Dúvida - Como recuperar Atmega328-PU e Atmega328P-PU?

Olá, Boa noite.

Sou novo aqui no forum e esse é meu primeiro tópico, li todos os tópicos com alguma informação sobre minha dúvida, mas nenhum deu certo para o meu problema, então resolvi criar esse, mas não sei se estou no lugar certo.

Vamso lá:

Tenho um "clone" do Arduino Duemilanove com uma Atmega328-PU que funcionava perfeitamente até ontem (02/01/2012), porém fui fazer o bootloader em uma Atmega328P-PU na protoboard pela própria IDE do arduino e usando o meu clone do Arduino Duemilanove como arduino as isp, mas ao realizar o bootlader deu o seguinte erro:

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Até ai tudo bem, só a atimega328P-PU na protoboard não estava funcionando, a autra estava funcionando perfeitamente, testei alguns uploads e ainda estava funcionando, até que tento novamente seguindo esse tutorial: http://www.gammon.com.au/forum/?id=11637

Fiz exatamente igual mostra o tutorial, porém na protoboard usei um crystal de 16mhz no lugar de um de 8mhz como é indicado no tutorial.

Depois que realizei o ultimo passo, deu novamente o erro: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

E agora todas as duas estão dando esse erro, no meu clone quando vou fazer upload de qualquer coisa da esse erro também.

Tem como recuperar o meu "clone" do Arduino Duemilanove, enviar o firmware novamente ou realizar o bootloader na atimega328-PU de novo?

Tenho alguns componentes aqui em casa, tenho o usb pl2303hx (3.3v,5v,RX,DX,GND) só não tenho um programador isp (mosi,miso,sdk,reset), mas acho que da para usar a placa sem o atmega ne?

Alguem poderia me dar alguma dica para tentar recuperar meu clone e até mesmo meu atmega328p-pu?

Obs: Não tenho outro arduino, meu clone é esse modelo: http://goo.gl/O9yXn

o PL2303HX é esse modelo: OOPS! The offer you're looking for has expired.

Muito obrigado galera.

Ok.

O chip que colocaste na protoboard, é um chip novo? Vinha um Arduino?

Quando tentas enviar sketchs para o teu Arduino (vamos esquecer que é um clone), tipo o blink, recebes a tal falha. Tens mais alguma ligada a esse arduino? Ou o Arduino está desligado de tudo?

Sim o Arduino Duemilanove veio com o Atmega328-PU e funcionava perfeitamente, tem mais de 6 meses que tenho ele e já tinha feito vários projetos com ele.

Mês passado eu comprei um Atmega328P-PU separado e em branco, sem bootloader, então ontem fui usar meu arduino duemilanove para fazer o bootloader no atmega328P-PU, eu montei todo o esquema na protoboard como mostra no tutorial e segui todos os passos que deiva tem funcionado ou só danificado o 328P-PU.

Depois de seguir todos os passos deu o erro novamente e quando fui tentar usar o duemilanove para enviar um sketch simples ele também apresentou o mesmo erro que o 328P-PU e desde então nunca mais consegui fazer upload de nada sem aparecer o erro: avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00

Eu tinha testado o duemilanove antes no mesmo dia antes de seguir os passos do tutorial, fiz um sketch para um sensor de gas e funcionou perfeitamente.

Queria saber se tem como refazer o bootloader no duemilanove ou atualizar o firmware e como fazer?

Muito obrigado.

bubulindo:
Quando tentas enviar sketchs para o teu Arduino (vamos esquecer que é um clone), tipo o blink, recebes a tal falha. Tens mais alguma ligada a esse arduino? Ou o Arduino está desligado de tudo?

Não vi a resposta para esta questão...

Que placa tens seleccionada na IDE? É a correcta?

Podes usar esse duemilanove sem o AVR e carregares o bootloader nele usando o metodo bitbang mode.
http://www.geocities.jp/arduino_diecimila/bootloader/index_en.html

Para este modo apenas necessitas do FTDI232RL e ligares uns fios ao AVR.
Ja uma vez me safou para carregar bootloaders em AVR todos de origem sem ter um programador externo.