3 transistores no mesmo pino?

Olá..

Quero usar o arduino para controlar uns Leds, nomeadamente o HDD Led e PW Led da caixa do pc e 3 leds de um periférico.

Tenho aqui 3 transistores BC548 (100mA), 1 para o HDD Led, outro para o PW Led e outro para os 3 leds.

Posso ligar as bases de todos eles ao mesmo pino do Arduino? assim, qdo ligar aquele pino os 3 transistors deixam passar a corrente para os leds certo?

Não dá, a base de cada um BC548 precisa de 30mA, dois já ultrapassa os 50mA que é recomendado usar na porta do ATMEGA, melhor você colocar um
quarto BC548 e colocar esses três BC548 alimentando a base dos outros três.

Bom, acho q é isso.
Datasheet do BC548 ON Semiconductor 128424, DS datasheet pdf

Assim:

Bom, a idéia básica seria isso,

Obrigado pela resposta.

Já agora aproveito o tópico para vos perguntar se existe algum problema em usar este transistor:

2N3904 Para fazer de switch a uma barra de leds, 120mA (medi com o multímetro)

Vou usar outros mas que não tenho dúvidas, pois têm limites superiroes..
BC548 Para fazer de switch a 2 Leds, com uma resistência de 100R medi 20 a 30mA
BD137 Para fazer de switch a uma luz, medi 740mA
BC337 A um conjunto de Leds com 200mA

Todos eles ligados com 1 resistência de 1k ao arduino (ao pino correspondente)

A dúvida é o 2N3904.. não sei se pode suportar até 200mA sem problema.. 120mA já é muito para ele?

Dá uma olhada no datasheet desse cara
http://www.fairchildsemi.com/ds/2N/2N3904.pdf
Diz que é 200ma a corrente máxima no coletor.
Sempre olhe o datasheet...

mmoscz:
Dá uma olhada no datasheet desse cara
Intelligent Power and Sensing Technologies | onsemi
Diz que é 200ma a corrente máxima no coletor.
Sempre olhe o datasheet...

sim eu olhei e li isto: " The useful dynamic range extends to 100 mA as a switch and to 100 MHz as an amplifier" por isso tive esta dúvida

Bom, ele é um amplificador, não é bem um transistor de uso "GERAL", talvez ele não fosse o recomendado para esse tipo de coisa.
Mas você pretende usa-lo por não ter disponível mais dos outros ou por alguma outra razão?

mmoscz:
Bom, ele é um amplificador, não é bem um transistor de uso "GERAL", talvez ele não fosse o recomendado para esse tipo de coisa.
Mas você pretende usa-lo por não ter disponível mais dos outros ou por alguma outra razão?

tenho outros.. usei este apenas pq vi na altura 200mA e achei que dava para o que queria.. :\

Se voce for usar naquela configuração coloca um resistor de base para cada transistor, pois eles tem pontos de corte e saturação em tensões diferentes e vai acabar sobrecarregando um deles mais que os outros.

Edson