Mini Power Supply p/ protoboard

Esse domingo tva coçando, podia tá matando, mas resolvi fazer algo parecido com aquela plaquinha da adafruit lá mas com coisas q eu tenho aqui. (Leia: sem reguladores de tensão gringos que só o Osama vende).

https://github.com/nofxx/xtronic/master/pwdb

Fiz 25 por 100mm, cabe aqui nas 2 protos provendo 3 linhas: 5/12 e regulável.

SCH:

PCB:

Mto interessado em críticas/sugestões!

Ficou show de bola a placa.
Publicou esse projeto em algum lugar? Que é o CI D1 ?

Eu aqui fiz uma muito simples com LM2941, que consegui achar pra comprar aqui.

Valeu !

Regulador low drop né esse LM? Vou acabar comprando aquele shield da seedstudio p/ carregar batt solar e tal.. tu achou no Brasil?

Realmente faltou o texto do CI ali, o D1 eh do diodo mesmo. E docs...
O CI é o LM317, um pot regula a tensão dele de 1v a (total fonte - 2v), o segundo é um ajuste fino dessa tensão.

To deixando tudo as plaquinhas nesse repo mesmo;:

work in progress.. heh

Valeu pelos esclarecimentos nofxx,

Sim, low drop ... A idéia inicial era seguir este projeto Adjustable Breadboard Supply mas como você mesmo disse em outro lugar, ele tem componente alien :smiley:
Na própria página tem a sugestão de substituir o componente alien pelo LM2941, dei sorte de encontrar e montei o esquema que tem no próprio datasheet do LM. Pra usar no dia a dia ao invés da fonte mais trambolhenta de 3A aqui.

Esse 2941 vai além de 12v, 1A, mas nesse trabalho (teste com 1A em 8V e Vin= 24v ele esquenta que nem ferro de passar roupa, tirei um vídeo pra perguntar se é normal, parece que sim.
O video: - YouTube
O post lá: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1289958842

A conlusão das contas segundo um cara bem entendido lá é que, diminuido Vin pra 12V, nas mesmas condições, deve levar o CI a +- meros 24 graus, tenho que testar. De qualquer forma ele é capaz de dar o Vout = 20v em correntes altas (máximo pelo datasheet), parece aguentar (Maximum Junction Temperature 150°C), mas não encosta nele senão se dá mal ou bota fogo na casa fácil.

Vlw !

Putis... só pq pela primeira vez tudo funcionou (leia: ñ inverti transistor nem perdi horas no píí do multimetro) fiz uma cagada na impressão!

Ficou invertido positivo e negativo c/ o impresso nas proto (azul/vermelho), haha... se alguém for fazer corrige no eagle, vou ver se passo ela pra kicad já correta.

Bom, mas ficou mto bom, FUNCIONA, heheh.
Rodei 180º (n ia usar o jack DC mesmo) e fica com polaridade correta.

Fala nofxx,

Você vai fabricar umas placas disso aí?
Depois se tiver afim te mando uma placa daquele Arduino + placa pra interface TTL<->RS232 que estou agilizando aí c me manda uma dessas... Mas só se tiver interesse realmente... me fala

Essa semana tá pesada pra mim então ando meio sem tempo pra esse tipo de aprontação. To fazendo algumas impressões da placa aqui e mudando coisas que não estão ficando legais, pra uma versão final (ou inicial).

QQ coisa me fala

Vlw

Blz Dan,

Podemos fazer essa barganha hehe, vamo prosear melhor.
Vou te mandar meus contacts PM.