Usuarios de Arduino no Brasil

Jeronimo,

Eu descobri o Arduino há 3 semana, e desde então não consigo dormir :slight_smile: Fiz faculdade de Ciências da Computação na UFSCar, e naquela época (já se fazem 10 anos) eu fiz um pequeno computador chamado SAP (Simple As Possible) que fazia 4 operações matemáticas, tinha um display simples e um keypad 4x4. Foi o máximo.

Mas parei com a área de hardware e me foquei em software. Agora quero brincar com o Arduino um pouco para relembrar os bons tempo de nerd... :sunglasses:

Comprei um Ardunino NG e um Arduino BT semana passada e estou esperando os brinquedinhos chegarem, mas até lá tenho muitas dúvidas. De repente você pode me ajudar:

  1. Tenho visto alguns códigos fontes aqui em uma linguagem própria, alguns em C++, Java e outros. Pergunta: O Arduino aceita vários códigos fontes para ser programado? Como saber quais as lingaguens e como configurar o IDE para novas linguagens?

  2. Se eu utilizar o Arduino BT, como faço para implementar o protocolo que o Bluetooth requer para dispositivos wireless, como device discovery, services discovery, etc? Ou só uso a conexão BT e envio dados seriais?

  3. Você tem um Arduino BT? Já fez algum código que sincroniza o seu computador ao BT?

  4. Na minha faculdade tem uma máquina que analisa partículas quimicas de uma substância e cospe em uma saída serial RS232 o valor lido. Eu imagino que possa usar os pinos TX/RX para receber este valor e de acordo com alguma lógica de programação, enviar uma outra resposta para a máquina. Já fez algo do estilo?

  5. Vi seu blog (http://www.blogdoje.com.br/ -> bom, imagino que seja seu) e verifiquei seus projetos com o Arduino. Tem mais algum outro como o leitor de temperatura que possa compartilhar?

Bom, acredito que estas são as perguntas básicas. Agradeço sua ajuda, e acredito que em mais alguns dias poderei ajudar a você e a todos neste fórum.

Abraços.

Daniel Abib