UV Meter - aniversário

Bom dia Galera :slight_smile: ,

Minha sobrinha fará aniversário no próximo mês e o tema da festa é balada, então tive a ideia de colocar o velho Arduino Uno (ROBOCORE) que está guardado ainda na caixa pra funcionar e fazer um UV Meter personalizado.

O projeto é ousado já que tenho um curso de Arduino, mas não manjo muito de eletrônica.

Minha ideia inicial é ligar os leds em série, por linha, para isso precisaria ligar as letras entre si.

Aqui temos a distribuição dos 409 LEDs

A primeira dúvida é preciso de um resistor pra cada LED? ou um por linha :?:
Usei uma calculadora online que me informou que a fonte de alimentação precisa ser de 736 volts! 8O

Aí antes de comprar o material preferi tirar a dúvida com vocês, é possível fazer esse projeto sem colocar quase 1000 volts sobre a mesa rodeada de crianças? :?

Se ligar os led em série realmente precisaria de 736V, considerando 1,8V para cada LED. Mas isso não é o correto, até porque caso algum LED de sua ligação deixe de funcionar, ele desligaria totalmente a linha linha de leds.
A ligação deles é feita em paralelo, logo, a tendência é que sua corrente aumente diretamente com o aumento de leds em sua ligação.

Esse seu esquema vai ter movimento? Porque ai invés de comprar 409 LEDs individuais, você não usa fita led rgb, dai ficaria bem mais fácil pois estaria tudo montado e você só precisaria fazer a ligação para o acionamento, que, evidentemente, vai necessitar de uma fonte externa para alimentar a fita led.

Olá Jeff_85

Entendi a questão do pararelo, faz todo o sentodo.

A ideia é ter movimento sim, será um UV meter como o desse projeto: UV Meter com Arduino

nesse caso a fita de led precisaria ser "endereçavel" né?

e obrigado por responder!

NicolasLima:
... será um UV meter como o desse projeto: UV Meter com Arduino

UV meter seria um medidor de luz ultra violeta. O seu caso você quer um VU Meter, ou, Volume Unit.

Para ficar mais fácil para você eu não usaria endereçáveis. Já que tem 12 linhas e presumo que vá usar um microfone com saída analógica para captar os dados de áudio do ambiente e acionar de forma escalonada seu painel, você poderia simplesmente acionar uma linha (e deixar a anterior acionada) caso o nível de sinal de áudio seja atingido.

Tipo: sinal 0, tudo desligado, de 1 até 200, liga primeira linha, de 1 até 300 liga duas linhas.....até 1023 (limite da entrada analógica).

Com isso você apenas precisa de uma saída do Arduino para cada linha, mas claro, deve fazer o acionamento via transistores para alimentar sua fita. Acho que a ideia seja essa (para ficar fácil).

Entendi, vou desenhar o circuito e compartilho com você.