rele de 12v

Pessoal, eu "dessoldei" 4 reles que eu encontrei em várias coisas aqui em casa, bagunça mesmo. Todos são de 12v e com total certeza 2 estão funcionando. Todos são de 5 pinos. Igual a esse:

Bom, minha dúvida, após vasculhar a internet toda, é como eu poderia montar um esquema com o Arduino? Eu sei que tem como, porém não estou conseguindo, e nem é falta de materiais, eu tenho aqui transistor bc548, diodo, resistores... o problema é que não consigo montar. Já tentei de várias formas, porém não consigo.

Alguém teria algum esquema simples ai pra ajudar um noob? Eu quero acionar um motor DC.

No caso, teria 2 cargas, 1 para o motor e outra para o rele. O transistor ficaria controlado pelo Arduino, correto?

Se alguém puder ajudar ai, valeu.

banqueiro:
Pessoal, eu "dessoldei" 4 reles que eu encontrei em várias coisas aqui em casa, bagunça mesmo. Todos são de 12v e com total certeza 2 estão funcionando. Todos são de 5 pinos. Igual a esse:

Bom, minha dúvida, após vasculhar a internet toda, é como eu poderia montar um esquema com o Arduino? Eu sei que tem como, porém não estou conseguindo, e nem é falta de materiais, eu tenho aqui transistor bc548, diodo, resistores... o problema é que não consigo montar. Já tentei de várias formas, porém não consigo.

Alguém teria algum esquema simples ai pra ajudar um noob? Eu quero acionar um motor DC.

No caso, teria 2 cargas, 1 para o motor e outra para o rele. O transistor ficaria controlado pelo Arduino, correto?

Se alguém puder ajudar ai, valeu.

Cara, eu to meio enferrujado em eletrônica. Fiz um curso técnico 8 anos atrás, mas nunca trabalhei na área.
No entanto, acho que posso te ajudar um pouco.
O arduino trabalha com 5 volts. Estes 5 volts podem ser utilizados para "ativar" um transistor para que ele deixe passar uma corrente para o relé.
Para isso, será necessário que você tenha uma fonte de 12 volts, que é a voltagem do relé.

Acabei de fazer uma pesquisa na internet, e você deverá fazer conforme a figura 4 deste link

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/597-como-funcionam-os-reles.html?showall=1

Onde está escrito sinal de controle, leia-se saída do arduíno. O resistor a ser utilizado que não sei o valor, mas ele não precisa ser de um valor baixo. Procure um resistor de cerca de 30k. Se você não sabe ler resistores, procure na internet que você acha.

Olhando para seu resistor BC548 de frente para você, a ordem dos terminais dele é CBE (coletor, base, emissor). Lembre-se disso. Na imagem do link que te passei, o arduíno está ligado na base (meio). A setinha do transistor é o emissor (direita), e o relé está ligado no coletor(esquerda). Não troque pois há chance de você queimar algo.

Obviamente, a fonte que estará ligada ao relé deverá ser de 12 volts.

Leia todo o artigo do link, que poderá ajudá-lo.

PS.: Dependendo da corrente do motor, talvez seria melhor utiliza-lo com um transistor mais possante. Tem transistores que aguentam mais corrente que o BC548, e talvez seria melhor utiliza-lo no lugar de um relé. Mas primeira faça o que você está tentando fazer para ganhar experiência.

Abraços

Outra coisa, cara. Você foi o criador da postagem de soltar o botão para parar o som:

http://arduino.cc/forum/index.php/topic,122974.0.html

Deixe seu feedback para que outras pessoas saibam se funcionou ou não, enriquecendo o forum.

Abraços

Opa, valeu cara. Desculpa ai o outro tópico. Vou responder lá e ler o que você passou, muito obrigado mesmo.

Voltei. Então, pelo que eu vi, eu estou fazendo as ligações corretamente. Porém, no lugar de ligar os 5v no arduino (Os 5v do rele) eu estou ligando em uma fonte separada. O Arduino só ficaria com a função de quando eu apertar o botão, ele liberar sinal para a base do transistor e ela deixar passar o sinal para acionar o rele.

Veja o esquema abaixo, ele é praticamente uma foto do que eu estou fazendo no momento:

PS: Quando eu pressiono o botão que está na protoboard, todas as luzes do arduino se apagam, é como se eu estivesse resetando ele. Após isso acontecer algumas vezes, eu parei pois fiquei com medo de queimar, mas nada nele foi danificado pois fiz outros testes e está tudo ok.

Ahh, detalhe, quando eu ligo tudo direto, sem passar pelo Arduino, ele funciona como eu quero. Tipo:

Sim, eu retirei o diodo in4007 e o resistor, pois com eles, não funcionava nada.

Porém meu Arduino não está com defeito pois eu consigo enviar códigos para ele e outras aplicações funcionam normalmente.

Os materiais utilizados são:

Diodo 1n4007
Transistor BC 547
Arduino UNO
Rele 12v
Cargas externas para o Rele.
Resistores 10k

Alguma luz por favor.

No teu primeiro esquema estavas a fazer um curto circuito à fonte sempre que pressionavas o botão. Que esperavas ao ligar o VCC e GND ao botão?

O segundo esquema tem o mesmo problema... Estás a fazer um curto na fonte, quase de certeza.

Já agora... um relé de 12V pode precisar de 12V ou então mais corrente que a pilha consegue fornecer e não verás nada mesmo que ligues tudo como deve ser. O que não é o caso aqui.

Para veres como se faz:

Imgur

Valeu pelos links, eu vou ver todos.

O rele está com uma bateria de 12v e não de 9v, ai no desenho, está 9 pois eu não encontrei uma de 12 para colocar.

Ok...

Posso sugerir que procures um editor de esquemas eléctricos em vez desta cena da breadboard? Eu não faco ideia o que lá está ligado. É sempre melhor com um esquema, vai por mim. :slight_smile:

Ainda não entendi qual o propósito deste botão. Não vai ser o arduino que vai controlar madando um sinal para o transistor? Era só fazer conforme a imagem do link. Lá não tem nenhum botão.
Se o seu propósito é apenas "acionar" o transistor, retire o botão junto com seus fios preto e vermelho e amarelo que vai ao pino 10. Agora é so utilizar o pino 8 para mandar sinal HIGH ou LOW para "acionar" o transistor.
Não entendi também o por que do diodo.

Tente fazer que nem a imagem 4 do link que enviei. Na parte que tem 2 pinos do relé, coloque uma no positivo da fonte de 12v e o outro pino no coletor do transistor (pino esquerdo). O emissor vai para o terra.

Se o botão tem outro propósito, fale com a gente.

Abraços

AEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

Funcionouuuu. Caramba, que coisa simples, idiota, mas que fez meu dia. pqp.

Bom gente, valeu a todos que ajudaram, e vamos ao que eu fiz, segue abaixo o esquema e o código, o código é uma espécie de "blink" só que escrito por mim, não tem nada demais nele, apenas fica liga e desliga o rele, mas o código não é importante.

int saida = 6;

void setup(){
  pinMode(saida, OUTPUT);
}

void loop(){
  digitalWrite(saida, HIGH);
  delay(1000);
  digitalWrite(saida, LOW);
  delay(1000);
}

Vejam abaixo que eu não coloquei o diodo nem mesmo um resistor e funcionou. Depois eu coloquei um resistor de 300ohm e está funcionando ok. Talvez o problema fosse mesmo o diodo. O botão não tinha serventia nenhuma, era só frescura mesmo.

PS: Na imagem abaixo, não consta o resistor.

Coloquei agora, no rele, no lugar do led, um motor dc, vagabundinho. Tudo funcionando ok.

O Arduino está "blinkando" há uns 12 minutos e não esquentou em nenhuma parte.

Bom gente, mais uma vez, valeu, e só mais uma coisa, eu posso ligar vários GND igual eu fiz no esquema? Veja que na trilha do GND da protoboard, tem o GND da bateria de 12v e o GND do Arduino. Eles podem ficar na mesma trilha? Pois quando eu tiro o NGD do arduino, ele para tudo.

Abraços.

Deverá ter o ground do arduino, pois uma pequena corrente sai do pino 6, passa pelo transistor e vai para o ground do do arduino. Esta corrente não pode ir para outros grounds.
Mas acredito que se você colocar todos os grouns no mesmo lugar, não terá problemas. O positivo que deverá ser diferente.

Va aperfeiçoando seu projeto. Ele tem 3 fontes diferentes: 1 do arduino (5 v), 1 do rele(12v) e 1 do motor(9v). Que tal utilizar a mesma fonte para o rele e motor? Seu motor não é de 12 volts?

Depois, se te interessar, pesquise por transistores mais possantes. Tem transistores que aguentam uma corrente maior.
O seu BC548 aguenta acionar o rele. E o rele aciona o motor. Mas com um transistor mais possante, você poderia acionar direto um motor.

Sempre coloque um resistor entre a saida do arduino e a base do transistor. Não é recomendável ligar direto. E acredito que pode-se colocar um resistor maior que o seu 300ohm. Tente um de 30kohm.

Abraços e sucesso

Cara, retirei a segunda bateria, a que ligava o motor. Funcionou normal. Nenhum problema até agora, hehehe. Valeu pelas dicas.