Usar Digital Pin como GND funciona assim ou danifica o Arduino?

Olá pessoal,
Desculpem a noobisse, sou iniciante...
Sei que isso é estranho, mas gostaria de saber se posso fazer um circuito inverso do normal com um "led" usando DigitalPin como Ground.
Com isso o LOW acenderia e o HIGH apagaria o led ou isso poderia danificar meu Arduino?
Também poderia usar seguramente resistores mais baixos que 1K, como por exemplo uns 220 ohms?

void setup() {                
  pinMode(2, OUTPUT);
}
void loop() {
  digitalWrite(2, LOW); //Acende LED
  delay(1000);
  digitalWrite(2, HIGH); //Apaga LED
  delay(1000);
}

Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

mmoscz:
Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

Ok, obrigado!

mmoscz:
Desde que você observe o limite de 40mA, não há problema em fazer isso.

40mA se não me engano é para o porto todo, correcto?
Eu costumo dimensionar os meus circuitos de LED para 20mA por causa das coisas.

Rhodney:
Olá pessoal,
Desculpem a noobisse, sou iniciante...
Sei que isso é estranho, mas gostaria de saber se posso fazer um circuito inverso do normal com um "led" usando DigitalPin como Ground.
Com isso o LOW acenderia e o HIGH apagaria o led ou isso poderia danificar meu Arduino?

Sim, a isso chama-se lógica invertida. :slight_smile:

bubulindo:
40mA se não me engano é para o porto todo, correcto?
Eu costumo dimensionar os meus circuitos de LED para 20mA por causa das coisas.

Desculpe, mas não entendi a o que ser refere quanto a "porto" (alguns termos ai em portugal não tem o mesmo sentido para nós no brasil. Ex: "de borla" também muitos não sabem o que quer dizer "de graça"), você diz o consumo total do circuito???
Pelo que vi no datasheet do ATMEGA328 cada pino digital pode fornecer até 40mA.

Porto é o conjunto de "8" pinos.

Se vires no datasheet existe o Porto A, B, C...

Normalmente, as correntes máximas são definidas em termos de porto e pino... um pino talvez aguente com 40mA, mas 8 pinos num porto não aguentaram 40mA individualmente.

40mA é um Absolute Maximum Rating (nunca se deve olhar para estes valores como referência).

Mais abaixo no datasheet tem isto:

Although each I/O port can sink more than the test conditions (20 mA at VCC = 5V, 10 mA at VCC = 3V) under steady state conditions (non-transient), the following must be observed:
ATmega48PA/88PA/168PA/328P:
1] The sum of all IOL, for ports C0 - C5, ADC7, ADC6 should not exceed 100 mA.
2] The sum of all IOL, for ports B0 - B5, D5 - D7, XTAL1, XTAL2 should not exceed 100 mA.
3] The sum of all IOL, for ports D0 - D4, RESET should not exceed 100 mA. If IOL exceeds the test condition, VO

Although each I/O port can source more than the test conditions (20 mA at VCC = 5V, 10 mA at VCC = 3V) under steady state conditions (non-transient), the following must be observed:
ATmega48PA/88PA/168PA/328P:
1] The sum of all IOH, for ports C0 - C5, D0- D4, ADC7, RESET should not exceed 150 mA.
2] The sum of all IOH, for ports B0 - B5, D5 - D7, ADC6, XTAL1, XTAL2 should not exceed 150 mA. If IIOH exceeds the test condition, VOH may exceed the related specification. Pins are not guaranteed to source current greater than the listed test condition.

Entendi, agora.
Obrigado.