LED + Resistencia

Boa tarde pessoal! Vi que em alguns tutoriais é usado o led no pólo + e em outros no pólo - do led. Qual seria a diferença? Se eu tenho um led de 4,5V e uma fonte de 5v, uma resistência de 100Ohms serve?

A diferenca é aquilo que se chama de sinking ou sorcing. Quando o LED connecta no mais e no microcontrolador, o uC está a fazer sinking, ou seja, a corrente vai para dentro do micro controlador. Neste caso, ligas o LED escrevendo 0 para o pino. Consegues explicar porquê?

Quando o LED liga entre o microcontrolador e o GND, estás a fazer sourcing, ou seja, o uC está a fornecer a corrente. Neste caso ligas o LED escrevendo 1 para o pino.

Quando olhas para o pino do uC, ele não é mais do que um interruptor, logo podes ligar das duas maneiras, né?
Uma diferenca é que por vezes a corrente que o micro pode fornecer pode ser mais baixa do que a que pode receber.

Para o cálculo da resistência, eu uso o cálculo 20mA a passar pelo LED. (5 - queda do LED)/20mA

Se a queda for, imagina 1,5V... resistência = 175Ohm. Eu costumo, por defeito, meter uma de 220.

Como eu verifico a queda do led? Da para fazer isso com um multímetro?