Problema ao queimar o bootloader.

Pessoal, eu estou com um problema para queimar o bootloader... o meu chip é um ATMEGA168-20PU, estou usando o cabo paralelo para tentar queimar o bootloader e aparece a seguinte mensagem:

avrdude: Expected signature for ATMEGA168 is 1E 94 06
avrdude: AVR device not responding
***failed;
avrdude: verification error, first mismatch at byte 0x0000
0x00 != 0x07
avrdude: verification error; content mismatch

minhas duvidas são:
-Esse problema pode ser resolvido modificando configuraçõesdo arduino? quais seriam?
-Há algum jeito de queimar o bootloader com esse cabo, tipo outro programa. Se sim, como fazer para proteger o bootloader na memoria (não apagar ao carregar programa pelo Arduino)?

Osias, existe uma outra discussão aqui que é muito parecida com a sua. É a "Iniciante tentando gravar bootloader". Uma das sugestões feitas lá é a de retirar os resistores do cabo gravador.

Não posso afirmar se funciona, pois ainda não comecei a mexer com AVR, mas me parece fazer sentido.

Mas primeiro liga um led em série com um resistor de uns 330ohms na ponta do seu cabo gravador, aí aciona o gravador. Se o led não piscar, é porque o sinal não está chegando.

Comigo aconteceu o mesmo, e como foi postado no topico eu retirei os resistores e funcionou. A porta paralela da minha maquina aqui esta trabalhando com uma voltagem baixa.

Vai fazendo alguns testes ai pra voce localizar o seu problema.

Os leds é uma boa, usei aqui pra tirar a duvida se tava tudo ok...
Multimetro pra medir a corrente da porta paralela também é bom...
A voltagem tah certinha? Esta usando fonte boa?

Desculpem, eu equeci de falar que fiz isso de tirar o resistor, inicialmente o erro era idêntico (avrdude: AVR device not responding....), quando tirei os resistores, o controlador passou a responder, mas não grava, diz que o controlador pode estar incorreto e dá as informações que citei ali inicialmente... mas não está incorreto.

Se alguem souber como montar outro cabo, (para gravar atmega normal, não arduino) e como configurar os fuses para o bootloader, eu fico muito agradecido =/

Olá Osias,

Eu também sou novato em Arduino e tive alguns problemas para queimar o bootloader.
Na minha opinião vale tentar retirar os resistores do cabo paralelo apenas se realmente sua porta estiver oferecendo tensões "fora do esperado", afinal os resistores recomendados devem servir de algo, como por exemplo proteger o Atmega de sobrecargas? Não tenho certeza.

De qualquer forma a primeira coisa que deve olhar são as configurações do programa e da porta parelala na BIOS. Aqui eu só consegui gravar o bootloader depois de aplicar "Load default settings" na BIOS e seguir os passos descritos neste tópico: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1215568967/4

Basicamente instalar http://web.mit.edu/6.115/www/miscfiles/giveio.zip se é que já não tem. Inatalar o patch pro windows XP: (http://web.mit.edu/6.115/www/miscfiles/giveio.zip . Usando o programa Arduino pra gravar o bootloader deve também editar o arquivo preferences.txt na linha: upload.using=parallel no caso de querer gravar os sketches usando a porta paralela.

Mais uma vez: Não tenho certeza mas creio que usando a porta paralela, se você grava um sketch, ele sobrescreve o bootloader e vice-versa. De qualquer forma gravando o sketch desta forma você não precisa mais de um bootloader.
Mais uma vez sem 100% de certeza mas: Tive a impressão depois de ler alguns posts que recomenda-se que você grave o bootloader antes de tentar gravar os sketches, e então fica a pergunta: Gravando o bootloader isto configura outros aspectos do Atmega que devem fazer parte permanente de sua configuração?

Atualmente estou rodando uma configuração muito básica do Arduino na protoboard... por incrível que pareça ainda não consegui o capacitor não polarizado e o indutor aqui na minha cidade pra poder montar o Severino logo de vez.

Espero ter ajudado.

Rodrigo

Apenas complementando, no link do post que passei o Adilson Akashi reporta: "If your Atmega IC was empty (i.e. you never burned the bootloader on it), you must change the fuses on it to make it work fine. If you're not an expert, I think the easiest way to do it is burning the bootloader."

Posso estar interpretando mal mas dá a entender que se seu Atmega estiver virgem de tudo é necessário gravar o bootloader antes de mais nada.

Estou tendo problemas para gravar o bootloader no Severino...qual o hex correto para usar com o Severino?
E onde consigo o capacitor eletrolitico não polarizado? por aqui (Manaus) não consegui achar ele...
se puderem me enviar o hex correto para meu email...agradeço desde já... jwildes@hotmail.com
E qual a versão da IDE a ser usada com o Severino? 0011 ou 0017?