Automação residencial em módulos

LegendBR:
Normal, com soquete, para poder programar sem muito problema, caso queira adicionar funcionalidade, etc.

Vou ver se monto hoje e tiro uma foto.

Please. please, please... :slight_smile:

"Montei" a placa (sem soldar) com os componentes principais, faltando apenas resistores, diodos, etc. As fotos estão em anexo.

Nesse primeiro protótipo, tenho a leitura de 6 botões e controle de 2 relés optoacoplados. Na parte inferior, conecto dois cabos de 4 vias (12v, gnd e o par de linhas de comunicação do RS-485). Nas placas da extremidade, um desses terminais deve ser fechado com um "jumper" de 120 ohms.

A outra foto é da placa em uma caixa 4" x 4" (está apertado, mas a placa é um pouco menor, faltou cortar uma parte). A ideia é passar a fiação "lógica" de uma lado dessas caixas, e a fiação de energia do outro lado, as duas se encontrando nessa caixa.

Depois acabei fazendo um outro protótipo, onde tenho acesso a 6 "botões" (podem ser saídas PWM, entradas de sensores, o que for digital, entrada ou saída, com alimentação 12v ou 5v, selecionável por jumper), 3 entradas analógicas e controle de 4 relés, através de módulos externos como este. Assim, a placa fica mais simples, e as possibilidades ficam maiores, podendo controlar até 4 relés, ler 6 botões / sensores digitais / controle PWM e 3 sensores analógicos.

Anexei também os esquemas dos dois.

Comentem :).

edit: mardden, depois vou tentar sua dica de segurar o ferro por 3-4 minutos. Tinha lido em outros tutoriais que 20 segundos eram suficiente, que se deixar muito pode criar bolha, etc. Mas também mandei fazer na china, 28 dólares por 10 pcbs 5cm x 10 cm e 5 pcbs por 24. Quando chegarem, decido o que ficou melhor, escolho a melhor opção, e mando fazer o resto das pcbs.

LegendBR,

Esta ficando bem interessante.

  1. o espelho com os botões, como vai ficar? vai usar botão mesmo ou um touch screen? tem um touch de 3.5" (o mesmo usado no nintendo ds) que custa baratinho. fica a dica. imprime os botões num papel gloss e coloca o touch em cima com led em backlight. Ou melhor ainda, coloca um lcd.

  2. na imagem dos esquemas vi que você usa malha ground. Acho que com ela, confeccionar a placa no esquema de transferência térmica fica mais difícil acertar.

  3. não vi o cristal 16MHz, esse projeto não usa cristal?

  4. vai gravar o firmware com bootload?

  5. os componentes você encontrou todos aqui em aracaju ou pediu via internet? aqui só conheço uma eletrônica no centro e outra no siqueira que tem as coisas, se não acho nelas desisto de procurar.

  6. as placas que mandou fazer na china, precisou gerar o gerber ou mandou apenas o projeto do eagle?

  7. a segunda opção de pcb com espaço para módulo extra é bem interessante se for usar caixa 4x4.

Manda mais atualizações do seu projeto. Estou gostando.

  1. Estou pensando em usar o esquema postado no blog do Elétron Livre mesmo, gostei da aparência, dá para colocar também uns botões para controlar dimmer de led... só falta descobrir um local em que possa mandar fazer as placas de acrílico;

  2. Talvez fique mesmo... vou fazer um teste sem ela depois, as vezes ajuda mesmo!

  3. O ATMEGA328P não precisa de cristal, é possível utilizar o "clock interno" de 8 MHz. Como não é preciso mais do que isso (as instruções são simples), economizo espaço;

  4. Gravei o bootload do Arduino nos ATMEGA328P, já consegui fazê-los funcionar como se fosse um Arduino;

  5. Rapaz, aqui é difícil de encontrar mesmo, né? Tenho comprado no Solda Fria, que tem e-Sedex por um preço legal. Mas depois, quando for fabricar as placas, vou comprar no eBay mesmo;

  6. Precisa gerar, mas o site tem os arquivos e o passo-a-passo explicando como faz, não encontrei muito problema não;

  7. A primeira opção também dá para utilizar em uma caixa 4" x 4", pois ela é um pouco menor na realidade. Mas também gostei mais da segunda opção.

Gostaria de ter mais tempo para desenvolver o projeto, mas estou tendo que deixar em standby por enquanto, senão a construção da casa complica, hehehe. Enquanto os componentes que comprei não chegam, acho que vou dar um foco na comunicação via rede, interface, etc.

Você está construindo ou reformando? Se quiser marcar para a gente se encontrar e trocar umas ideias, manda uma MP ;).

Muito bom mesmo. :slight_smile:

Uma questão, chegaste a pensar em usar um processador menor? Isto é, com menos pinos que o 328?

Pensei em utilizar um mais barato, o ATMEGA8, mas fiquei na dúvida se ele seria compatível com a placa, se teria capacidade para o programa, etc. Mas com menos pinos não cheguei a pensar, tem alguma opção, mantendo o código em Arduino (não estou com tempo de aprender programação PIC, etc.)?

Vejo aqui sempre que tem um novo post, muito interessante o trabalho e as discussões de vocês. Parabéns! :wink:

Vamos ver se na casa nova eu arrumo tempo para fazer essas brincadeiras também :sweat_smile:

Parabens pelo teu projecto LegendBR
A board ficou fixe porem tenho algumas sugestoes para ti para talvez numa proxima Rev a possas melhorar
Porque nao dotares a placa com um interface ICSP?
Assim programar o chip e mais facil pois nao necessitas de o remover e eventualmente danificar os pinos.
Tambem o uso do bootloader a meu ver fica desnecessario visto que na board final ja nao vais usar uma porta serie para enviar o programa e assim quando ligas o avr o programa entra logo em funcionamento sem o delay inicial que existe com o bootloader.
Tambem reparei que na board nao colocaste holes para eventualemente fixares a placa com parafuso em alguma parte.Da muito jeito no final para a fixar.
Vai dando mais novidades sobre o andamento do projecto

Ou, tendo em conta o número de pinos necessários para usar o ICSP, meter as ligacões do porto série para fazer download do programa.

Eu também não pesquisei se existem chips com 16k e menos pinos (20 ou 16 por exemplo), mas no teu caso e como não me parece que tenhas feito a placa de forma a adicionar mais hardware, o espaco poderia dar jeito.
Em tempos (vai para 10 anos), trabalhei numa empresa onde eles tinham uma espécie de mola com uns contactos que iam dum lado ao outro e que colocavas sobre o chip para teres acesso aos pinos. Tentei encontrar algo similar na net, mas não encontrei. Basicamente com isso, punhas a mola em cima do chip, ligavas um FTDI ou o gravador para AVR nos contactos correctos e fazias download do programa. Não é ideal, mas seria outra opcão para gravar o programa.

Achas que a placa vai aquecer muito dentro da caixa sem ventilacão?

Outra coisa que podias ter feito (mas não sei se terá remotamente algum interesse) era colocares um cristal de 32kHz nos pinos onde costumas colocar o cristal de 16MHz e criavas um RTC dentro do AVR. :slight_smile: Eu tenho uma biblioteca para isso se precisares.

Tive a ideia do ICSP depois de postar aqui, hehehe. Acho que vou fazer isso mesmo!

Sobre o bootloader, ainda não entendi muito bem o funcionamento do mesmo... na minha ignorância, eu achava que tinha que ter o bootloader "queimado" no chip ATmega328 para que o código do Arduino funcionasse. Isso se aplica, ou não?

Os buracos para parafusos achei desnecessário, pois as placas vão ficar em uma caixa de eletroduto, não tem necessidade de fixar a placa, e nem tem como, pelo menos não facilmente. Mas talvez seja interessante mesmo, vou deixar um espaço para os parafusos.

E espero que a placa não aqueça dentro do eletroduto fechado! Vou evitar ao máximo o consumo de corrente de 5v, que precisará passar pelo LM2576 para converter de 12v para 5v, que acredito ser o componente que tem maior potencial de aquecimento.

Nem sabia que era possível ter um RTC com o Arduino, mas já comprei um chip (DS1307) para ter um RTC a parte, para alimentar o Master com data e hora corretas, independente da falta de energia.

Quando tiver novidades, posto aqui =D

Como é um relé, acredito que não aqueca muito... mas ainda assim, convém ter isso em atencão.

O ICSP é sempre aquela coisa... são mais 2 contactos que tens de criar, e depois tens de garantir que não colocas o ligador ao contrário ou podes queimar algo (eu já queimei uns dois gravadores da ATMEL à custa disso). A solucão costuma ser a utilizacão duma ficha com 8 ou 10 pinos e criar uma chave. Ou seja, enches um dos buracos (sem uso) da ficha fêmea com cola e cortas o pino correspondente no macho. Assim garantes que nunca vais meter os fios ao contrário.

O bootloader não tem esses problemas.

Algo a ter em conta, no entanto, é que se usares o ICSP podes baixar a frequência do relógio do AVR (ou seja, diminuir a potência consumida). Mesmo usando o oscilador interno, existe um fuse que divide a frequência por 8, então o chip correria a 1MHz. Isto porque a tua aplicacão pode não se dar bem com modos sleep... Então sempre ajuda a baixar a potência dissipada.

Sim, podes criar um RTC com o chip da ATMEL, mas infelizmente não com o Arduino (o Arduino já lá tem um cristal). No entanto, nas tuas placas podes ter isso. Eu vou tentar meter um tutorial no meu site sobre essa biblioteca e faco update do post. eh eh

Podes usar o código e a IDE do Arduino com ou sem bootloader. :slight_smile:

Pessoal,

Uma ideia para o interruptor:

http://playground.arduino.cc//Main/CapacitiveSensor

No lugar de botões ele usar o arduino como sensor capacitivo. Gostei muito dessa solução.

LegendBR,

Estou construindo. O estágio atual é: estrutura, laje e telhado concluídos. Próxima fase é o reboco e contrapiso que deve iniciar semana que vem. Em paralelo esta sendo feito a instalação elétrica e rede de dados. O eletricista esta preparando na rede de dados apenas a passagem de conduites, eletrodutos, caixas e fios. O resto é comigo. Ainda não implementei nada, estou na fase de testes. Esse projeto do interruptor capacitivo acabou de mudar completamente a direção que estava seguindo. A principio eu iria usar os interruptores OneTouch com tri-way e iria controlar as lâmpadas com arduino via tri-way. Tinha o desafio de saber quando estavam ligadas ou não (que estava quase pronto). Agora vou iniciar os testes do sensor capacitivo e ver se dá certo. Achei bem simples e bonita a solução do espelho.

Pow, aí sim, hein? Esse ficou muito bonito, show de bola!

Quando tiver um tempo vou comprar o material para testar esse sistema. Mas será que a CapSense lib precisa de um par de pinos para cada botão? Eu não poderia colocar uma saída única com várias entradas? E também não ficou muito claro para mim como ele fixou o espelho no local (não vi nenhum parafuso, nem nada, será somente cola?

Ai, ai, como queria mais tempo para poder brincar com essas coisas...

No seu caso, os arduinos vão conversar entre si? Sua intenção é simplesmente three-way, ou vai ter uma central também?

Em termo de material: um arduino e 10 resistores de 1M. vou amanhã em uma eletrônica comprar as resistências.
Ele fixou o espelho com fita dupla face 3M. Ainda tenho dúvida se vai segurar em parede pintada (porosa), mas qualquer coisa coloco uma tirinha de piso pra fixa a dupla face. As telas dos ipads e iphones são todas coladas assim, tanto que para remover me disseram que usam soprador térmico.

No meu caso os arduinos vão conversar entre si. Na ideia original seriam apenas 2 arduinos mega com ethernet e um hardware com linux (talvez um raspberry).
Mas agora com essa ideia de capacitive touch muda tudo. Será 1 arduino por interruptor mais 1 mega como mestre.

Até onde entendi (não li o código todo ainda) o CapSense usa um par de pinos sendo que um dos pinos é em comum para os outros. Ou seja,
3 botões usam 4 pinos.

Acabei de fazer e testar um capacitive touch.

Fiz o espelho do interruptor com vidro fume 4mm, adesivo preto e cortei o círculo com um estilete circular.
No arduino usei o exemplo que vem na lib do CapacitiveSensor com uma modificaçãozinha para acender um led.
O esquema elétrico é:
entre os pinos 2 e 4 coloquei uma resistência de 2Mohm (1M+1M);
o pino 2 é ligado em um pedaço de alumínio circular e colado no fundo do espelho bem atrás do círculo que representa o botão;
o pino 8 liguei um resistor 330ohms e na outra extremidade do resistor liguei um led (para simular um relé).

Agora é encontrar uma vidraçaria com qualidade que faça o arredondamento do vidro.
As possibilidades para fazer o espelho são muitas, você pode trocar o adesivo, cortar o desenho que quiser etc.

Referências:
http://playground.arduino.cc//Main/CapacitiveSensor?from=Main.CapSense

Estou no trabalho, e não tenho acesso ao youtube. Com os 2 MOhm funcionou legal? E com 1 MOhm, você chegou a testar? Será que em um vidro de 10 x 5 cm daria para colocar 6 botões? Esse estilete circular você achou aqui em AJU mesmo?

LegendBR,

Com 2Mohms ficou bom no vidro de 4mm. 1Mohms praticamente você precisa tocar no fio. Quanto maior a resistência maior é a distância entre o dedo e o sensor para ativar o circuito.
Ex.: com 3Mohms a 1cm do vidro já ativa o led. Ajustes mais finos podem ser feitos via software.
Acho que é possível sim colocar 6 botões em 10x5cm. Vai dar um trabalhinho extra para encontrar a capacitância e valor de disparo (via resistência e software) por que estão muito próximos.
O estilete achei na Eldorado Casa de Arte (http://www.eldoradocasadaarte.com.br/) aqui em Aju mesmo.

Beleza, vou ver se compro os materiais para realizar uns testes.

Qual a eletronica aqui em AJU que encontro resistores de 1 MOhm e 10 MOhm?

Resistência de 1M e 10M são muito comuns. Qualquer eletrônica no centro você encontra. lembre que aumentando a resistência aumenta a sensibilidade.
Com 10Mohms você vai transformar o interruptor num theremin :smiley:

hehehehe, pode ser mesmo, mas também vou diminuir o círculo de papel alumínio, então pode acabar compensando, hehehe.

Mas qual eletrônica do centro é a melhor, que tem mais componentes? E que funcione dia de sábado.