Ajuda  Sensores,como receber dados por RF e wi-fi?

Olá a todos e o meu primeiro post e não ira ser o ultimo ;D

Eu sou iniciado no arruino e toou com umas duvidas e necessito de ajuda para me orientar pretendo

receber dados dos seguintes sensores:

Temperatura;
Humidade;
Pressão atmosférica;

Direçao do vento;
Velocidade do vento;

Estou a pensar em começar primeiro com os sensores de temperatura,humidade e pressão atmosférica e por ultimo os sensores de vento.
E receber os dados no Pc via Cabo wireless mas preferia que fosse por RF.

Qual O arduino mais indicado para utilizar e os componentes?

A maneira de receber dados por RF ,wireless e e igual a por cabo?

Como receber dados por Wireless e RF?

Toda a ajuda e bem vinda Obrigado :slight_smile:

Que tipo de sensores estás a falar?

Normalmente os sensores dão diferentes tipos de sinais na saída. Tensão, corrente, resistência ou pulsos de tensão são os tipos mais comuns de saídas de sensores.

Assim sendo para enviar dados para o PC pelo "ar", precisas de uma placa que converta o sinal vindo do sensor para formato digital e depois o envie do métoco que preferes. (wireless ou RF). Para tal, necessitarás dum arduino ou algo semelhante por sensor.

Depois na parte do PC tens várias hipóteses. Se usares wireless, basta teres o PC ligado na mesma rede e podes programar uma espécie de servidor que receberá as ligacões de cada sensor e recolherá os dados.
Podes, se tiveres um servidor php, criar um script que insira os dados enviados pelo sensor para uma base de dados, podendo depois fazeres uma interface para mostrar os dados online.
Se utilizares RF, podes ligar um arduino com uma antena RF para receber os dados e por porta série enviá-los para o PC.

Se usares RF com umas XBee, existe a possibilidade de ligares o PC directamente a um receptor/emissor de RF e comunicares com os sensores sem um arduino no lado do PC.

Comunicar por wireless será mais simples, uma vez que cada sensor terá o seu endereco único. Se comunicares por RF, tens de descobrir uma forma de evitar que os sensores comuniquem ao mesmo tempo e interfiram uns com os outros... ou seja, terás de ter um esquema em que o computador inicia as comunicacões com os sensores, enquanto que no esquema wireless a comunicacão pode ser feita simultâneamente.

Ajudei?