Demora ao compilar os Sketch´s

Opa mulecada!

Sou totalmente iniciante em programação do Arduino, estou utilizando ele para o meu TCC da faculdade e estou tentando aprender a programa-lo.
Tenho um Arduino UNO e estou tendo problemas logo na primeira tentativa de compilar um sketch nele para ver como funciona(o Blink).
Em vários tutoriais para iniciantes que leio diz que a compilação desse código é rápida porém está demorando muito.
Não sei se instalei coisa errada ou o que.

A placa selecionada está ok( Arduino UNO) e a porta com também mas mesmo assim o programa demora a ser compilado e quando tento fazer o upload dele não resulta em nada.

Alguém pode ter alguma ideia?
Uso o Windows Vista.

Desde já agradeço a ajuda!

Abraços!

Define "muito". Que estás a usar como termo de comparação?

Olá!

Muito que eu digo é cerca de 10 minutos para um simples sketch...

Não e normal correto?

Obrigado!

Muito que eu digo é cerca de 10 minutos para um simples sketch...

Inda suportas esse PC, devo dizer que tens muita paciencia :smiley: isso inda é pior que um 286
No portatil quando uso windows noto tambem uma demora em relaçao a tempos de compilaçao comparando com o Linux e no MAC.
Uma coisa que abranda a compilaçao e o antivirus, no meu caso tenho o Kaspersky e desactivando a compilaçao é muito mais rapida de longe.
Penso que o Kaspersky faça analise do comportamento dos programas que estao a correr e assim o processamento e mais abrandado.
Agora em tempos de compilaçao nada bate o linux e no MacOS até mesmo o inicio de começar a enviar o skeet e muito mais rapido.
Claro esta que tambem pode ser que tenhas um problema no windows que o leve a demorar esse tempo pois isso e demasiado exagerado!
Se quiseres comparar saca um Live CD de uma distro qualquer a teu gosto e compara.
Nao querendo abrir discuçao mas o Vista e o segundo pior da microsoft na minha opiniao.

heroshcs:
Olá!

Muito que eu digo é cerca de 10 minutos para um simples sketch...

Não e normal correto?

Obrigado!

Não...
Notas um tempo de espera muito longo ao compilar ou a comecar a compilar? Eu da primeira vez que usei a IDE do Arduino a compilacão demorava muito a comecar, mas não a compilar propriamente dito.

Tenta ver, como o Hugo disse, se não será um anti-vírus a estragar o processo. Quanto a não veres comportamento nenhum na placa, podes explicar melhor?
Vês alguma mensagem de erro?

O que o pessoal ai de cima disse está certo.
O meu demora cerca de uns 10 segundos para compilar. E eu já compilei alguns programas diferentes e fica sempre nesta faixa.
Faço faculdade na área de informática e já vi colegas reclamando da compilação de programas que demoram bastante, mas quando desabilitam o antivirus, a compilação fica rápida. Dê uma olhada nisso.

Abraços

Olá!

Uma coisa que também pode fazer a compilação demorar muito ou até mesmo dar erros é ter 3 pontos de exclamação consecutivos em uma string.

Aqui se mandar imprimir algo como "Alarme!!!" no LCD a compilação demora muito e na maioria das vezes dá erro.
Abraço.

Ola galera tópico antigo, mas tenho uma solução para isso.

Meu compilador travava muito, não achei solução na web então pesquisei por mim mesmo.

  • Vá em programas e recursos onde vc desinstala qualquer programa.

  • Procure por Microsoft Visual C++ ....

  • desinstale quase todas as versões deixando apenas a mais recente.

agora só compilar...

vectrus:
Ola galera tópico antigo, mas tenho uma solução para isso.

Meu compilador travava muito, não achei solução na web então pesquisei por mim mesmo.

  • Vá em programas e recursos onde vc desinstala qualquer programa.

  • Procure por Microsoft Visual C++ ....

  • desinstale quase todas as versões deixando apenas a mais recente.

agora só compilar...

Eu utilizo Linux. Não tenho nenhuma pasta com o nome "Micro$oft", por isso imagino que esta dica não vai funcionar para mim. :slight_smile:

E vc resolveu responder por querer mostrar que usa linux???

ok

Primeiro...

  • se você tiver algum dispositivo em uma porta com retire...
    a IDE pode entender que é uma porta serial e trava na inicialização.

se for no compilador verifique a instalação do avr gcc

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

ou tenta dar um update...

explique melhor seu problema

ja sabemos que vc não usa windows. e odeia a micosoft. hehe :slight_smile:

vectrus:
E vc resolveu responder por querer mostrar que usa linux???

ok

Primeiro...

  • se você tiver algum dispositivo em uma porta com retire...
    a IDE pode entender que é uma porta serial e trava na inicialização.

se for no compilador verifique a instalação do avr gcc

sudo apt-get install gcc-avr binutils-avr gdb-avr avr-libc avrdude

ou tenta dar um update...

explique melhor seu problema

ja sabemos que vc não usa windows. e odeia a micosoft. hehe :slight_smile:

Eu não tenho problema nenhum. Apenas acho que o a sua solução é muito pouco útil para quem possui outros OS diferentes desse específico para o qual esta solução funciona. Penso que a empresa que comercializa o OS que usa é muito pouco confiável, principalmente depois dos fiascos do M$ Windows 8 e seguintes e do final de suporte "forçado" do XP. Principalmente este último vai forçar quem tem um PC antigo, que até ainda funciona, a comprar um novo porque fica com medo de continuar a usar aquele OS (e claro que os novos OS são demasiado pesados para aquelas máquinas). Para mim, isto é uma tentativa de manipulação do mercado demasiado vil. O pior é que funciona na maioria dos casos.
Sendo assim, o meu conselho, é que quando forneça uma solução para um determinado problema forneça uma solução genérica, que não dependa do OS, ou então que forneça uma solução incluindo vários OS. Não promova a utilização de OS que beneficiem interesses corporativos e que enviam dados sem o consentimento (e na maior parte dos casos conhecimento) de quem, ainda por cima, pagou para poder utilizar esses softwares.

Você tem algum problema com leitura...

É obvio que você não leu a pergunta do camarada la em cima que citou usar windows vista.

Você tem um problema com ms, nada posso fazer a respeito, procure um medico, cara a ms é uma empresa que produz um software, assim como a apple faz com o seu, isso não garante que o windows vá atender todas espectativas, ainda mais de pessoas que enxergam causas.

uso windows, linux, mac Os, e ja utlizei freBSD, cara eu pulei do xp para o sete e do sete para o 10 que me foi ofertado de "graça", o que deve ser uma mentira porque nenhuma empresa sai doando software.

mas como nosso amigo sugeriu, se vc tiver alguem perguntando como resolver seu problema não esqueça de mostrar a solução em todos os OS's de preferencia em 10 linguas diferentes, com codigos em 4 linguagens especificas.

amigão quer ser livre mesmo. esquece a ms...

vectrus:
Você tem algum problema com leitura...

É obvio que você não leu a pergunta do camarada la em cima que citou usar windows vista.
(...)

Não, devo confessar que não li. É uma pergunta que tem mais de 3 anos.

vectrus:
(...) cara a ms é uma empresa que produz um software, assim como a apple faz com o seu (...)

Não vejo a coisa assim. Eu vejo a Apple como uma empresa que fabrica hardware e desenvolve software para que a máquina que fabrica funcione e seja produtiva.

vectrus:
(...)
Você tem um problema com ms, nada posso fazer a respeito, procure um medico, (...)
(...)
mas como nosso amigo sugeriu, se vc tiver alguem perguntando como resolver seu problema não esqueça de mostrar a solução em todos os OS's de preferencia em 10 linguas diferentes, com codigos em 4 linguagens especificas.
(...)

Não vou descer a este nível.

Valeeeu Vectrus!!! Fiz o que vc falou e deu muito certo. Obrigado!

Olá pessoal,
tive o mesmo problema ao compilar, de um dia para o outro o IDE começou a demorar muuuiito mais tempo a compilar, cheguei mesmo a pensar ter queimado o ATMEGA. Mas após desinstalar e instalar, ler muitos forums sem ter resultado, tive de pensar o que tinha mudado de um dia para o outro.
Cheguei a conclusão que o que estava diferente era o estar a navegar na internet não por Wireless mas sim por cabo RJ45. Reparei que durante a pesquisa do problema ao compilar os videos no youtube não abriam. Então decidi desligar o cabo de rede e o tempo de compilação desceu para menos de metade do tempo.
Ou seja a porta COM, entrou de certa forma em conflito com a placa rede.
Espero ajudar o pessoal com o mesmo problema.
Ao que parece tudo o estiver conectado ao pc que seja COMUNICAÇÃO Periférica, como placa de rede, bluetooth etc dá problemas com o COM (com o IDE).