AAA. Mas acredito que isso não será um problema, o consumo do arduino acredito que seja meio que padrão e até fácil de encontrar, acho que posso usar este valor como referência certo?"

Então o ideal é você medir a corrente da bateria dos motores.

"Com o equipamento desligado, e com as ponteiras no meio e na esquerda do multímetro, com a chave no 10A
Esta parte fiquei meio confuso, o meu multímetro tem três saídas, a da direita (10 ADC), do meio (COM) e da esquerda (V?mA). Sempre usei ele no COM e V?mA, vc tá falando pra eu usar no 10 ADC e no COM, é isso ?"

Isso mesmo. É a saída do meio e da esquerda que se utiliza para medir correntes de até 10 ampéres. Para pequenas correntes, você utiliza o multimetro com as ponteiras no meio e direita. No seu caso, você deverá colocar meio-esquerda e mover a chave até o 10A.

"Para ter a corrente, devo ligar a ponteira preta do meu multímetro no 10 ADC (direita) e a vermelha no COM (centro). Para medir a corrente faço assim, ligo a ponterira vermelha (COM) no lugar do fio vermelho que vem das pilhas 18650 e a outra preta do multímetro (10 ADC) ligo fio vermelho que vem das vem das pilhas 18650, ligo o multímetro coloco no 10 A e ligo o carrinho e mando ele fazer algumas coisas, o maior valor que o multímetro ler a minha corrente, é assim que devo fazer?"

Olha, tá meio confuso o que você disse, mas acho que você entendeu o que é preciso fazer.
Pelo que entendi, tem um fio vermelho que sai da bateria e que você liga no carrinho. Então o que você precisa fazer é tirar este fio do carrinho e ligar em uma das pontas do multímetro. A outra ponta do multímetro você liga no carrinho, bem no local onde você estava ligando o fio vermelho. É como se o multímetro fosse um fio.
Depois de tudo isso, ligue o multímetro, coloque-o na posição 10A e ligue o carrinho.
Caso o carrinho não funcione, é porque tem alguma coisa errada.

Caso consiga, dê seu feedback e nos conte o que aconteceu.

Abraços

Fala Filantropic , obrigado por toda atenção e ajuda que tem me dado.... o que entendi é exatamente o que vc descreveu.
Ontem não deu pra mexer nisso, mas vou ver se consigo fazer e com certeza deixo o retorno aqui para futura consulta dos amigos.
Quanto ao vídeo do youtube, achei este Como usar o múltímetro na função amperímetro para medir corrente em um circuito - YouTube acredito que dos que eu ví é o que mais se assemelha ao que vc descreveu.

Valeu!
Jo

jojorge01:
Fala Filantropic , obrigado por toda atenção e ajuda que tem me dado.... o que entendi é exatamente o que vc descreveu.
Ontem não deu pra mexer nisso, mas vou ver se consigo fazer e com certeza deixo o retorno aqui para futura consulta dos amigos.
Quanto ao vídeo do youtube, achei este Como usar o múltímetro na função amperímetro para medir corrente em um circuito - YouTube acredito que dos que eu ví é o que mais se assemelha ao que vc descreveu.

Valeu!
Jo

Sim, é o mais parecido. Só que você utilizará o 10A, e para isso será necessário trocar as ponteiras. Aguardarei resposta se conseguiu ou não.

Pessoal, desculpe a demora, fiz o processo como o colega Filantropic explicou e deu certo, mediu alguns picos de 0,68, mas estável em 0,62.

Agradeço a ajuda!!
Jo