Luminária RGB com Arduino e Android

Olá pessoal,
juntamente com Andre Oliveira, do EuAndroid.com.br, criei um projeto de uma luminária RGB controlada por celular.

O Andre desenvolveu uma aplicação para Android em que o usuário seleciona uma cor na paleta de cores e então faz um request HTTP com os valores RGB da cor.

O request HTTP é recebido por um Arduino com EtherShield (controlador Ethernet), que interpreta a cor recebida e utiliza PWM para controlar a intensidade luminosa de três LEDs (vermelho, verde e azul). A aplicação em Android envia os dados via Wi-Fi para o roteador da minha rede doméstica, que então encaminha os pacotes para o Arduino, via Ethernet.

O sistema pode ser modificado para que o controle seja feito via Internet (utilizando a conexão 3G do celular, por exemplo).

Os códigos bem como o esquema elétrico (que é bem simples) estão disponíveis no repositório luminaria-rgb em minha conta no GitHub.

Utilizamos uma biblioteca Ethernet modificada que estou desenvolvendo - essa biblioteca dá suporte ao controlador ENC28J60 (a oficial do Arduino só dá suporte ao controlador W5100). O código dela está disponível no repositório Ethernet_ENC28J60 em minha conta no GitHub.

Infelizmente não tiramos fotos no decorrer do projeto, porém foi bastante simples: apenas ligamos o circuito a uma protoboard, encaixamos o shield Ethernet no Arduino e colocamos tudo isso dentro de uma luminária já existente.
Segue um vídeo explicando o uso e construção do projeto:

Para ver mais detalhes do projeto, como fotos e um podcast, veja o post no blog EuAndroid.

E para quem quiser aprender a fazer projetos como esse, fica a dica para conhecerem o Curso de Arduino! Tem uma turma aberta para maio em São Paulo e em breve abrirei turmas em outras capitais.