Automação Residencial

Não é ser partidário... é a solucão óbvia para quem quer automatizar algumas coisas dentro de casa.

Na minha opinião, o motivo pelo qual os entusiastas do Arduino acham que os módulos são caros é por verem que um Arduino (clone) custa cerca de um terco dum módulo X10 e julgarem que adaptar o Arduino para a funcão do módulo X10 se faz por outro terco do preco. Se é possível, sim... mas não é testado para os níveis de qualidade dos módulos X10 e teria de ser feito em quantidades bem maiores do que alguém usaria numa casa para justificar o preco. E mesmo assim ainda teria de adaptar a instalacão da casa já que não conseguiria meter os módulos dentro de caixas de derivacão normais.

O X10 resolve isso tudo e ainda permite a ligacão com um módulo central de controlo de toda a rede. Tenho um amigo meu com uma casa automatizada com X10 que tem um computador com uma folha Excel e um software freeware a gerir a activacão dos módulos.

Eu próprio estou a pensar fazer algo semelhante (provavelmente com um Arduino) para automatizar certas tomadas da casa (a tomada com a televisão e carregadores, por exemplo) e luzes... Eventualmente aquecimento... mas ainda tenho de esperar um pouco por isso.