Ligar 2 RFID ID-20 em um único arduíno

Boa noite pessoal,

alguém poderia me explicar como eu poderia ligar 2 leitores RFID num único arduíno. Eu não preciso saber qual dos leitores fez a leitura, digamos que um seria uma extensão do outro. Como fazer isso da forma mais simples possível?

Um você liga no serial normal no pino 0(rx) do seu arduino e configura a 9600, o outro vc configura usando software serial(é serial emulado no software).

use a library NewSoftSerial | Arduiniana.

Certo Wagner, acho que vai resolver meu atual problema. Mas qual forma teria caso eu quisesse ligar "n" equipamentos seriais a uma única porta serial?

Isto é bem complicado. compra um mega2560 e vc iria ter 3 portas seriais para utilizar.

as alternativas que eu conheço são(todas complicadas):

Certo Wagner,

não sei se entendi certinho, mais achei sua segundo opção legal. Será que conseguiria por exemplo usar um único arduíno, e ligar por exemplo todos os meus equipamentos com comunicação serial a um atmega328 e ligá-los à esse arduíno via bus I2C ou SPI? Se sim qual seria mais simples, I2C ou SPI?

para cada porta serial necessária, precisaria de um microcontrolador. o mais simples é o I2C pois só usa 2 pinos para o barramento inteiro. o SPI vc precisaria de 3 + 1 pino para cada equipamento.

Certo Wagner, mas vamos supor que eu não irei utilizar Arduínos, eu utilizaria somente os atmega328. Como ficaria a ligação entre 2 atmega328 via bus I2C? Quais pinos se ligam um ao outro?

O atmega328p é o microcontrolador utilizado pelo arduino uno e duemilanove. A diferença entre o chip virgem e o arduino é o bootloader. Você pode utilizar o atmega328p como se fosse um arduino se queimar o bootloader. Leia mais em http://arduino.cc/en/Tutorial/ArduinoToBreadboard.

Se você tiver 2 arduinos para testar, vc vai ligar os pinos A4 e A5(SDA e SCL) e o GND precisa ser compartilhado entre eles(senão fica sem referência). Você também pode comprar 2 atmega328p DIP e usar os pinos 27(SDA) e 28(SCL).

Aí, utilize a biblioteca Wire para fazer eles conversarem. Entenda como funciona o barramento I2C, vc precisa que um arduino seja master e o outro slave. Sempre precisa de um master, vc poderia ter multi-master mas isto não é suportado pela biblioteca Wire eu acho(pelo menos nunca fiz).