Problema USB Arduino MEGA 2560

Boa tarde galera,
Eu estava trabalhando em um pequeno projeto com um arduino mega italiano adquirido na robocore aqui no brasil e subitamente o arduino parou de se comunicar com o computador.
Eu ja tinha ele a algum tempo, eu diria 1 ano. As vezes ele não se comunicava e não achava a porta serial na IDE do arduino, mas conectando e colocando novamente ele voltava a funcionar.
Eu uso um MAC e nunca foi preciso driver algum.
Mas um dia ele resolveu não funcionar mais. Vou marcar aqui o que eu ja tentei:

  • Trocar de cabo USB
  • Utilizar uma alimentação (correta) e utilizar o cabo USB
  • Tentar utilizar a placa em outro computador com outro sistema operacional(Tentei em 2 XP e 1 Win 8)
  • Instalar Drivers chineses para os Windows
  • Formatar a placa e re-instalar o firmware utilizando o FLIP
  • Seguir os passos do site do arduino para instalação.

Ja tentei basicamente de tudo, ele simplesmente não reconhece mais o USB.

Os leds ligam normalmente indicando que a placa não esta queimada.
Estou achando que é um problema da atmel e sua identificação de USB..

Se alguém tiver alguma luz.. Obrigado

Quando diz: "Formatar a placa e re-instalar o firmware utilizando o FLIP" como fez isto? Com ISP, certo? Eu diria se com outro cabo e outro SO não funciona, o problema deverá ser mesmo hardware.

Quero dizer entrar em modo DFU da placa.. mas nem isso ela responde.
Acredito que seja hardware mesmo, mas mesmo se for.. queria tentar descobrir o que aconteceu para que eu não repita algum erro.
No momento que ela parou de se comunicar eu estava fazendo um projeto com um sensor ultra-sônico, mas estava tudo ligado corretamente.. muito estranho.

Ja tentaste usar um programador ISP e tentares falar com o atmega2560 usando o avrdude no terminal do mac?