ArduinoBT em Windows XP SP2

Alguém por aqui sabe como posso fazer para colocar meu arduino funcionando no windows? Já perguntei no fórum principal mas ninguém respondeu como posso resolver o problema.

Pelo que parece o problema que estou tendo é devido ao pareamento entre o arduino e o PC, que está sendo feito pelo gerenciador da TOSHIBA que parece ser o gerenciador padrão de notebooks Windows/DELL. Eles falaram pra não utilizar esse gerenciador, mas não falaram como fazer o pareamento (também não achei na internet)

Será que alguém sabe o que devo fazer?

O erro é o seguinte:

Arduino 0010 and 0009)

Binary sketch size: 1108 bytes (of a 14336 byte maximum)

Error inside Serial.()

gnu.io.PortInUseException: Unknown Application

at gnu.io.CommPortIdentifier.open(CommPortIdentifier.java:354)

at processing.app.Serial.(Serial.java:127)

at processing.app.Serial.(Serial.java:72)

at processing.app.Uploader.flushSerialBuffer(Uploader.java:67)

at processing.app.AvrdudeUploader.uploadUsingPreferences(AvrdudeUploader.java:69)

at processing.app.Sketch.upload(Sketch.java:1699)

at processing.app.Sketch.exportApplet(Sketch.java:1761)

at processing.app.Editor$42.run(Editor.java:1955)

at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(Unknown Source)

at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source)

java.lang.NullPointerException

at processing.app.Serial.setDTR(Serial.java:480)

at processing.app.Uploader.flushSerialBuffer(Uploader.java:76)

at processing.app.AvrdudeUploader.uploadUsingPreferences(AvrdudeUploader.java:69)

at processing.app.Sketch.upload(Sketch.java:1699)

at processing.app.Sketch.exportApplet(Sketch.java:1761)

at processing.app.Editor$42.run(Editor.java:1955)

at java.awt.event.InvocationEvent.dispatch(Unknown Source)

at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForHierarchy(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(Unknown Source)

at java.awt.EventDispatchThread.run(Unknown Source)

Se alguém aqui já conseguiu fazer o ARDUINOBT funcionar no windows, por favor poste os passos que seguiu... =)

Obrigado

Não manjo de BT, mas já olhou/seguiu isto?:

Essa mensagem de erro é no IDE, certo? Mas antes de abrir o IDE, o BT já aparece como "device" reconhecido pelo PC?
E a porta serial virtual aparece no IDE para ser selecionada?

Já olhei quase tudo relativo a BT nesse site, inclusive esse e os tutoriais que estão no playground.

Eu fiz os seguintes passos: Abri o gerenciador de bluetooth da TOSHIBA e pareei o dispositivo (Os caras do form dizem que o problema está em usar esse gerenciador, mas não sei como parear o BT de outro modo). No IDE aparecem várias portas do BT, já tentei todas as de dados, mas não funcionou. A mensagem de erro aparece quando mando dar upload do programa pro BT (Já tentei milhares de tempos diferentes entre o reset e o clique no botão de upload)

Pelas informações do site, eu teria que conseguir parear o arduino sem nenhum dispositivo que fique scaneando as portas seriais:

"Check that you're not running any programs that scan all serial ports, like PDA sync applications, Bluetooth-USB drivers (e.g. BlueSoleil), virtual daemon tools, etc."

E o pessoal do forum disse que o gerenciador da TOSHIBA provavelmente (pelo jeito quase certeza) está fazendo isso.

Vou continuar tentado,
valeu pela resposta.

Brenin,

já resolveu o problema com seu BT?
Se resolveu, coloque aqui os passos, para que outros saibam como.

Se não, achei um fórum (http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1187635440/8) em que alguém diz que encontrou a solução para um problema similar ao seu, neste outro fórum (http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1180879548)
É para Linux, mas veja se algo serve pra você.

E o software Arduino IDE 0011 está disponível para download, e parece que traz melhorias para uso com o BT. Pode ser que sirva pra resolver seu problema.

Olha só.. o ARDUINOBT resolveu funcionar agora, não sei exatamente porque não funcionou antes mas está funcionando agora.

Uma coisa curiosa é que o código é passado para o ARDUINO, mesmo com o IDE indicando erro (avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00).

Seguem meus passos para o ARDUINO funcionar:

  • Liguei o ARDUINO com 5V regulados (Estou usando o 7805CV);

  • Liguei o adaptador USB-BT no PC e instalei os drivers que vinham com ele;

  • Para fazer o pareamento utilizei o gerenciador de BT da toshiba que veio com o adaptador BT;

  • Utilizando o IDE 0010, um ponto importante (pelo menos no meu caso) foi dar o reset praticamente ao mesmo tempo que cliquei no botão de passar o programa;

  • Para testar, já deixe um led ligado no pino 13 e tenta passar o programa de piscar o led; eu demorei bastante tempo pra perceber que mesmo com o erro, o programa estava sendo passado (essa parte ainda não consegui entender porque acontece)

As vezes dá um erro diferente, mas isso é normalmente porque por algum motivo (tipo outro programa em execução) houve algum atraso por parte do IDE de passar o programa.

Se alguém não entender alguma parte me pergunta...

Vou testar o IDE 0011 e posto os resultados... =)