Comunicação entre 4 arduinos (ou pelo menos 3)

Boa tarde.

Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre redes de sensores sem fio onde a ideia é utilizar o arduino como os nós dessa rede.

Eu tenho no momento:
1 placa do Arduino uno ( tenho acesso a mais 6 que são da faculdade)
1 placa Ethernet Shield com Wiznet W5100
1 modem TP-Link TL-WR702N
Alguns sensores de temperatura (DTH11), luminosidade (LDR) e de detecção de fumaça (MQ2)

Com isso eu consegui somente estabelecer uma conexão serial entre duas placas do arduino. Não consegui fazer o modem da TP-Link funcionar, apesar de acreditar que a configurei corretamente. Todo que fiz pode ser conferido nesse vídeo que usei na apresentação do TCC-I em que felizmente consegui ser aprovado: Conexão entre dois arduinos - YouTube

Agora estou me preparando pra adquirir mais material para terminar o projeto.

A ideia é ter 4 arduinos no projeto:

  • 3 deles serão conectados aos sensores e enviarão dados de maneira sem fio para um arduino que irá servir como um "estação base";
  • 1 deles (a estação base) será conectado ao W5100, recebera os dados dos demais arduinos e os enviara para a internet;

O problema é justamente fazer essa conexão sem fio. Um amigo me recomendou utilizar o Xbee. No caso, me disse que precisaria dessas duas placas:
http://www.aliexpress.com/item/Freeshipping-XBee-Zigbee-Shield-RF-module-wireless-expansion-board/1334484540.html
http://www.aliexpress.com/item/XBee-1mW-Wire-Antenna-Zigbee-Wireless-Controller-Module-100M-for-Arduino-FZ0450-Free-Shipping-Dropshipping/828261321.html

A questão é, qual a quantidade dessas placas que preciso para o projeto (caso de pra fazer com elas)? São uma de cada por arduino? No caso 8 delas?

Ola alcides
Vi o teu video e nao querendo desfazer o que fizeste, não gostei propriamente de ver que apenas ligas um fio entre os arduinos, então e a massa que coloca os dois arduinos ao mesmo referencial?
Por acaso isso funciona porque deves estar a alimentar ambos pelo mesmo pc e as massas estao a ser feitas nas pontas USB, mas isso assim nao e esclarecedor
Para alguns utilizadores isso vai leva-los a pensar que apenas necessitam de um fio para fazer a comunicação, o que não é verdade.Por acaso no teu exemplo tens os arduino a uns 10 cms um ao lado do outro mas que rede real isso representa no mundo real?
Digo te isto porque imagina que eu sou o teu professor e te digo, entao agora quero um arduino numa ponta da casa e outro noutra, um a ler temperatura e outro a ler humidade. Agora o desafio é real e desafiante do ponto de vista técnico.
Agora voltando a tua questao sobre os Xbees, sim podes usa-los (necessitas de 1 por cada arduino) mas tens alternativas mais baratas.Compra uns nrf24l01 da Nordic que são muito bons e baratos.Em termos de distancia penso que o Xbee é melhor mas o preço vale bem a pena comprar uns quantos e fazer uma rede com eles.
Bons estudos amigo

Então Hugo, concordo com você sobre o vídeo. Na verdade esse vídeo ali era só pra provar pra minha banca do TCC que eu tinha feito algo em relação ao trabalho prático e que eu conseguia fazer os Arduinos se comunicarem de alguma forma. Sei que ficou bem tosco e tudo mais, mas a ideia do trabalho é longe de ser aquilo, o foco é fazer tudo sem fio mesmo.

Agora em relação NRF24L01 eu fiquei impressionado em relação ao custo.

Com apenas um desse em cada Arduino eu posso fazer a comunicação sem fio sem problemas então?
O range do NRF24L01, de 100 metros, é mais que suficiente para o que eu preciso, e o custo é sensacional.

Cara, se essa solução der certo eu vou fazer uma economia gigantesca. Muito, mas muito obrigado mesmo.

Nota que o nRF tem algumas limitações...

Vê a thread sobre automação doméstica (provavelmente a única thread com mais de 20 páginas no fórum) e tens lá imensa informação sobre os nRF.

Então dei uma olhada no tópico sobre automação doméstica e me ficou uma dúvida.
Só poderei fazer conexões ponto a ponto com os nRFs?

Sim... Mas um que esteja a "ouvir" pode ouvir de mais de um emissor. Mas nunca ao mesmo tempo.

Pesquisa por XBee, mas o preço é desanimador.

O preço do Xbee realmente desanima. Vou ter que me virar com os nRFs mesmo.
Vou botar um ouvindo os outros três. Uma pena que não possa os três ao mesmo tempo, vou ter que programar de um modo que eles enviem um de cada vez. De resto acho que não tem nenhuma outro limitação que seja muito critica ao meu projeto.

Bom, vou esperar eles chegarem e testa-los e dai posto como ficou o sistema aqui no tópico. Muito obrigado pela ajuda.

Procure pela biblioteca RF24Network. Ela faz tudo que você precisa.

Na verdade, como sua aplicação é bem simples, nem precisa usar essa biblioteca. Os nRF24L01+ podem ouvir 6 canais ao mesmo tempo, e enviar comandos para um canal. O grande lance é que você pode mudar os canais a qualquer momento (geralmente o de envio de comando).

Mas recomendo a biblioteca RF24Network. Ela facilita bastante a comunicação multi ponto, ficando parecido com os XBees.

Você conseguiu fazer a comunicação , estou precisando fazer o mesmo que você , mas até agora não estou conseguindo ja procurei bastante na internet , mas tem poucos arquivos sobre nRF24L01, se poder me ajudar te agradeço!