[NOVATO] Ajuda com Sensor de Movimento

Boa noite pessoal, fiquei meio em dúvida com o título, mas ai vai a minha dúvida:
Eu nunca mexi com o arduino e pretendo comprar meu primeiro kit para iniciar no hobby, e meu chefe no trabalho pode pagar meu primeiro kit caso eu faça um trabalho para ele, eu não acredito que seja difícil mas preciso saber se é possível:
Preciso fazer um contador de sementes (milho, soja, sorgo, etc...), então basicamente preciso ter certeza de duas coisas:

  • Existe algum sensor que possa fazer isso? a semente passará uma-a-uma por um cano retangular de 5x5cm +/- (aonde o sensor deve ficar alocado).
  • Em alguns casos passarão cerca de 30 sementes por segundo, ou seja, preciso de tempos de resposta inferiores a 30ms, o microprocessador do arduino é capaz de entregar isso?

Para aproveitar o tópico, podem me dizer se o kit abaixo é uma boa opção para começar:

Agradeço a atenção e torço por uma resposta positiva sobre o projeto, Obrigado!

Thiago

Esqueci de comentar que apesar de eu não possuir experiencia com eletrônica eu tenho experiencia com programação.
A minha situação no momento é apenas para tentar ganhar 50 dolar para me ajudar, e ano que vem irei começar o projeto citado depois de executar projetos mais simples para aprender a lidar com a placa (por isso quero um kit).
Só para você não pensarem que sou um sem noção qualquer.

Abraço.

um sensor de infra-vermelhos parece-me ser a tua melhor hipótese.

http://www.pages.drexel.edu/~pyc23/ir_sensor.html

Se a semente passar, perde-se o "contacto" óptico e podes contar isso. Terás de prestar atenção à electrónica e capacitâncias do circuito antes de ligares ao arduino com essas velocidades. Mas deve funcionar. :slight_smile:

Achei um sensor que parece bom para o que eu preciso:

Pois como terão sementes muito pequenas posso colocar um sensor em cada parede para garantir que o sensor capte a passagem da semente.

E quanto ao kit que eu apresentei:

É uma boa opção para começar? O fato de não ser um arduino UNO Rev3 pode me prejudicar de alguma forma?

Obrigado pela atenção.

O facto de não ser a placa oficial, tem como problema a qualidade, ou garantia de qualidade.

Segundo sei, as placas oficiais são testadas, os clones como esta podem ou não ser testadas e algumas não usam os componentes correctos. No entanto diria que a diferença de preço costuma valer o risco.

Muito do que está nesse kit não vais usar, e se calhar vais precisar de coisas que não estão aí. Não será mais simples e barato comprar a placa e componentes?

Até pensei em montar o próprio, mas acho que vou comprar o pronto pela praticidade e pela interface USB já montada.
Quanto ao kit, realmente não parece uma boa ideia.

Vou montar um kit por 34 dolares:
-Arduino UNO R3 (15,20)
-Breadboard (3,10)
-Kit de LEDs (4,50)
-Sensor de Temperatura (2,80)
-Buzzer (1,90)
-Real Time Clock (3,60)
-Sensor de Umidade (3,10)

Os cabos, capacitores e etc. só são vendidos em grande quantidade na DX, então vou comprar em eletrônicas por aqui.
Com isso eu já consigo executar alguns projetos simples que tenho em mente para depois fazer o contador de sementes.
Fiquei interessado em um livro chamado "Arduino Básico", você recomenda?

Obrigado pela ajuda,
Thiago