Usar Digital Pin como GND funciona assim ou danifica o Arduino?

Olá pessoal,
Desculpem a noobisse, sou iniciante...
Sei que isso é estranho, mas gostaria de saber se posso fazer um circuito inverso do normal com um "led" usando DigitalPin como Ground.
Com isso o LOW acenderia e o HIGH apagaria o led ou isso poderia danificar meu Arduino?
Também poderia usar seguramente resistores mais baixos que 1K, como por exemplo uns 220 ohms?

void setup() {                
  pinMode(2, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(2, LOW); //Acende LED
  delay(1000);
  digitalWrite(2, HIGH); //Apaga LED
  delay(1000);
}

Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

mmoscz:
Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

Ok, obrigado!

mmoscz:
Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

40mA se não me engano é para o porto todo, correcto?
Eu costumo dimensionar os meus circuitos de LED para 20mA por causa das coisas.

Rhodney:
Olá pessoal,
Desculpem a noobisse, sou iniciante...
Sei que isso é estranho, mas gostaria de saber se posso fazer um circuito inverso do normal com um "led" usando DigitalPin como Ground.
Com isso o LOW acenderia e o HIGH apagaria o led ou isso poderia danificar meu Arduino?

Sim, a isso chama-se lógica invertida. :slight_smile:

bubulindo:
40mA se não me engano é para o porto todo, correcto?
Eu costumo dimensionar os meus circuitos de LED para 20mA por causa das coisas.

Desculpe, mas não entendi a o que ser refere quanto a "porto" (alguns termos ai em portugal não tem o mesmo sentido para nós no brasil. Ex: "de borla" também muitos não sabem o que quer dizer "de graça"), você diz o consumo total do circuito???
Pelo que vi no datasheet do ATMEGA328 cada pino digital pode fornecer até 40mA.

Porto é o conjunto de "8" pinos.

Se vires no datasheet existe o Porto A, B, C...